domingo, 1 de julho de 2012

20° Arraiá da ACDF

Sábado, dia 30 de junho, aconteceu o 20° Arraiá da ACDF, em clima de muita alegria e descontração. O 1° balaio foi sorteada a Sra. Maria José Dantas, Rua Dr. José Bezerra Gomes, 76. Fone: 3412-2360 - N° DO CARNÊ - 553, vendido pelo associado Jardeson Azevedo da Costa. E o 2° balaio foi para os associados "em dia" com os seus direitos e obrigações, do qual a sorteada foi Dona Isabel (BILUCA), da Av. Baldômero Chacon.































Agradecemos ao grupo do Casarão de Poesia, que animou a festa, como também a todos que contribuíram com os itens e vendendo ou comprando o balaio junino, cuja renda possibilitou fazermos a nossa festinha.







Agradecemos também a parceria com o CN AGITOS, que mais uma vez realizou a cobertura fotográfica do nosso evento, através do nosso associado Júlio César.

Vejam a Cobertura completa no site do CN AGITOS  e no Orkut da ACDF.

Deputada apela ao governo para renovar convênios com instituições que trabalham com pessoas portadoras de deficiências


A deputada Márcia Maia-PSB fez na última quarta-feira (27) um apelo ao governo do Estado do Riio Grande do Norte, por meio do líder da bancada deputado Getúlio Rego-DEM, que acompanhe a renovação de convênios com instituições que trabalham com pessoas portadoras de deficiências.
Segundo Márcia, os professores cedidos a essas instituições foram prejudicadas com a redução salarial feita pelo governo. “Os professores atuam há muitos anos e foram prejudicados com a redução. É preciso que esses cortes sejam retificados, na renovação dos convênios, conforme os critérios publicados hoje, para que não haja prejuízos para os profissionais nem para os alunos,” afirmou. A deputada destacou a importância do trabalho que é feito por essas instituições, algumas delas com mais de vinte anos de atuação pedagógica para alunos com necessidades especiais.

Planos de saúde têm aumento acima da inflação, quase 8%

Clientes de plano de saúde podem preparar o bolso. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou ontem o índice de 7,93% para o reajuste das mensalidades para o período de maio deste ano a abril de 2013. A medida atinge a cerca de 8 milhões de usuários convênios médicos em todo o País. O percentual recebeu críticas de entidades de defesa do consumidor por ficar bem acima da inflação — o INPC atingiu 4,86% nos últimos 12 meses — ou até mesmo da poupança, que rendeu 7,37% no mesmo período. Conforme a ANS, serão reajustados todos os planos contratados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei 9.656/98.
Gerente-geral Econômico Financeiro de Produtos da ANS, Rosana Neves destacou ainda que alguns contratos, firmados até 1º de janeiro de 1999, também podem ser reajustados pelo índice divulgado pela agência. “Isto ocorre quando as cláusulas não indicarem expressamente o índice de preços a ser utilizado para reajustes das mensalidades ou o critério de apuração e demonstração das variações consideradas no cálculo do reajuste”, acrescentou. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontou que o beneficiário, cuja data de reajuste anual é maio, será penalizado porque terá que pagar as mensalidades de agosto a outubro acrescidas dos valores retroativos a maio, junho e julho.
Consumidores criticam reajuste e atendimento ruim
O agente de segurança particular Eliseu Francisco, 51 anos, paga plano de saúde para ele e mais dois familiares e contestou o valor cobrado pelas operadoras. “Eu pago cerca de R$ 45 em plano individual para minha família, mas acho um absurdo um aumento tão abusivo. No geral, as operadoras já têm pacotes com preços bem altos”, reclamou Eliseu. Especialista em Direito à Saúde, a advogada Melissa Areal Pires afirma que a assistência à saúde está cada vez mais cara. “O índice deste ano é superior ao do ano passado e vem crescendo cada vez mais desde 2008. É surpreendente que o percentual de 7,93% seja superior ao rendimento promovido pela caderneta de poupança, que nos últimos 12 meses remunerou 7,37%” disse.
De acordo com a advogada, as reclamações na Justiça contra os planos aumentam cada vez mais: “São consumidores insatisfeitos com descredenciamentos abusivos de hospitais e médicos, negativas de atendimentos e a demora na autorização de tratamentos emergenciais”, criticou. A Justiça do Rio criou as chamadas ‘Câmaras de Resolução de Litígios de Saúde’, somente para tratar dos problemas envolvendo os consumidores e as operadoras de saúde.

Governo prorroga redução de IPI para móveis e eletros



Em mais um esforço para estimular a produção da indústria e atenuar os efeitos da crise financeira na Europa, o governo decidiu prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os setores de linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar) e móveis. O anúncio foi feito ontem, em São Paulo, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro anunciou a prorrogação da desoneração do IPI dos eletrodomésticos da linha branca por dois meses e a redução do imposto para o setor de móveis por três meses. Anunciou ainda a prorrogação da redução do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o macarrão até dezembro. Como contrapartida, os fabricantes dos produtos beneficiados pela prorrogação da redução do imposto terão o compromisso de manter a vantagem para os consumidores e o nível de emprego, disse Guido Mantega após reunir-se com empresários dos setores envolvidos. “Os setores aqui presentes estão se comprometendo a repassar para o consumidor a redução do IPI, manter o índice de nacionalização e emprego”, disse o ministro.
No varejo, os empresários já enfrentam dificuldades para encontrar trabalhadores disponíveis no mercado, comentou o ministro. “Para eles não é bom, mas para mim é uma boa notícia”, disse Mantega. O setor industrial também se comprometeu a manter o nível de emprego, na reunião com o ministro. O encontro prolongou-se por duas horas e contou com a participação de empresários dos setores de varejo, móveis e fabricantes de eletrodomésticos. O ministro avaliou que as medidas adotadas até agora foram bem sucedidas por terem ampliados as vendas e ajudado a expandir o emprego. “Por isso resolvemos prorrogar a redução do IPI”, justificou. Para o segmento de móveis, a redução vai se estender por mais três meses. O ministro disse que vai tentar reduzir também o IPI dos painéis de madeira de 5% para zero. Para o segmento de linha branca, a prorrogação vai se estender por mais dois meses. Os refrigeradores continuam com redução de 15% para 5%; fogões, de 4% para zero; máquinas de lavar, de 20% para 10% e tanquinhos, de 10% para zero.

EFEITO
O ministro disse ter sido informado pelos empresários de que as vendas no setor de linha branca tiveram crescimento de 22% de janeiro a maio deste ano, graças ao benefício fiscal. Ao ser questionado se haveria consumidor suficiente para continuar comprando bens duráveis, Mantega afirmou que há novos consumidores chegando ao mercado e que a ampliação do mercado de trabalho dará conta dessa oferta. A prorrogação do incentivo já vinha sendo discutida entre o governo e o setor produtivo, mas não atendeu completamente à expectativa dos empresários.Antes de oficialmente anunciado o alongamento do prazo,  o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Fernando de Castro, chegou a dizer que a expectativa era de que a redução do IPI fosse prorrogada não apenas por 90 dias, mas até o fim do ano.

Sebrae promove III Semana do Empreendedor Individual



Incentivar a formalização de autônomos como Empreendedor Individual e, principalmente, dar suporte para o desenvolvimentos dos micro negócios já formalizados. Essa é a proposta da Semana do Empreendedor Individual, que será realizada pelo Sebrae em todo o País, no período de 2 a 7 de julho. 

Diferente das edições anteriores, o foco da iniciativa neste ano é a parte de capacitação dos empreendedores. No Rio Grande do Norte, a meta é realizar 4,4 mil atendimentos, 1.162 formalizações e 11 Oficinas SEI, que deverão capacitar até 300 participantes.

“Queremos não apenas formalizar os profissionais autônomos, mas também orientar os empreendedores já formalizados para que cresçam em se desenvolvam de forma sustentável”, explica o coordenador do programa Empreendedor Individual no Sebrae-RN, Frank Medeiros.

Várias cidades da região do Seridó terão programação especial dedicada a todos que pensam em abrir seu próprio negócio ou mesmo para quem já é empreendedor. Serão proferidas palestras sobre as vantagens da adesão ao programa Empreendedor Individual e os benefícios de ser enquadrado nessa categoria jurídica. 

Em Currais Novos, Acari e Florânia estão previstas três oficinas SEI em cada município, com os temas ‘SEI Vender’ e ‘SEI Comprar’ e ‘SEI Controlar o Meu Dinheiro’. Uma ótima oportunidade para aprender como ampliar suas vendas utilizando os componentes do marketing, compreender a importância dos elementos que envolvem o processo de compras para assegurar os melhores resultados no seu negócio e de como utilizar corretamente o controle de caixa no seu dia a dia empresarial. As vagas para as oficinas são limitadas e as reservas podem ser feitas através do 0800 570 0800. 

Em Caicó, Parelhas e Carnaúba dos Dantas haverá plantão para formalização. No dia 2, estão previstas palestras voltadas para o público informal, às 15h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Jucurutu. 

No dia 03, a palestra será ministrada em Caicó para os mototaxistas, na Loja Maçônica Barra Nova, às 19h. As Oficias SEI também serão ministradas no dia 05 na Câmara de Vereadores de Parelhas e no dia 06 no Centro de Atividades Múltiplas, em Cruzeta. 

Nos mesmos locais onde acontecerão as oficinas, também serão efetuadas inscrições para formalizações dos profissionais no programa Empreendedor Individual.

Governo divulga resultado dos aprovados para os Agentes de Leitura das Casas de Cultura do Seridó



Foi publicada ontem, sexta-feira (30), a relação dos candidatos habilitados para a 3ª fase da seleção dos Agentes de Leitura, programa da Secretaria Extraordinária de Cultura. As provas foram aplicadas em 42 municípios do RN simultaneamente. A  próxima fase é a de entrevista com os candidatos.

O Programa Agentes de Leitura foi lançado no dia 12 de dezembro de 2011 pelo Governo do Estado. Esse programa que ocorre numa co-parceria entre Governo Federal e Governo Estadual vai levar livro e leitura a mais de 15 mil famílias em 41 municípios do Rio Grande do Norte, entre eles Currais Novos.

Para isso, serão treinados 550 agentes de leitura, os quais terão 100 livros para promover leitura, saraus e outras atividades ligadas ao estímulo à leitura. No Seridó as provas estão acontecendo em Cruzeta, Parelhas, Caicó e Serra Negra do Norte.