sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prefeitura alerta população sobre cuidados com o armazenamento e consumo de água



Um dos elementos mais essenciais para a vida e que se torna cada vez mais escasso devido longos períodos de estiagem, a água precisa ser consumida e armazenada de forma segura para que não hajam problemas para a saúde pública, e por esta razão a Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal, emitiram recomendações sobre o consumo, armazenamento e distribuição da água no município. Devido o rodízio no abastecimento da cidade e pontos de oferta d’água através de chafarizes, a maioria da população está armazenando água em recipientes, e por este motivo é extremamente importante que todos tenham cuidado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão recebendo a partir da segunda-feira (21), hipoclorito de sódio 2,5% (substância com grande potencial desinfetante para higienizar alimentos e deixar a água potável livre de vírus e bactérias) para serem distribuídos para a população. A Vigilância Sanitária Municipal, localizada no prédio da antiga Policlínica (em frente ao IVP), também está distribuindo o produto. Saiba algumas recomendações para consumo, armazenamento e manipulação da água.
    • Ao comprar água de um distribuidor, procure saber se ele possui cadastro na Vigilância Sanitária Municipal e se tem o selo “VigiÁgua” no veículo. Observe se o local de venda da água atende requisitos de higiene, se os recipientes estão conservados e protegidos da luz solar direta, data de validade e fonte da água.
    • Não deixe caixas d’água, cisternas, tambores, latões, garrafas ou baldes abertos e expostos, deixe-os bem fechados para evitar a entrada do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Água armazenada de forma imprópria pode ser a principal forma de contaminação e proliferação de algumas doenças como diarreia, desidratação e até infecção alimentar.
    • Antes de cozinhar ou lavar alimentos, é preciso ferver a água ou adicionar a quantidade adequada de cloro que tem propriedades esterilizadoras importantes.
    • É recomendável que para a lavagem de verduras, frutas e hortaliças, utilizar 04 gotas de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água. E após 10/15 minutos, lavar com água potável. A mistura da água usada com a água sanitária pode ser reutilizada na lavagem de pias, pisos e utensílios domésticos.
    • Uso do hipoclorito de sódio: “Água de Natal” - 01 (uma) gota para cada litro de água conforme volume no reservatório (uso diário); “Água de Dessalinizador” – 01 (uma) gota para cada litro de água conforme volume no reservatório.

    Fonte: Assessoria de Imprensa da PMCN

    Segundo dados do IBGE, Currais Novos é o 9º município mais populoso do RN


    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou na tarde desta sexta-feira (28) as estimativas populacionais dos 5.570 municípios brasileiros com data de referência de 01 de julho de 2015, que mostraram o país com 204,5 milhões de habitantes. O Rio Grande do Norte tem uma população de 3.442.175, sendo os municípios mais populosos Natal (869.954), Mossoró (288.162), Parnamirim (242.384), São Gonçalo do Amarante (98.260), Macaíba (78.021), Ceará-Mirim (72.878), Caicó (67.259), Açu (57.292) e Currais Novos (44.887). Em comparação com os dados de 2014, Currais Novos teve um aumento de 177 habitantes.

    De acordo com os dados do IBGE, mais da metade (56,1%) da população vive em 304 municípios. As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios, o FPM. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

    Fonte: ASSECOM PMCN
     

    Currais Novos atingiu 95,10% de cobertura vacinal contra a poliomielite

    Currais Novos superou a meta do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a poliomielite com 95,10% de cobertura do público-alvo (crianças entre 06 meses e menores de 05 anos). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 2.350 doses foram aplicadas, tendo a cobertura vacinal atingido a meta estabelecida. De acordo com a enfermeira Verônica Cabral, a campanha no município se encerra nesta quinta-feira (10) em todas as Unidades Básicas de Saúde.

    A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. O Brasil está livre da doença desde 1990, mas destaca-se que todas as ações de vacinação devem ser mantidas, pois a Poliomielite é endêmica em outros países como Nigéria, Paquistão e Afeganistão.

    Fonte: Assecom PMCN

    Ministério da Integração agilizará recursos para que adutora de engate seja concluída até dezembro


    A agilidade na construção da adutora de engate rápido que captará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para abastecer Currais Novos e Acari foi um dos assuntos discutidos entre o governo do Estado, Ministério da Integração Nacional, bancada federal e prefeitos Vilton Cunha e Izaías Cabral, durante reunião em Brasília na tarde desta terça-feira (15). De acordo com informações das assessorias dos parlamentares presentes à reunião, “o Ministério convocará reunião com o Departamento de Obras contra as Secas (DNOCS) - autarquia federal responsável pela estrutura - e a empresa GAID Construções que executa a obra, para cobrar que o cronograma seja cumprido dentro do tempo previsto, vez que os recursos para pagamento dos serviços serão liberados de acordo com o avanço da obra. A previsão de conclusão é dezembro deste ano”. Durante a reunião o governador Robinson Faria apresentou um plano para o enfretamento dos efeitos da estiagem no Estado com ações que devem beneficiar 153 municípios com custos de R$ 63 milhões.

    O Ministro Gilberto Occhi garantiu que todo o empenho dos recursos para a construção da adutora será realizado ainda este ano para dar segurança financeira para que a empresa conclua a adutora até dezembro. "Entendemos a situação de extrema dificuldade das populações de Currais Novos e Acari e faremos o possível para que a obra seja agilizada e a conclusão se dê no tempo previsto", afirmou o ministro.

    Fonte: Assecom PMCN