sábado, 30 de junho de 2012

SÃO JOÃO


"É isso ae pessoal tava sumido mais voltei. São joão, quando penso nesse tema me lembro de forro, quadrilha , matutos ou matutas banguelos, usando trancinha ,me lembro também das fogueiras e das bombas que explodimos (Não as de verdade, as de pequeno porte, hehhehehe). Mais o que eu percebo no são joão é só festa (Não que eu ache ruim, na verdade é muito bom), mais parei um pouco e pensei o que é ou quem foi são joão, beleza foi um cara ou melhor um santo, mais o que ele fez ?

Pesquisei um pouco e descobri que são João era um santo festeiro, esse joão, era joão Batista primo de segundo grau de Jesus e segundo a bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e erguer-se mastros como forma de homenagear o santo.

A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.Ou seja isso tudo está presente nas festas logo a festa realmente saúda São João,não sendo apenas só festa pois nela está presente as diversas tradições. E é isso ai espero ter esclarecido algumas coisas. Curtam essas imagens ai:"

É hoje o 20° SÃO JOÃO DA ACDF!!!!


A ACDF - ASSOCIAÇÃO CURRAISNOVENSE DE DEFICIENTES FÍSICOS 

Convida todos os associados e colaboradores, a participarem do 20° SÃO JOÃO da entidade, que acontecerá no dia 30 DE junho, à partir das 16h, na sede da ACDF, à Rua João Lopes Galvão, 30 - Bairro Parque Dourado. 
SUA PRESENÇA ANIMARÁ AINDA MAIS O NOSSO ARRAIÁ!