quarta-feira, 1 de maio de 2013

Universidade Federal poderá ser viabilizada no Seridó

????????
????????

Instituições educacionais, representantes da Igreja Católica e gestores de alguns municípios da região do Seridó se reuniram na noite desta segunda-feira (29), no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, para discutirem a criação da Universidade Federal do Seridó (UFSER). O movimento “O Seridó é Federal” é uma iniciativa da Diocese de Caicó, Colégio Diocesano Seridoense e Associação dos Ex-Alunos do CDS, e foi lançada em janeiro deste ano. Um dos articuladores da campanha, o Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, afirmou que “a criação da Universidade Federal do Seridó é uma necessidade de conhecer cada vez mais nossa região e colocá-la como vitrine para regiões parecidas com a nossa”. O ex-secretário de educação do RN, Laércio Segundo de Oliveira, apresentou um breve histórico da educação na região, onde desde os primórdios do século XIX, a Igreja do Seridó participa do processo educacional, com a criação de diversas escolas, como a de Latim, Casa de Caridade, as Escolas dos Pobres, o Educandário Santa Terezinha, o Instituto Jesus Menino, posteriormente transformado em Escola Nossa Senhora, entre outras. 

O debate também contou com a participação de Ubirathan Soares, chefe do departamento de História do CERES/UFRN, Francisco de Assis Medeiros, procurador federal e ex-prefeito de Caicó, Rogério Lima, chefe do departamento de Direito do CERES/UFRN, dos prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos), Roberto Germano (Caicó), João Maria Assunção (Lagoa Nova), e Urbano Faria (Serra Negra), e do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Currais Novos, Celso Cruz. Um dos participantes do encontro, o Procurador do Estado do RN, Nivaldo Brum, pediu aos prefeitos de Currais Novos e Caicó que unam as associações dos municípios, acabando com os termos “Seridó Oriental” e “Seridó Ocidental”, fortalecendo a região e promovendo debates para a criação da UFSER. “O Seridó deve ser repensado”, disse Vilton Cunha, afirmando que a criação da Universidade não pode se limitar a criar novos cursos, mas procurar um novo modelo de desenvolvimento para a região. A equipe articuladora da campanha está elaborando o projeto da criação da Universidade para ser apresentado ao Ministro da Educação, Aloisio Mercadante. 

ASSECOM – Prefeitura de Currais Novos

Curso de Mecânico de Refrigeração Residencial qualifica jovens em Currais Novos

????????

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, realizaram nesta segunda-feira (29) a aula inaugural do curso de Mecânico de Refrigeração Residencial, que contará com a participação de 50 alunos.  
Gerson Júnior, um dos coordenadores dos programas de qualificação, geração de emprego e renda da SEMTHAS, afirmou que a procura por cursos de capacitação é grande, e que a secretaria está buscando parcerias para oferecer oportunidades aos jovens e adultos que buscam qualificação. “A SEMTHAS tem essa preocupação com a geração de emprego e renda em Currais Novos, e a qualificação, através de cursos importantes como este, são importantes para o desenvolvimento de atividades no município”, disse o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins. Uma das coordenadoras pedagógicas do SENAI/RN, Graça Pessoa, e o professor Adriano Batista, apresentaram o plano de curso aos alunos, que terá duração de 40 dias.

ASSECOM – Prefeitura de Currais Novos

UFRN publica edital para novo concurso

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou edital de concurso público para preenchimento de vagas em cargos Técnico-Administrativos em Educação no seu quadro permanente.
As vagas são para técnicos de Ensino Superior (15 vagas), Ensino Médio Profissionalizante (8 vagas), Ensino Médio Completo (1 vaga) e Ensino Fundamental Completo (25).

Os interessados em participar do concurso devem acessar o site do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), no qual estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet do dia 13 de maio ao dia 3 de junho. As taxas variam de R$ 50 a R$ 80, dependendo do cargo pretendido.

Os cargos disponíveis são: engenheiro/ engenharia civil – engenheiro / telecomunicação – engenheiro agrônomo, músico, pedagogo, revisor de textos, tecnólogo microscopia, assistente social, gestão pública, nutricionista, editor de imagens, técnico de laboratório / biotério, técnico de laboratório / microscopia, técnico de laboratório / materiais, técnico de laboratório / logística, técnico em saneamento, técnico em eletrônica, assistente de alunos, auxiliar em administração, auxiliar de creche, auxiliar de biblioteca e operador de luz.

As provas serão aplicadas no dia 7 de julho, em Natal, e a duração será de 4 horas e 30 minutos.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual está sendo planejado pela SEMTHAS


A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) está planejando as ações que serão desenvolvidas no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com o tema, “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha irá articular uma rede de proteção às crianças e adolescentes do município.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) iniciou um planejamento das atividades que serão desenvolvidas na data, e que contarão com parcerias de diversas instituições, como Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e PROERD.

Fonte:ASSECOM