quinta-feira, 16 de março de 2017

Ezequiel sugere construção de sede para Central do Cidadão em Currais Novos

Para melhorar o atendimento ao público na Central do Cidadão de Currais Novos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) está sugerindo ao governador Robinson Faria (PSD) e ao secretário de Justiça e da Cidadania, Wallber Virgolino, a construção de uma sede para o órgão.
“A atual Central do Cidadão ocupa um prédio alugado no centro de Currais Novos. Com uma sede própria e bem estruturada, a Central vai poder realizar um atendimento eficaz no atendimento de uma boa parte da população do Seridó e ainda desafogando as demandas nos demais municípios”, justifica o deputado.
Ezequiel Ferreira lembra que a Central do Cidadão é um órgão de suma importância para o município, tendo em vista que oferece diversos serviços à população, por meio do Sistema Nacional de Emprego, PROCON, Banco Pag Fácil, Delegacia do Trabalho e DETRAN. No entanto, as atividades do órgão não estando logrando êxito pela falta de estrutura em que a Central se encontra.
“Além de passar a ter uma melhor infraestrutura para o atendimento da população, com a construção da sede para a Central do Cidadão o Governo vai reduzir os gastos com o pagamento de aluguel”, reforça Ezequiel Ferreira.

“Cânion dos Apertados” é destaque em estande do RN em Feira de Turismo em Lisboa, Portugal


A imagem pode conter: 1 pessoa
Currais Novos ganhou destaque em uma das mais importantes feiras de turismo da Europa, a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, com uma bela foto do “Cânion dos Apertados” no estande do Rio Grande do Norte na feira, que teve início nesta quarta-feira (15). A foto é de autoria de Eugênio Oliveira. A participação do Estado no evento tem como objetivo apresentar o mercado de turismo potiguar e as potencialidades do setor, além de divulgar os atrativos dos cinco pólos turísticos do RN. O estande do Rio Grande do Norte foi montado com imagens de destinos turísticos como o Forte dos Reis Magos (Natal), Estátua de Santa Rita (Santa Cruz), e o Cânion dos Apertados (Currais Novos), além de apresentar aos visitantes vídeos com imagens belíssimas de pontos turísticos do Estado, exposição do artesanato potiguar, e distribuição de comidas típicas e material promocional turístico. 
O Cânion dos Apertados faz parte do Projeto “Geoparque Seridó”, que reúne 16 geossítios em 6 municípios da região e tem como principal objetivo a criação de uma unidade de geoconservação que contribuirá para a conservação do patrimônio geológico, promover a pesquisa científica, realizar programas de educação, incentivar o empreendedorismo, e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável aliado à proteção ambiental.


João Bezerra

Conferência Regional sobre Planos Municipais de Saneamento aconteceu nesta quinta, 16, na UFRN Currais Novos


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas e área internaA Superintendência Estadual da FUNASA (Fundo Nacional de Saúde) no Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Ministério Público do RN, realizaram na manhã desta quinta-feira (16) no auditório do Ceres/UFRN Currais Novos, a Conferência Regional sobre os “Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB”, encontro que contou com a presença do Prefeito Odon Jr, da promotora do CAOP (Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente), Dra Fernanda Bezerra, de Jairo Santero (Superintendente Estadual da FUNASA no RN), e do Professor da UFRN, Aldo Dantas, coordenador das conferências regionais. O evento tem como objetivo reunir os prefeitos e repassar as informações e esclarecimentos quanto ao compromisso firmado entre os municípios, a FUNASA e UFRN, em prol da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. De acordo com a FUNASA, os municípios tem até dezembro deste ano para elaborarem e aprovarem seus planos e, assim, terem acesso a recursos para obras de saneamento. 
Para o Prefeito Odon Jr é muito importante a realização da conferência para os novos gestores e destacou o apoio das instituições na elaboração dos planos. “A UFRN e FUNASA tem uma grande contribuição aos municípios na elaboração desses planos que é de extrema importância para o desenvolvimento das cidades”, disse Odon, lembrando que os municípios enfrentam grandes problemas em áreas como resíduos sólidos, drenagem, abastecimento e saneamento básico. O Vice-Prefeito Anderson Alves e a secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Fátima Barros, também participaram do encontro.
A FUNASA está realizando conferências regionais que deverão contar com a presença de 86 gestores que serão divididos em grupos nestas reuniões. O primeiro encontro aconteceu em Natal na última segunda-feira (13), e nesta quinta (16) aconteceu a conferência regional em Currais Novos com a participação de alguns gestores e coordenadores dos comitês municipais dos planos das cidades de Florânia, Itajá, Jucurutu, São Fernando, São João do Sabugi, São Rafael, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Bodó, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Jaçanã, Lagoa Nova e São Bento do Trairí.


João Bezerra

Há 40 anos atrás se iniciou uma longa viagem, cheia de esperança, fé, entusiasmo e determinação. 
Olhando para trás, vemos que muitos foram os obstáculos ultrapassados e percebemos que muitos ainda serão. Queremos parabenizá-los pelo o belíssimo trabalho que vem sendo realizado por todos que compõem esta instituição.

É o que desejam todos que fazem a ACDF.

Criança especial fica sem leite em Jucurutu

Uma história comovente que vem da cidade de Jucurutu por meio do comunicador Robson Oliveira conta a história de uma criança com necessidades especiais. Veja as dificuldades de Mariane, ela está sem receber o leite enviado pelo governo!

Membros do “Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente” foram empossados nesta quarta-feira, 15


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaOs novos membros do “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Currais Novos – CMDCA” foram empossados na tarde desta quarta-feira (15) no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, em solenidade que contou com a presença do Prefeito Odon Jr e do Vice-Prefeito Anderson Alves. “Todos os conselheiros tem igual poder de decisão, e a missão deles é defender os direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, lembrou o secretário da SEMTHAS, Luciano Oseás. O Prefeito Odon Jr ressaltou a parceria do Conselho com o Judiciário. “Currais Novos tem o privilégio de ter o juiz Dr. Marcus Vinícius como atuante nesta política social tão importante em prol dos direitos das crianças e adolescentes”, comentou. “Iremos fortalecer a rede de proteção e atingir as famílias que estão em extrema vulnerabilidade, além de buscarmos a parceria da população no apoio ao FIA – Fundo da Infância e Adolescência”, disse o Prefeito.
Os secretários municipais Ana Albuquerque (Turismo), Jorian Santos (Educação), Ronaldo Gomes (Fundação Cultural), Francisco Medeiros (Gabinete), o secretário executivo do GGIM e ex-presidente do CMDCA, Adaildo Santos, os vereadores Rady Dias, Sebastião, Francisco Wilton, Ezequiel, Marcos Xavier e Ausônio, também estiveram na solenidade.
Fazem parte do CMDCA cinco representantes do poder público e cinco da sociedade civil, que deverão atuar para garantir a execução das políticas públicas em prol da melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes. Todos os membros prestam seus serviços de forma gratuita. O novo presidente, Luzitércio Albuquerque, disse que “é preciso ampliar as políticas públicas no apoio as crianças e jovens”. “Daremos nossa contribuição e iremos colaborar com essas políticas sociais tão importantes”, disse. Joabson Emanoel foi empossado como vice-presidente do CMDCA.

João Bezerra

Ezequiel requer insumos e medicamentos para o hospital de Currais Novos

O grande problema no setor de saúde em Currais Novos, na região Seridó, é a falta de medicamentos e insumos para o atendimento da população. Com o objetivo de resolver essa demanda, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira der Souza (PSDB) encaminhou solicitação ao Governador Robinson Faria (PSD) e ao secretário estadual de Saúde, George Antunes para que o Hospital Regional Mariano Coelho seja abastecido com medicamentos e insumos.

“A inexistência de materiais básicos acaba afetando o atendimento da população no Hospital Mariano Coelho. Vale salientar que não apenas o município de Currais Novos é assistido, mas grande parte da população da região Seridó que envia pacientes para o Hospital Regional. O hospital está em estado crítico por falta de equipamentos de extrema importância para o atendimento dos pacientes”, justifica Ezequiel.

Ainda na área de saúde, o deputado Ezequiel Ferreira requereu do Governador do Estado que seja reativado o funcionamento da Junta Médica de Currais Novos, para atender os municípios do Seridó Oriental.

Na sua justificativa, o parlamentar registra que no momento quem precisa se submeter à Junta Médica tem que procurar o setor em Caicó ou Natal. “São 100 quilômetros e 180 quilômetros respectivamente, sem considerar as despesas pessoais que o deslocamento causa”, afirmou o deputado.

Outros benefícios para o município de Currais Novos na área de abastecimento de água e de atendimento ao cidadão foram requeridos pelo deputado Ezequiel. A perfuração de poços tubulares nas comunidades Boa Vista, Namorados, São Rafael, Catunda, Marcação, Bom Sucesso, Maxinaré, Povoado Cruz, Santo André. Além disso solicitou um estudo de viabilidade técnica para extensão da rede de distribuição de água na rua Ademar Moreira Dantas, no bairro Paizinho Maria.