terça-feira, 16 de abril de 2013

“Crack é Possível Vencer” e “RN Vida” realizam fórum de discussões nesta terça-feira



Os programas de combate às drogas em nível federal, estadual e municipal, realizaram na manhã desta terça-feira, 16, no auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama, um fórum de discussões sobre o Plano Municipal Integrado de Enfrentamento do Crack e outras Drogas. O encontro contou com a participação da coordenadora estadual do “RN Vida”, Sonali Rosado, de Walter Antero, do comitê local do plano “Crack é Possível Vencer”, do Prefeito Vilton Cunha, dos secretários municipais Eugênio Lins (Trabalho, Habitação e Assistência Social), Aparecida Medeiros (Educação), Celso Cruz (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Tércia Lêda (Saúde), dos vereadores Narciso Vidal e Dadá, do ex-prefeito Zé Lins, da promotora Mariana Barbalho, do Juiz Marcus Vinícius, do coordenador do PROERD em Currais Novos, Adaildo dos Santos, e do Pastor João Batista, representando o COMAD e Projeto Ágape. Na mesa de debates, Walter informou que está sendo realizado um mapeamento da cidade para localizar os principais pontos de vulnerabilidade ao consumo de drogas, e disse que esse diagnóstico será apresentado à Secretaria Estadual e Nacional de Segurança como forma de auxiliar no enfrentamento desse grave problema. Para o Pastor João Batista, “as iniciativas são boas, mas são apenas iniciativas” e que há muito tempo vem sendo discutido o crack e outras drogas como se não fosse um problema local, o que atualmente se tornou um problema de todas as cidades do país. “Que os programas sejam eficientes e façam com que essas pessoas sejam reinseridas no meio social, com oportunidade de trabalho”, disse João. A Promotora Mariana Barbalho parabenizou a iniciativa do debate pelo município, e propôs que a Secretaria Municipal de Saúde realizasse capacitações com os agentes de saúde para uma melhor abordagem desses dependentes químicos, sendo mais uma ajuda na prevenção do problema.
“O RN Vida veio para ajudar as comunidades, os usuários e as famílias. Trabalhando nos quatro eixos – prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico – conseguiremos nosso objetivo”, disse a coordenadora do RN Vida, Sonali Rosado, que apresentou as inúmeras ações desenvolvidas pelo programa no Estado, como forma de combater o crack e outras drogas. “A maior influência para o uso das drogas pelos jovens, vem dos amigos”, disse Sonali. O Programa “Crack é Possível Vencer”, do Governo Federal, tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. Em Currais Novos, as ações já estão sendo desenvolvidas como forma de auxiliar na prevenção desses problemas. “Precisamos de uma política eficaz e da participação de todos, sociedade e instituições”, disse Vilton, que apresentou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos, como o CAPS AD, e outros que irão auxiliar nesse enfretamento, como a implantação do tempo integral em algumas escolas municipais, a qualificação dos jovens através de cursos oferecidos na SEMTHAS, e a revitalização da Feira Livre, onde alguns pontos são usados para o uso de drogas. Com excelentes resultados na Maratona de Santiago, que aconteceu na última semana na capital do Chile, os curraisnovenses Damiana Sales e Anderson Crisostomo, mostraram que o esporte é uma das alternativas que podem ajudar nesse plano de enfrentamento do crack. “O sonho é nunca desistir dos sonhos, e o esporte me trouxe grandes vitórias”, disse Damiana. O Fórum de Discussões acontecerá até esta quarta-feira, 17, com a participação de órgãos públicos, entidades, igrejas, poderes legislativo, executivo e judiciário, imprensa, e sociedade civil.


 
 
Fonte: ASSECOM

Meta da secretaria de Saúde é vacinar 80% da população em Currais Novos

 
Teve início nesta segunda-feira (15) em todo o país, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que deverá imunizar gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto. Em Currais Novos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão vacinando o público-alvo, e de acordo com a enfermeira Verônica Cabral, a expectativa é imunizar 80% desses grupos.
“Quase 7 mil pessoas deverão ser vacinadas em Currais Novos até o dia 26 de abril, mas no próximo dia 20 iremos realizar o Dia ‘D’, onde todas as UBS estarão mobilizadas em prol da campanha”, disse Verônica. A meta de vacinação do município para cada grupo é: Crianças de 6 meses a menor de 2 anos: 881; Trabalhadores da Saúde: 539; Gestantes: 440 (durante todo o ano); Puérperas até 45 dias pós-parto: 72; Pessoas com 60 anos ou mais: 5.851.
O grupo de pacientes com doenças crônicas (novo grupo atendido pela campanha) não possui meta, pois serão avaliados os números de doses aplicadas. Francinalda Alexandre da Silva, mãe de Robertt David, de 6 meses, levou o filho para ser vacinado na manhã desta segunda, no Posto Dr. Ferreirinha, bairro Dr. José Bezerra, e disse que a vacinação é “importante para a prevenção contra a gripe”.

Fonte:ASSECOM