domingo, 2 de abril de 2017

Guardas municipais são investigados por espancarem surdo-mudo para ele confessar autoria de assalto



Os moradores do bairro Liberdade I estão revoltados com a agressão sofrida pelo jovem Bruno Thales, 20 anos. Na noite desta terça, 28, o estudante, surdo-mudo, foi abordado por um grupo formado por quatro pessoas, que, de acordo com a família, seriam guardas civis a bordo de uma viatura da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

O MOSSORÓ HOJE foi até a casa de Bruno e conversou com seus familiares sobre o ocorrido. Conforme relato de Fátima Buriti, mãe do jovem, era por volta das 20h30 quando ele passou em frente à igreja onde Fátima estava, nas proximidades do antigo Hotel Normandie, na Avendia Presidente Dutra, e informou que se dirigia para casa naquele momento. Pouco tempo depois, ela recebeu a informação que o estudante tinha sido levado em uma viatura.

A dona de casa conta em video que filho sofreu lesões na boca e no pescoço, além de ter tido a roupa rasgada. Ela acredita que se o filho ver os agressores novamente vai reconhece-los.

“Na hora que chegou a notícia na igreja fomos para a Delegacia, mas levaram ele para o mato, perto do IFRN, espancaram, colocaram spray de pimenta nos olhos dele, tá com a boca cortada, o pescoço engargelado (sic), ele chorava, se ajoelhava, pedia que não fizessem nada. Deixaram ele no mato, aí ele foi para a casa da irmã, que era mais perto, chegou todo ensanguentado”, detalha Fátima.

Conforme Bruno contou a sua família, os homens estavam fardados e em viatura com o nome ROMU. “Ele disse que era Polícia e batiam nele com cassetete. Fiquei até à 0h na Delegacia, quando nos ligaram e disseram que ele tinha chegado em casa”, acrescenta a mãe do jovem, destacando que no momento em que foi abordado, uma outra pessoa estava cruzando a pista junto com Bruno. “Como houve assaltos na região, podiam ter suspeitado dele, mas pegassem e levassem para a Delegacia, mas aí pegaram e arrocharam peia no mei do mundo (sic) neles e soltaram”, pontua.

Sobre os assaltos citados por Fátima, a informação inicial é de que uma moto havia sido tomada de um outro jovem na região, no entanto, esse jovem, conhecido da família, já havia afirmado que Bruno não teria sido o autor do roubo. “Ele é uma benção, nunca deu trabalho. O negócio dele é escola, igreja e jogar bola”, acrescenta, revelando ainda que Bruno é filho adotivo.
“A Justiça vai vir de Deus”, afirma irmão do agredido 

O ex-candidato a vereador Walison Ferreira, conhecido como Neném do Liberdade, também conversou com a equipe do MOSSORÓ HOJE. Revoltado com a agressão sofrida pelo irmão, ele afirma que os agressores não aceitaram ver nem mesmo a carteira de deficiente de Bruno e cobravam que ele assumisse a culpa pelo roubo.

“Não queremos dinheiro, estamos atrás de Justiça. Eu sou a favor de Polícia até debaixo d’água, agora Polícia que saiba trabalhar, guardas que saibam trabalhar. Agora não são todos na Guarda que sabem trabalhar, há muitos despreparados. Um rapaz desse, surdo e mudo, vir quatro meliantes de farda, para bater em uma pessoa que não sabe se defender, será que essa pessoa tem filho? A Justiça vai vir de Deus, somos evangélicos, até ele”, relata.

Advogados já foram acionados

A família de Bruno Thales já acionou uma equipe de advogados, que foi à residência do jovem na tarde desta quarta, 29. Ênio Villaça e Thariny Lira contam que o crime praticado contra o estudante é uma “violação de direitos humanos sem precedentes”.

“Houve tortura, cárcere privado. A gente vai também acionar o Município de Mossoró para requerer uma indenização para cobrir os danos sofridos pelo rapaz. Foi uma violação de direitos humanos sem precedentes, ele nem teve direito de se defender, o pessoal queria que ele falasse, fiquei muito chocado”, enfatiza Ênio Villaça.

O caso foi levado à 1ª Delegacia de Plantão. A família de Bruno prestou Boletim de Ocorrência (BO). O jovem também passou por exame de corpo de delito.

Município diz que denúncia está sendo apurada

A Secretaria Municipal de Comunicação Social enviou nota ao MOSSORÓ HOJE sobre a denúncia feita pelo familiares de Bruno Thales. Confira na íntegra:

"O comandante da guarda municipal de Mossoró, coronel José Ricardo Godinho Rodrigues, informa que as acusações de espancamento ao adolescente Bruno Talles, que é surdo, por guardas municipais, na noite desta terça-feira, 28, já estão sendo apuradas.

Segundo ele, já há um relatório e as investigações serão acompanhadas pela corregedoria. Todas as medidas disciplinares legais serão adotadas se houver comprovação das denúncias.

O comandante da guarda e o secretário de Segurança, general Elieser Girão, repudiam qualquer tipo de atrocidade e asseguram rigor na apuração dessas denuncias. “Não compactuamos com qualquer de violência”, afirma o secretário Girão, completando a garantia do comandante da guarda de que o interesse do município é esclarecer os fatos e adotar as medidas cabíveis" 


Fonte: Mossoró Hoje

IV Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social

Nenhum texto alternativo automático disponível.A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) por meio da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS) realizará nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2017 o IV Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (SEADIS) e o IV Fórum de Acessibilidade. O evento acontece há três anos e reúne estudantes da graduação de diferentes cursos das IES da região além de pesquisadores nas áreas de educação, ensino, letras, tecnologias e sociedade.

Faculdade oferta bolsas de estudos a mães de crianças com doenças raras

Resultado de imagem para doenças rarasUma faculdade na Paraíba oferece dez bolsas de estudos para cursos de graduação e especialização, através de Ensino à Distância (EAD), para mães de filhos com doenças raras, que precisam dedicar um tempo maior de cuidado com a criança. Cursos de engenharias, nutrição, marketing e administração estão entre os que as mulheres podem optar. São cinco bolsas para João Pessoax e cinco para Campina Grandex.
O projeto é do Instituto Ser Educacional (da Faculdade Maurício de Nassau), em parceria com a Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR). Em cinco estados o grupo está oferecendo 40 bolsas ao todo para mães que são cuidadoras dos seus filhos, sendo dez delas para a Paraíbax. A ideia do projeto é para facilitar a vida dessas mães que não têm tanta disponibilidade para participarem de aulas presenciais, por isso o EAD é a grande saída para elas. O programa de curso é de oito a 12 horas semanais com apenas um encontro presencial aos sábados.

Concluintes do "Curso de Condutor Local de Turismo" visitaram atrativos turísticos de Currais Novos durante todo este sábado, 01


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livreAlguns dos principais atrativos turísticos de Currais Novos foram visitados neste sábado (01) pelos alunos concluintes do curso de "Condutor Local de Turismo", capacitação realizada pelo SEBRAE RN em parceria com a Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e que foi realizado durante toda esta semana com a participação de alunos de Turismo da UFRN, professores, turismólogos, artesãos, agricultores e representantes da Prefeitura. 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Em todos os atrativos visitados, os alunos organizados em dupla relatavam as principais informações e curiosidades sobre cada um deles. O professor Marcelo Taveira ressaltou a importância do curso e da parceria importante da Prefeitura e do SEBRAE nesta capacitação. "Muito importante esta contribuição que a Prefeitura e o SEBRAE estão dando para o nosso turismo, e isso fortalece este setor tão importante para o desenvolvimento local", comentou. A Secretária da SEMTUR, Ana Albuquerque, agradeceu a dedicação dos alunos e disse que a SEMTUR e a Prefeitura estão trabalhando para fortalecer e desenvolver a política do turismo na nossa cidade. "Queremos que cada um de vocês divulgue nossa cidade e nos ajude a fortalecer o nosso turismo que é tão importante para nossa economia, além de termos atrativos maravilhosos", comentou. Alguns dos geossítios do "Geoparque Seridó" também estiveram na rota da visita. 
Os alunos saíram as 7h do centro da cidade com destino à zona rural, e visitaram atrativos como: Marco Histórico "Francisco Tomaz de Araújo" , Pico do Totoró (Pedra do Navio, Pedra do Caju e Açude), Lagoa do Santo e Pedra do Sino, Pedra Furada e Associação das Mulheres do Quandú. À tarde, os condutores visitaram a Mina Brejuí (Parque Temático, Museu, Galerias e Dunas), Centro de Artesanato, Cemitério Sant'Ana, Coreto Guarany, Hotel Tungstênio, Obelisco do Centenário, Prefeitura Municipal, Praças Tomaz Salustino e Cristo Rei, Monumento à Ulisses Telêmaco, Matriz de Sant'Ana, e finalizando o dia na Pedra do Cruzeiro.

Barragem da Comunidade Malhada Limpa está sendo reconstruída com apoio da Prefeitura de Currais Novos

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza
Rompida após o forte inverno de 2008, a Barragem da Comunidade "Malhada Limpa", na zona rural de Currais Novos, está sendo reconstruída através da importante parceria firmada entre a Associação de Moradores da Comunidade e a Prefeitura Municipal, que disponibilizou através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMAAB), os equipamentos e apoio técnico para reedificar aquele importante reservatório. 

O Prefeito em exercício, Anderson Alves, esteve na comunidade na manhã deste sábado (01) para acompanhar o início das obras, e disse que esta obra é muito importante para a comunidade e zona rural de Currais Novos. "Hoje cedo estive no mutirão da comunidade Malhada Limpa unindo esforços para recuperar esta importante barragem", comentou. Também estiveram no mutirão, a Secretária da SEMAAB, Fátima Barros; os coordenadores da SEMAAB, Nilton e Diana; o secretário do Gabinete Municipal, Francisco Medeiros; e os vereadores Tércia Leda, Ausônio, Ezequiel e Marquinhos.

Vice-Prefeito Anderson Alves assume interinamente a Prefeitura de Currais Novos até 09 de abril

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadasO Vice-Prefeito de Currais Novos, Anderson Alves, assumiu interinamente na tarde desta sexta-feira (31) a Prefeitura de Currais Novos em virtude de viagem pessoal do Prefeito Odon Jr. Anderson estará a frente do executivo municipal até o próximo dia 09 de abril. A solenidade de transmissão do cargo aconteceu às 14h desta sexta-feira no Gabinete Municipal com a presença dos secretários municipais. Anderson Alves, de 24 anos, será o mais jovem à ocupar o cargo executivo de Currais Novos.

Prefeitura de Currais Novos assina convênios de cooperação com sete associações


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área internaA Prefeitura de Currais Novos assinou na manhã desta sexta-feira (31) convênios de cooperação com sete associações que realizam ações e projetos importantes para a comunidade curraisnovense, recursos estes que serão fundamentais para o fortalecimento de políticas públicas e sociais no município. A solenidade de assinatura de cooperação contou com a presença do Prefeito Odon Jr, do Vice-Prefeito Anderson Alves, do secretário da SEMTHAS, Luciano Oseás, do secretário do gabinete municipal, Francisco Medeiros, e dos representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), APADEVIS (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais do Seridó), ASPOSBERN (Associação dos Pais e Portadores com a Síndrome de Berardinelli no RN), ACDF (Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos), Casa do Pobre, Abrigo de Idosos “Monsenhor Paulo Herôncio” e CIAC. 
Considerando como de grande importância estes convênios para as associações, o Prefeito Odon Jr afirmou que os recursos contribuem para que as entidades realizem mais ações em prol da comunidade. “Estas associações prestam grandes serviços à muitas pessoas, e todas elas tem uma história importante no trabalho social na nossa cidade”, disse o Prefeito. O Secretário da SEMTHAS, Luciano Oseás, ressaltou a importância do plano de trabalho das associações. “O trabalho desenvolvido por estas associações é de extrema importância para o município e para as políticas sociais”, comentou.

“O Batalhão de Polícia para Currais Novos será uma grande conquista”, disse Prefeito Odon Jr em audiência pública na AMSO


A imagem pode conter: 2 pessoas, área internaPrefeitos seridoenses se reuniram na manhã desta sexta-feira (31) na AMSO em Currais Novos para debaterem junto ao Comando Estadual da Polícia Militar ações efetivas para a melhoria na segurança pública na região, e que teve como um dos pontos de discussão a transformação da Companhia Independente da Polícia Militar de Currais Novos em Batalhão. O Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, ressaltou a importância do batalhão para o município e para a região. “O batalhão será uma grande conquista para Currais Novos e para a região pois irá fortalecer as ações de segurança em nossos municípios”, comentou o Prefeito Odon Jr, reforçando que as ações sociais e a oferta de mais oportunidades contribuem para a melhoria na segurança pública, e destacou também a atuação da polícia militar em projetos como o PROERD e o Polícia Mirim. 
O Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Azevedo, disse que o batalhão irá reforçar os serviços de segurança na região. “Com o batalhão, a região terá a ampliação de sua estrutura e o reforço no efetivo policial, e a prestação de serviços tende à melhorar”, comentou. Também participaram do encontro, o Deputado Estadual Nélter Queiroz, vereadores de Currais Novos e da região, além de policiais e representantes da sociedade civil.

Prefeito Odon Jr agradece parceria do Governo do RN e Assembleia Legislativa em ações para Currais Novos


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péCurrais Novos recebeu dezenas de ações de cidadania, educação, lazer e saúde na quinta-feira (30) durante o projeto “Vila Cidadã” do Governo do RN, evento que contou com a presença do Governador Robinson Faria, do Prefeito Odon Jr, do Presidente da Assembleia Legislativa do RN, Deputado Estadual Ezequiel Ferreira de Souza, além de prefeitos da região e autoridades. O Prefeito Odon Jr agradeceu à parceria do Governo do RN e Assembleia em trazer ações e benefícios para Currais Novos. “Em poucos dias de nossa gestão buscamos trazer ações para Currais Novos, e agradecemos à secretária da SETHAS, Juliane Faria, por este projeto tão importante que é o Vila Cidadã”, disse o Prefeito. Também participaram da solenidade, o Vice-Prefeito Anderson Alves, vereadores, secretários de Estado, secretários municipais, e população.
À tarde, o Prefeito Odon Jr e o Governador, ao lado dos deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Galeno Torquato, Nélter Queiroz e Fernando Mineiro, e prefeitos seridoenses, participaram no Ginásio Poliesportivo “Geraldão” da solenidade de entrega de 400 cheques do programa microcrédito, além de kits para o Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, e de ações para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Compra Direta). Em seu discurso, o Prefeito Odon Jr ressaltou que a entrega dos cheques do microcrédito injetarão na economia local cerca de R$ 1,5 milhão. “Este programa contribui para a geração de renda e emprego e fortalecimento da economia local”, lembrou Odon Jr.
Sobre outros temas importantes como o abastecimento d’água de Currais Novos, o Prefeito Odon Jr pediu o esforço dos políticos do Estado em busca de soluções definitivas. “Temos que nos antecipar ao problema e agir para que Currais Novos possa ter seu abastecimento normalizado”, comentou o Prefeito. O Governador Robinson Faria anunciou diversas ações importantes, tais como: cessão de um prédio da Datanorte para sediar a Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Seridó (Apadevis); dois sistemas de dessalinização para Currais Novos, nas comunidades Namorados e São Rafael; novo prédio para a Polícia Militar; e o anúncio da construção de uma sede própria para a Central do Cidadão de Currais Novos.

Vila Cidadã em Currais Novos

A imagem pode conter: 6 pessoas, multidãoGoverno do RN entrega em Currais Novos mais de 400 cheques do programa do micro crédito do empreendedor. Evento acontece com a participação do Governador Robinson Faria, Prefeito Odon Jr, deputado estadual e presidente da Assembleia RN, Ezequiel Ferreira, deputados estaduais, prefeitos, e lideranças políticas da região.