terça-feira, 28 de março de 2017

Graduação a Distância reserva vagas para pessoas com deficiência

Resultado de imagem para ufrn
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou, nesta segunda-feira, 27, o primeiro edital para ingresso nos cursos de graduação com reserva de vagas para pessoas com deficiência, em cumprimento à Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que inclui esse grupo na lei das cotas. A resolução nº 025/2017, referente ao edital, foi aprovada em sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN na última terça-feira, 21. “Este dia especial deve ser lembrado como um avanço na inclusão”, destacou a reitora da instituição, Angela Maria Paiva Cruz.

O processo seletivo para educação superior a distância da UFRN é destinado ao segundo semestre letivo de 2017, com inscrições abertas de 10 de abril a 2 de maio. São oferecidas 1.610 vagas, distribuídas entre os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Física, História, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química, além do bacharelado em Administração Pública.

Do total de vagas para os cursos de licenciatura, 50% são reservados aos portadores de certificado de conclusão do ensino médio e 50% aos professores em exercício nas redes públicas de ensino. As provas serão realizadas na data provável de 28 de maio, aplicadas simultaneamente nos polos de apoio presencial distribuídos pelo estado. Outras informações estão disponíveis no edital, que pode ser acessado em www.comperve.ufrn.br.

Prefeitura de Currais Novos realizou audiência pública para elaboração da LDO 2018

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tabela e área internaA Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEMFIN) realizou na manhã desta terça-feira (28) no Salão Nobre do “Palácio Raul Macedo” a primeira audiência pública para a discussão da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para 2018. O encontro contou com a presença de secretários municipais, vereadores, e representantes de instituições da sociedade civil e de conselhos. De acordo com a SEMFIN, as discussões irão nortear a elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual e o PPA – Plano Plurianual, que servirão de base para a elaboração das metas e prioridades da gestão pública municipal para o próximo ano.
Na próxima segunda-feira, 03 de abril, a Prefeitura de Currais Novos realizará a segunda audiência pública da LDO 2018 às 09h no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

CRI ganha parque para crianças com necessidades especiais

O Centro de Reabilitação Infantil (CRI) inaugurou o parque infantil Anna Laura Fischer, totalmente adaptado para crianças com necessidades especiais.
O executivo paulista Rudi Fischer e sua esposa Cláudia Fischer, doadores do projeto, cortaram a fita e descerram a placa, num ato que representa a criação de um espaço público para estimular a socialização, terapia e o lazer de crianças que fazem tratamento no CRI e de crianças de escolas públicas. 
O projeto Anna Laura Parques para Todos - organização não-governamental sem fins lucrativos é uma ideia que já foi implantada em três cidades brasileiras: Araraquara, Cascavel e agora Natal. A cidade do Recife será a próxima a ganhar o parque em abril”, declarou o executivo Rudi Fischer, que está à frente da ONG, criada em homenagem à sua filha Anna Laura, morta em 2012. 
A ONG pretende realizar a doação de quatro parques por ano. Sem querer falar de custo da obra, o empresário diz que os locais para implantação de projetos depende da demanda e dos objetivos do projeto de socialização, lazer e terapia. “O CRI que é uma instituição bem administrada e modelo para esse tipo de finalidade. Cuidem bem e criem um polo de atividades para o parque”, disse Rudi durante o descerramento da placa. 
Na opinião do diretor do CRI, Sarcinele Clemente Avelino , o equipamento vai proporcionar não apenas o lazer infantil, mas também a interação e ressocialização das crianças, o que é fundamental para o  tratamento. “Nós seremos os cuidadores desse parque e cai sobre nossa responsabilidade o sucesso deste equipamento”. 
A dona de casa Francisca Canindé Oliveira, mãe de Felipe Oliveira da Silva, 10 anos, que faz tratamento no CRI há quatro anos, estava muito feliz. “O parque vai ajudar na interação do meu filho, que é altista, com seus amiguinhos .  
Já a mãe Lucinalva Lopes, mãe de Francisca Caroline, 7 anos, disse que o parque vai possibilitar diversão e entretenimento para as crianças enquanto aguardam o atendimento. “É uma iniciativa valiosa para as crianças do CRI”, disse ela. 
O parque Anna Laura será aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Os brinquedos têm indicação de faixa etária e trabalham os diversos tipos de deficiência. Dentre diversos equipamentos instalados, as crianças brincaram mais nos Painéis Caledoscópio, no Distorcivo, Ábaco, Pictorama e no Xilifone.  Além da instalação dos equipamentos, foi feito ajardinamento do espaço e decoração para receber as crianças. 

Prefeitura de Currais Novos e SEBRAE realizam curso de condutor local de turismo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em péEconômico e Turismo – SEMTUR e a “Sala do Empreendedor”. A abertura do curso aconteceu na noite desta segunda-feira (27) no SEBRAE, e contou com a presença do Prefeito Odon Jr, do chefe do escritório local do SEBRAE, Célio Vieira, do professor da UFRN e ministrante do curso, Marcelo Taveira, da secretária da SEMTUR, Ana Albuquerque, da coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, do Controlador do Município, João Gustavo, e da agente de desenvolvimento local, Risolane Ferreira. 
O Chefe do escritório do SEBRAE em Currais Novos, Célio Vieira, comentou sobre a importância do curso para o município. “A parceria com a Prefeitura foi fundamental para a realização deste curso que será importante para o turismo local”, disse Célio. O Prefeito Odon Jr ressaltou a importância do turismo para a economia curraisnovense. “Currais Novos tem um grande potencial na geração de renda através de turismo, e estamos trabalhando para gerar oportunidades e parcerias que contribuam para o fortalecimento do turismo na cidade”, disse o prefeito. O Curso se estenderá até o sábado, 01 de abril.

ANIVERSARIANTE DO DIA!




Feliz vida, Gerô!

Que hoje, mesmo depois de apagar as velas, a Luz de Deus possa brilhar cada vez mais na sua vida, trazendo paz, amor e felicidade. Que os seus sonhos se realizem.

É o que desejam todos que fazem a ACDF.

Francisco Felipe (Presidente) 
Walfredo Luiz Galvão (Vice) 

Prefeitos seridoenses participaram na AMSO da reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Os prefeitos da região Seridó participaram na tarde desta segunda-feira (27) na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Seridó Oriental (AMSO) em Currais Novos, da reunião do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, encontro que teve como destaque a discussão sobre a implantação do sistema integrado de resíduos sólidos na região com aterro, estações de transbordo, unidades de triagem e pontos de entrega voluntária. A reunião contou com a presença do técnico da SEMARH e coordenador do projeto, Sérgio Pinheiro, da professora Vagna Dantas da Fundação Norteriograndende de Pesquisa e Cultura - FUNPEC, e da representante da SEMARH, Clara. O Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, participou do encontro e disse que a discussão é importante e necessária para a região. “Muito importante discutirmos esse projeto que trará uma grande contribuição para o meio ambiente na região”, disse o prefeito.

Prefeito Odon Jr participou do lançamento do calendário de Exposições Agropecuárias do RN. Exponovos será de 30 de junho a 02 de julho

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé
O Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, participou na manhã desta segunda-feira (27) em Natal, do lançamento do Calendário Oficial das Exposições Agropecuárias do RN, encontro que contou com a participação do Secretário Estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, e de representantes de associações de produtores, criadores e de prefeitos. “A EXPONOVOS acontecerá de 30 de junho à 02 de julho e movimentará a economia do agronegócio e da agricultura familiar de Currais Novos e região”, disse o Prefeito Odon Jr, que também fez alguns pleitos ao secretário. “Pedi ao Secretário e ao Governo a entrega de sementes para os municípios do Seridó, e também conversei sobre a utilização do Parque de Exposições pela Prefeitura de Currais Novos”, comentou o Prefeito. 

Os eventos agropecuários já são tradicionais no Rio Grande do Norte e contribuem para o fortalecimento da economia dos municípios com a exposição e comercialização de animais, torneios leiteiros, feiras de artesanato, julgamento de raças, apresentações culturais, shows, etc. O Circuito de exposições agropecuárias no RN passará por nove cidades: São Paulo do Potengi, Caicó, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Afonso Bezerra, São José de Mipibu, Parnamirim, Mossoró e Lajes.