sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prefeitura alerta população sobre cuidados com o armazenamento e consumo de água



Um dos elementos mais essenciais para a vida e que se torna cada vez mais escasso devido longos períodos de estiagem, a água precisa ser consumida e armazenada de forma segura para que não hajam problemas para a saúde pública, e por esta razão a Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal, emitiram recomendações sobre o consumo, armazenamento e distribuição da água no município. Devido o rodízio no abastecimento da cidade e pontos de oferta d’água através de chafarizes, a maioria da população está armazenando água em recipientes, e por este motivo é extremamente importante que todos tenham cuidado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão recebendo a partir da segunda-feira (21), hipoclorito de sódio 2,5% (substância com grande potencial desinfetante para higienizar alimentos e deixar a água potável livre de vírus e bactérias) para serem distribuídos para a população. A Vigilância Sanitária Municipal, localizada no prédio da antiga Policlínica (em frente ao IVP), também está distribuindo o produto. Saiba algumas recomendações para consumo, armazenamento e manipulação da água.
    • Ao comprar água de um distribuidor, procure saber se ele possui cadastro na Vigilância Sanitária Municipal e se tem o selo “VigiÁgua” no veículo. Observe se o local de venda da água atende requisitos de higiene, se os recipientes estão conservados e protegidos da luz solar direta, data de validade e fonte da água.
    • Não deixe caixas d’água, cisternas, tambores, latões, garrafas ou baldes abertos e expostos, deixe-os bem fechados para evitar a entrada do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Água armazenada de forma imprópria pode ser a principal forma de contaminação e proliferação de algumas doenças como diarreia, desidratação e até infecção alimentar.
    • Antes de cozinhar ou lavar alimentos, é preciso ferver a água ou adicionar a quantidade adequada de cloro que tem propriedades esterilizadoras importantes.
    • É recomendável que para a lavagem de verduras, frutas e hortaliças, utilizar 04 gotas de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água. E após 10/15 minutos, lavar com água potável. A mistura da água usada com a água sanitária pode ser reutilizada na lavagem de pias, pisos e utensílios domésticos.
    • Uso do hipoclorito de sódio: “Água de Natal” - 01 (uma) gota para cada litro de água conforme volume no reservatório (uso diário); “Água de Dessalinizador” – 01 (uma) gota para cada litro de água conforme volume no reservatório.

    Fonte: Assessoria de Imprensa da PMCN

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário