sexta-feira, 29 de março de 2019

GRUPO LONGEVIDADE.

O grupo Longevidade é uma parceria com a UBS: Unidade Básica de Saúde Pref. Vilani e o NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. O grupo é destinado para pessoas com idade mínima de 60 anos. Os encontros acontecem semanalmente, mas precisamente nas quartas-feiras. É realizado várias atividades com diversos profissionais da área da saúde, sendo eles: Educador Físico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicologo e Nutricionista. 















INFORME ACDF.

Walfredo Luiz Galvão, Presidente da ACDF | Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos, participou da 1ª Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no CCI – Centro de Convivência de Idosos, o Conselho Municipal do Idoso – COMDI, na ocasião foi discutido o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.Parabéns a todos pela belíssima organização.


INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Beneficiários do BPC podem pedir redução na conta de luz
A Tarifa Social de Energia Elétrica garante descontos de até 65% para todos os inscritos no Cadastro Único.

Mais de 4,6 milhões de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm direito a desconto na conta de luz. A redução no valor da fatura pode chegar a 65% e é garantida pela Tarifa Social de Energia Elétrica, mas nem todos sabem dessa vantagem. Hoje, apenas 383 mil solicitaram a dedução.
O número é considerado baixo pelo diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério da Cidadania, André Veras, mas importante. “Acreditamos que muitos desconhecem o benefício, mas ele é um direito dos beneficiários e contribui para reduzir as despesas no orçamento das famílias”, ressalta.

Procedimento – Para solicitar o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, o beneficiário do BPC ou alguma pessoa da família deve procurar um posto de atendimento da companhia de energia elétrica da região. É preciso ter em mãos o cartão do BPC, um documento de identificação - como o CPF ou a Carteira de Identidade -, e a última conta de luz. A partir daí, a companhia elétrica irá verificar se o BPC está ativo e se o beneficiário é um cliente residencial. A redução na conta de luz varia de acordo com o consumo mensal de cada família, indo de 10% a 65%, até o limite de 220kWh, conforme a tabela abaixo:
CONSUMO MENSAL
PERCENTUAL DE DESCONTO
Até 30 kWh - 65%
De 31 kWh a 100 kWh - 40%
De 101 kWh a 220 kWh - 10%

O BPC é um benefício de um salário mínimo por mês pago para idosos a partir de 65 anos e deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda. Já a Tarifa Social de Energia Elétrica também contempla todas as famílias inscritas no Cadastro Único com dados atualizados e renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo. (fonte site www.mds.gov.br)