quarta-feira, 29 de abril de 2015

Hoje é Dia Internacional do Cão-Guia

Para quem não sabe, de todas as deficiências, a visual é a que mais acomete os brasileiros. De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 18% afirmaram ter dificuldade para enxergar, mesmo com óculos ou lentes de contato.

Mas, apesar desse enorme contingente, o Brasil só conta hoje com cerca de 100 cães-guia em atividade. Mais de 2,2 mil brasileiros cegos estão cadastradas em filas de espera por um animal treinado.

O cão-guia, além de ser uma companhia excelente, ele garante autonomia, segurança e liberdade a quem não enxerga.

Manual do Cão-Guia

O Instituto IRIS Cão Guia desenvolveu um manual bem bacana com o intuito de levar mais conhecimento sobre o cão-guia para os cidadãos.

Para baixar o material, acesse o link a seguir:

Rede de supermercados Walmart abre vagas para pessoas com deficiência

Vagas são para os estados nordestinos PE, MA, CE, PB, AL e RN. As 80 oportunidades são de diferentes setores da Walmart Brasil.

A rede de supermercados Walmart Brasil está com as inscrições abertas para a seleção de vagas para pessoas com deficiência em diversos estados do Nordeste. As oportunidades são para cargos nos setores operacional e também administrativo da rede em Pernambuco, Maranhão, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

São ofertadas mais de 80 vagas, para as quais não é necessário apresentar experiência prévia. Os candidatos precisam apenas ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo e enviar o currículo através do e-mail diversidade@wal-mart.com ou entregá-lo no balcão de informações da loja mais próxima, até o dia 30 de maio.

Aqueles que forem contratados vão participar de treinamento. A rede não informou o valor do salário, mas apontou que o contratado tem direito à assistência médica e odontológica, seguro de vida em grupo, restaurante na empresa e vale-transporte. No Nordeste, o Walmart Brasil opera com as bandeiras Bompreço, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam's Club.

Fonte: G1

Maquete do Parque Olímpico proporciona percepção para pessoas com deficiência

Foto da maquete do Parque Olímpico
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e para marcar a data de 500 dias restantes para a chegada da competição, foi inaugurada, nesta segunda-feira, no Instituto Benjamin Constant, local de ensino para pessoas com deficiência visual no Rio de Janeiro uma maquete sensitiva representando o Parque Olímpico da Barra.

A maquete foi criada com o objetivo de permitir que pessoas com deficiência visual possam ter a percepção espacial no Parque Olímpico. Além disso, segundo o presidente da empresa Olímpica Municipal (EOM), Joaquim Monteiro, a maquete poderá ser apreciada por outras pessoas.

“Com a maquete, o público poderá conhecer o Parque Olímpico em uma versão fiel, reduzida e real. A maquete já é lúdica, porque atinge criança, adulto, todo mundo. E no caso de uma maquete tátil, mais ainda, porque deficientes visuais também vão poder sentir o Parque, perceber a Vila Olímpica, as ruas, a lagoa, a vegetação, os volumes”, declarou ao site Rio 2016.

A base da obra é de madeira e MDF, os prédios são de acrílico, de chapas de PVC e também de madeira. Tinta, plástico, areia e outros materiais foram utilizados na confecção da miniatura.

Os cegos, ao tocarem a maquete, reduzida proporcionalmente ao mundo real, poderão ter a noção do tamanho real das estruturas, além de poder conferir as identificação das instalações, pois elas foram feitas em braille.

O arquiteto Flávio Papi, de 60 anos, responsável pela construção da miniatura, falou sobre o desafio de construí-la e sobre os cuidados para que as pessoas não se machuquem. “Uma maquete comum normalmente é muito delicada, mas essa maquete tátil precisava ser resistente, pois é aberta e será tocada constantemente, e, ao mesmo tempo, segura ao toque. Alguns elementos foram eliminados da obra, como a representação das pessoas e dos postes da maquete, que seriam muito finos e pontiagudos e poderiam machucar as pessoas”, explicou ao site oficial do Rio 2016.

Marcos Lima, que é cego, ex-atleta e membro de Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016, falou da importância desse tipo de iniciativa para deficientes visuais.

“A nossa ideia é possibilitar que a pessoa com deficiência visual toque e sinta não apenas a posição de cada arena, mas também sua forma e construção. Eu, particularmente, amo maquetes e miniaturas, tenho uma coleção em casa, pois é a forma como eu consigo ver o mundo. Esta maquete está mudando a minha forma de ver o Parque Olímpico, e isso não é só pra mim", disse.

"A maquete estará disponível a todos Comitês Paralímpicos e Olímpicos Nacionais que visitarão o Parque Olímpico durante sua construção e, principalmente, a todos os cariocas, brasileiros e estrangeiros que vão estar no Parque Olímpico durante os Jogos”, concluiu ao site oficial do Rio 2016.

Fonte: O Tempo

Comitê vê evolução da acessibilidade no Rio: 'Não vamos passar vergonha'

Gerente de integração paralímpica do Comitê Rio 2016, Mariana Mello é realista sobre legado na cidade, mas cita Jogos como evento catalisador para todo o país.
Foto de uma palestra sobre acessibilidade para operários das obras
Tema recorrente nas discussões de legado dos Jogos Olímpicos de 2016, a acessibilidade entrou novamente em pauta em um briefing realizado pelo Comitê Organizador do Rio de Janeiro na última segunda-feira. Diante de questionamentos sobre a capacidade da cidade olímpica estar preparada para atender às demandas de pessoas que possuem algum tipo de deficiência - volume que crescerá exponencialmente durante das Paralimpíadas, a gerente de Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016 mostrou-se realista, mas garantiu que a sede brasileira não fará feio diante do mundo.


- O Rio 2016 tem trabalhado com os diferentes níveis de governo, com a prefeitura, com o estado, para tornar a cidade mais acessível. A gente sabe que não vai ser 100% acessível em 2016. Nenhuma cidade do mundo consegue melhorar tanto em nove anos, que é o tempo que a gente tem de processo dos Jogos, mas a gente tem trabalhado incansavelmente. Nunca se falou tanto sobre acessibilidade. Os Jogos Paralímpicos são um grande catalisador para essa melhoria da cidade. Eu tenho certeza que a gente não vai passar vergonha. A cidade está melhorando e as pessoas vão poder circular pela cidade, mas com certeza a gente não é utópico e sabe que vai ter muito a melhorar. O que a gente espera é que os Jogos Paralímpicos deixem como legado essa continuação de melhoria da acessibilidade na cidade.

Em março deste ano, o ministro do Esporte, George Hilton, e a Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti discutiram o tema em um encontro em Brasília. De acordo com um levantamento 102 das instalações que se candidataram a receber delegações estrangeiras para a aclimatação para as Paralimpíadas precisariam de obras de adequação para receberem pessoas com deficiência.

Longe de ficar surpresa com esses números, Mariana Mello destacou que essas reformas são uma das várias formas de legado das Paralimpíadas, ampliando inclusive os benefícios do evento para outras cidades brasileiras, não limitando-os apenas ao Rio de Janeiro.

- A gente acredita que os Jogos estão ajudando essas instalações a se reformarem. Porque se elas querem receber delegações paralímpicas elas tem que atender determinados requerimentos. estão se transformando e fazendo obras. A gente sabia que teria dificuldade nessa área, mas acredita que pode ajudar a melhorar. Entendemos a melhoria dessas instalações em todo o Brasil e não só no Rio como um outro legado positivo dos Jogos.

Nesta segunda-feira, a inauguração de uma maquete tátil do Parque Olímpico representou ainda outra vertente de acessibilidade dos Jogos. Com uma planta de 1,3m², a peça conta com miniaturas das nove arenas esportivas (Arenas Carioca 1,2 e 3, Arena do Futuro, Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo, Parque Aquático Maria Lenk e Arena da Barra), estão representados também o Centro de Imprensa (MPC), o Centro Internacional da Transmissão (IBC), o hotel de mídia e o Live Site, permitindo que as pessoas com deficiência visual entendam as dimensões e a arquitetura do principal local de competição de 2016.

Fonte: Globo Esporte

Fábio Faria propõe criação de programa de incentivo à geração de energia solar.

unnamed (8)
Incentivar a geração de energia a partir de fonte solar para reduzir a dependência do país em energia gerada por hidrelétricas é o objetivo do Projeto de Lei 1138/2015, do deputado federal Fábio Faria (PSD/RN), que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta é que a energia injetada por unidade consumidora com geração solar distribuída seja cedida à distribuidora e o excedente do consumo próprio seja remunerado. Atualmente, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o excedente se torna crédito que, não consumido, expira após 36 meses.
Segundo o autor do projeto, além de aumentar a participação de energia limpa em nossa matriz, a geração distribuída tem enorme vantagem de reduzir investimentos em redes de transmissão e distribuição, pois está junto dos consumidores.

Atleta Potiguar irá representar o Brasil no mundial de Triathlon na Suécia

unnamedDino Enzo Medeiros da Rocha, 28 anos, triatleta brasileiro confederado pela CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon) e pela FeTriRN (Federação de Triathlon do Rio Grande do Norte), após realizar uma temporada de sucesso no ano de 2014 o qual foi medalhista de sete, das oito competições que participou, foi convocado para representar o Brasil no Mundial de Triathlon Longa Distância 2015, que acontece nos dias 27 e 28 de junho na cidade de Motala, Suécia.
Natural da cidade de Natal-RN, Dino é considerado pelos principais técnicos e treinadores da modalidade no Estado uma grande promessa do triathlon. Com apenas três anos de esporte ele vem se destacando pela sua garra e determinação, é o que atesta seu treinador, Juliano Pessoa, “Dino possui uma natação bem sólida e vem evoluindo tanto no ciclismo quanto na corrida. É um atleta muito forte, prova disso foi o excelente resultado no Campeonato Brasileiro de Longa Distância, o que garantiu a sua convocação para o Mundial”.
O atleta veio da natação, onde representou o estado nas principais competições de Pólo Aquático das regiões Norte e Nordeste. “O esporte é o que me move, e poder representar meu país lá fora é um sonho que venho construindo desde criança”, afirmou o triatleta.

Jeep Clube RN promove 1ª trilha interestadual no fim de semana

Jeep Clube RN
O Jeep Clube RN promove sua primeira trilha interestadual no próximo fim de semana. Saindo de Natal dia 1º de maio (sexta-feira), o comboio segue com destino a cidade de Areia, na Paraíba. O retorno será dia 3 de maio (domingo). Para este evento, que faz parte do calendário de provas deste ano, a organização do Jeep Clube RN montou a logística desde a hospedagem para os sócios passando pela configuração da trilha a ser percorrida até a cidade paraibana.
Jeep Clube RN 2
A diretora social do clube, Cátia Marrafa, organizou as reservas em pousadas na cidade de Areia para o fim de semana. Já o reconhecimento e elaboração técnica da trilha ficaram a cargo dos veteranos Marrafa e Geraldo Moreira. Segundo o presidente do Jeep Clube RN, Carlos Andrade, a grande preocupação foi em elaborar um percurso de nível leve. “Assim todos podem aproveitar não só as trilhas como também a paisagem até Areia”, disse.
Jeep Clube RN 3
Para esta trilha, é esperada a participação de alguns dos novos sócios que foram “batizados” em trilha realizada na semana passada. “São pessoas que preenchem os requisitos necessários para a prática do esporte fora de estrada. Princípios como humildade, respeito à natureza, espírito de solidariedade e doação são qualidades de um bom Off Road”, declarou o presidente.

Polo Seridó de turismo pediu à SETUR mais ações que impulsionem atividade na região

Cidades do Polo Seridó de Turismo se reuniram na manhã desta quarta-feira (29) no auditório da CDL Currais Novos para discutirem ações e projetos que impulsionem a atividade na região, encontro este que contou com a presença dos prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos), João Maria Assunção (Lagoa Nova) e Sérgio Eduardo (Carnaúba dos Dantas), do secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar, além da presença de secretários municipais de turismo e membros do conselho do polo. O clipe do hino de Currais Novos produzido pelo “Casarão de Poesia” e uma apresentação docordel “Atrativos turísticos de Currais Novos” de autoria de Maria José Mamede Galvão, encenado pela aluna Natalia e pela professora Andreia, da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, abriram oficialmente a reunião.

Anfitrião do evento, o prefeito Vilton Cunha ressaltou o esforço do secretário Ruy Gaspar nos primeiros meses à frente da pasta do turismo no RN. “Parabenizo o secretário pelas primeiras medidas e o trabalho para impulsionar o turismo no Estado”, disse o prefeito, que afirmou também que o Seridó mesmo com os problemas da estiagem possui belos atrativos turísticos. “O Seridó tem um povo hospitaleiro, trabalhador e com belezas naturais incríveis, e por isso queremos uma maior interiorização da atividade turística na região”, comentou. A reunião do polo Seridó contou também com a presença do diretor vice-presidente da EMPROTUR – Empresa de Promoções Turísticas do RN, Haroldo Azevedo Filho, do chefe do escritório local do Sebrae, Célio Vieira; do secretário municipal de assistência social, Eugênio Lins; do presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Ronaldo Gomes; e da coordenadora da secretaria municipal de turismo, Socorro Góes.

O desafio de “vender” os polos de turismo do RN vem sendo intensificado pelo secretário da SETUR que afirmou durante a reunião que “o Rio Grande do Norte tem uma enorme vocação turística, atividade esta que pode alavancar ainda mais a economia do Estado”. “Estamos na briga pelo HUB da TAM – centro de conexões de voos domésticos e internacionais, e entramos para ganhar, pois o Rio Grande do Norte tem vantagens técnicas sobre as cidades, vantagens estas que fizeram os EUA no passado escolherem Natal como trampolim da vitória”, lembrou Ruy. O secretário fez um balanço dos primeiros meses de gestão destacando a participação em feiras de turismo internacional e nacional com o objetivo de mostrar os atrativos turísticos do Estado e o potencial para investimentos.
A desoneração do QAV foi um dos fatores principais para a conquista de novos voos para o Estado, e segundo o secretário a meta é captar mais destinos diretos pra Natal, como Roma e Milão na Itália. Sobre a interiorização do turismo, Ruy afirmou que é necessário investir neste setor na região do Seridó e em outros polos para alavancar as economias locais. “Queremos abrir novas perspectivas de negócios para o RN e a interiorização é importante”, comentou.

Fonte:ASSECOM

Ezequiel transfere sede do Poder Legislativo para Angicos

Angicos se torna sede do Poder Legislativo nesta quarta-feira (29) com a chegada da Assembleia Itinerante e Assembleia Cidadã. Durante a abertura da sessão solene de instalação, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) destacou as ações de cidadania e os projetos de da Assembleia Legislativa na região. “A população de Angicos recebe de uma só vez dois projetos do Poder Legislativo e como presidente desta Casa, fiz questão de trazer estes dois projetos que levam cidadania a população”, disse Ezequiel Ferreira.

O presidente da Assembleia Legislativa falou ainda dos pleitos que encaminhou ao Governo para melhoria da qualidade de vida dos angicanos. “Tenho pedido por melhorias na educação, substituição das casas de taipa, melhoria do hospital e vou pedir novamente pela construção da unidade dos bombeiros neste município. Esta unidade vai atender todos os municípios adjacentes e grande parte da população do estado, pois a BR-304 é uma via de escoamento mas também é uma via de acidentes”, comentou.

Além da Assembleia Cidadã, a Assembleia Itinerante apresenta o trabalho dos parlamentares aos municípios do Rio Grande do Norte, com a realização de sessões plenárias e audiências públicas, fortalecendo a interação entre o Legislativo e a população. Os deputados estaduais vão discutir assuntos de interesse do município e da região, como questões relacionadas à estiagem.

A Assembleia Cidadã vai oferecer ainda a prestação de serviços, como a retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), oficinas de capacitação profissional, artesanato, educação e corte de cabelo, além de orientação ao consumidor, atendimento médico, orientação em saúde bucal, recreação infantil, lazer para a comunidade e apresentações culturais.

Presentes à sessão os deputados George Soares (PR), Getúlio Rêgo (DEM), Márcia Maia (PSB), Dison Lisboa (PSD), Jacó Jácome (PMN), José Dias (PSD), Cristiane Dantas (PC do B), Kelps Lima (SDD), José Adécio (DEM), Nelter Queiroz (PMDB), Carlos Augusto (PT do B), Ricardo Motta (PROS), Gustavo Fernandes (PMDB), Souza Neto (PHS), Raimundo Fernandes (PROS) e Fernando Mineiro (PT).

Deputados estaduais participam da Assembleia Cidadã em Angicos


Atender a população nos serviços gratuitos de cidadania e saúde: esse é o objetivo da Assembleia Cidadã, programa da Assembleia Legislativa que atende nestas quarta (29) e quinta-feira (30) a população de Angicos. No início da manhã, os deputados estaduais participaram do programa e conversaram com a população.


Ao lado dos parlamentares que também participam da Assembleia Itinerante, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB), visitou os espaços montados na Praça Largo do INSS e destacou a importância do contato entre o Legislativo e a população.

“É com grande satisfação que instalamos a Assembleia Cidadã, que pela primeira vez chega a Angicos, dentro do nosso objetivo de aproximar cada vez mais o Legislativo das pessoas em todo o Rio Grande do Norte. Essa é uma prática de cidadania, com os deputados indo ao encontro do povo, que às vezes tem dificuldade de chegar à sede do Poder Legislativo, na Capital. Além de todos os serviços que são oferecidos no Programa, estamos trazendo novidades nesta edição de Angicos. Pela primeira vez são oferecidos serviços do Sebrae de cadastramento de micro e pequenos empresários individuais e também, do Procon Legislativo e do Procon Estadual”, disse Ezequiel.

Logo após a instalação dos trabalhos, Ezequiel, em companhia dos deputados estaduais e das lideranças locais: o vice-prefeito de Angicos, Deusdete Gomes (PTB), da presidente da Câmara Municipal, Nataly Felipe (PTB) e do vereador Nivaldo Gomes (PV) visitou todos os locais de atendimento da população de Angicos e dos municípios vizinhos.

Os 16 deputados presentes também visitaram a Escola Municipal Professora Maria Odila e acompanharam as ações de atendimento gratuito nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação beneficiando moradores dos municípios de Angicos, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Fernando Pedroza, Santana do Matos e Itajá.

“Estamos contando com 133 profissionais distribuídos nas áreas de atendimento. Nos preparamos para atender à população de Angicos e de toda a região Central, desta manhã até a quinta-feira à tarde”, afirma a coordenadora do Projeto, Magaly Cristina. Os atendimentos gratuitos oferecidos a população continuam na tarde desta quarta-feira (29) e nos turnos da manhã e tarde da quinta-feira (30).

Fonte: Assembleia legislativa do RN

Bancada federal do RN discute sobre abastecimento de Currais Novos e Acari

A bancada federal do Rio Grande do Norte vai participar de reunião na quarta-feira (29), às 16h, com o presidente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes. Na sede da instituição em Brasília, a pauta será a crise hídrica do estado, em especial dos municípios de Currais Novos e Acari.

De acordo com o coordenador da bancada, deputado federal Felipe Maia (DEM), o encontro visa buscar alternativas emergenciais para atender a população abastecida pelo Açude Gargalheiras, que está com apenas 2% de sua capacidade total. “Vamos ao Dnocs em busca de soluções para garantir o abastecimento de água em todo o estado, e em especial do Seridó”, disse.

Fonte: Heitor Gregório - Tribuna do Norte

Caixa vai aumentar preço da aposta da Mega-Sena, Lotofácil e Quina

Portaria publicada nesta quarta-feira (29) no "Diário Oficial da União" autoriza a Caixa Econômica Federal a reajustar os preços das apostas das loterias Mega-Sena, Lotofácil e Quina, Dupla-sena e nas loterias esportivas Loteca e Lotogol.

A Caixa fica autorizada a elevar em 40% os preços da aposta mínima (de seis números) da Mega-Sena, passando o valor de R$ 2,50 para R$ 3,50 para as vendas a partir de 24 de maio.

Com a alta da aposta mínima, os preços das combinadas passam a ser os seguintes:
7 números – R$ 24,50
8 números – R$ 98
9 números – R$ 294
10 números – R$ 735
11 números – R$ 1.617
12 números – R$ 3.234
13 números – R$ 6.006
14 númreos – R$ 10.510,50
15 números – R$ 17.517,50

No caso da Lotofácil, o preço da aposta subirá para R$ 2 para as vendas a partir de 23 de maio (concurso 1.054).

Para a Quina, o valor da aposta de 5 números será reajustado para R$ 1,50 para as vendas partir de 24 de maio (concurso 3.486).

No caso da Dupla-sena, o preço da aposta de seis números passa a R$ 2 a partir de 23 de maio.

Para a Loteca, a aposta simples passa a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio.

Os preços das apostas da Lotogol passam a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio, para "1 aposta". 

Com as elevações das apostas mínimas, sobem também, proporcionalmente, as apostas múltiplas dessas loterias.
As apostas da Lotomania e da Timemania serão mantidas, respectivamente, em R$ 1,50 e R$ 2.

Assembleia se instala no município de Angicos nesta quarta-feira

A Assembleia Itinerante e Cidadã se instalam nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30) na cidade de Angicos, região Central do Rio Grande do Norte. Durante dois dias, Angicos vai se tornar sede do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte. Os deputados estaduais vão discutir assuntos de interesse do município e da região, como questões relacionadas à estiagem.

A Assembleia Cidadã vai oferecer ainda a prestação de serviços, como a retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), oficinas de capacitação profissional, artesanato, educação e corte de cabelo, além de orientação ao consumidor, atendimento médico, orientação em saúde bucal, recreação infantil, lazer para a comunidade e apresentações culturais.

O projeto facilita o acesso à informação e à assistência, para dessa forma, contribuir com a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres.

Assembleia Itinerante

A Assembleia Itinerante é um projeto que tem como objetivo levar os trabalhos parlamentares aos municípios-polo do Rio Grande do Norte, com a realização de sessões plenárias e audiências públicas, aproximando o Legislativo ainda mais da população e fortalecendo essa interação.

Através das visitas a estas cidades, os parlamentares discutem as reivindicações e também se concentram na apresentação de leis e projetos para solucionar, prioritariamente, os problemas apontados na região durante a passagem da Assembleia Itinerante.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Instituto do Legislativo Potiguar divulga aprovados para curso de Gestão Pública

O Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) divulgou na última terça-feira (28) o resultado do processo seletivo para o curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública. A lista relaciona os 30 candidatos aprovados para as vagas titulares e outros 10 para vagas suplentes, de um total de 52 candidatos que prestaram o exame.

A definição da nota final de cada candidato obedeceu três etapas na contagem dos pontos: prova escrita aplicada pela Universidade Potiguar (Unp), com peso de 30 pontos; análise documental com peso de 35 pontos; e grau de escolaridade, também com peso de 35 pontos.

Os candidatos aprovados no processo deverão realizar a pré-matrícula no período de 4 a 18 de maio de 2015, devendo apresentar ao ILP declaração comprobatória do grau de escolaridade e assinar o contrato de compromisso de frequência ao curso.

As matrículas serão realizadas no mês de julho, em data a ser definida pela UnP. As aulas terão início no dia 03 de agosto e funcionará em horário noturno na Universidade Potiguar (unidade Roberto Freire).

Curso de Gestão Pública

O curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do RN, por meio do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), e será ministrado pela Universidade Potiguar (UnP).

Concorreram ao processo seletivo 52 servidores da Assembleia, dentre ocupantes de cargos efetivos, comissionados e funções gratificadas, que prestaram provas de língua portuguesa e interpretação de textos, conhecimentos gerais, atualidades e redação.

Relação de aprovados por ordem alfabética:
Albanizia da Silva Borba
Antonio Alcivan de Castro
Antonio Henrique Camara Bezerra
Breno Fernandes Valle
Edson Jose de Lima Junior
Elton de Souza Alves
Eugenio Carlos dos Santos Bezerra
Fernando Alexandre do Nascimento
Irapoã Nóbrega Azevedo de Oliveira
Joana D’ Arc Soares Eugenio
Joao Alves Ferreira Neto
Jose Eduardo Maia
Jose Hugo Paulo de Almeida
José Reinaldo da Silva Filho
Kylderi Araujo de Goes Junior
Laênia Gardênia dos Santos
Lealdo Pezzi Araujo
Lidiedson Bezerra da Cunha
Luis Carlos Vital Barbosa
Luis Eduardo Tinoco Bulhoes
Marcia Marcelino de Paiva
Maria das Dores Gomes
Marily Romeiro Galvao
Nailde Silva
Paulo de Oliveira Correia
Robson Izidro de Lima Marinho
Romullo Bruno Campos Alves
Tassio José Gurgel Veras
Thales Francisco da Silva Santana
Tulio Vinicius de Melo Pereira

Relação de suplentes por ordem de classificação:
Kalliane Maria Rodrigues Dantas
Adriana Carla da Silva
Leandro Carlos Prudêncio
Maria Régia Costa de Souza
Edimar Andrade da Silva
Flaviana Régia Fernandes Veras
José Fernandes Ribeiro
Josineide da Silva Borba
Luiz Bezerra de Figueiredo Junior
Gilcélia de Araújo Luz

Outras informações: (84) 3232.8957 ou 3232.1001

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Mossoró realizou sua II Pré-Conferência Municipal da PcD


Ontem dia 28 de Abril, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mossoró-CMDPD, realizou no auditória da Cetarn-Ufersa, sua II Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; que tinha como tema: " Os labirintos percorridos por um aluno com aspérger do ensino infantil ao superior, tendo como palestrante a professora Eliane Araújo e seu filho. Esteve presente o magnifico Reitor da Ufersa professor José de Arimatéia, Pró-Reitor de extensão Professor Felipe. Um auditório completamente lotado. Presença de Conselheiros e as Secretárias do Conselho dando seu apoios e aos interpretes por seus serviços, e demais pessoas nos apoiando. Mais uma vez agradecemos a todos que colaboraram na organização para que este evento fosse realizado com muito êxito.

Doença “misteriosa” aparece em 61 municípios do RN

sei la
Uma doença benigna, porém ainda desconhecida, tem chamado atenção na saúde pública do Rio Grande do Norte. Apesar de recorrente nas unidades de saúde desde outubro de 2014, somente no dia 22 deste mês começou a ser catalogada de forma ordenada para estudo. Os sintomas do problema notificado como “síndrome exantemática a esclarecer”, se confundiam com dengue e febre chikungunya, além de sarampo e rubéola.

Os primeiros números de pessoas contagiadas só devem ser divulgados ao completar um mês de investigação, mas a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fala que encontrou casos em 61 municípíos. A doença “misteriosa”, já notificada em outros estados, como Pernambuco e Paraíba, causa manchas vermelhas pelo corpo, chamadas exantemas, algumas vezes associadas a coceira, inchaço e dores nas articulações e pode apresentar febre baixa. A Sesap considera a hipótese de se tratar do Parvovírus B19, que também provoca vermelhidão na pele. Mas os 23 testes já realizados foram negativos.

De acordo com a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Stella Leal, a amostragem ainda é pequena para descartar a doença, que já tem atingido estado vizinho, a Paraíba. Entretanto, acredita-se que, ao contrário do vírus, a síndrome não seja transmitida pelo contato direto, mas por vetor – possivelmente o Aedes aegypt, assim como a dengue e a chikungunya. Stella acredita também em outras possibilidades. “Pode ser um doença importada e que foi introduzida em nosso território”, supõe.

Fonte: Tribuna do Norte

Termina amanhã o prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física


Amanhã, 30 de abril, é o último dia do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal já recebeu até agora 43.100 declarações de um total esperado de 58.000, o que representa aproximadamente 77% do total.

No Estado do Rio Grande do Norte, 215.700 contribuintes já declararam ao leão seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Dos contribuintes que já entregaram o IRPF 2015, 1857 já estão em malha, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão.

A declaração pode ser feita por dois modelos: o completo ou o simplificado. Em geral, quem tem muitas despesas para deduzir deve optar pelo modelo completo, que permite um abatimento maior do IR. O modelo simplificado é usado por quem tem poucas despesas dedutíveis. O sistema da Receita, na hora do preenchimento, indica a melhor opção.

Universidades privadas vão reduzir ao mínimo matrículas pelo FIES

Depois dos cortes orçamentários na educação, o Governo federal fez novas mudanças nas regras do Fies e reconheceu falhas no sistema. Agora, quase 300 mil alunos não estão conseguindo regularizar suas matrículas no Fundo de Financiamento Estudantil. Na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação do Senado, a representante das escolas privadas, Amábile Pacios, afirmou que as instituições privadas de ensino decidiram reduzir ao máximo a participação das bolsas do Fies. A decisão poderá atingir centenas de milhares de estudantes que pretendem ingressar em uma universidade.

“Essa confusão do Fies desorganizou por completo o nosso caminhar. E nós já estamos anunciando à sociedade que nós vamos sair do Fies. Nós vamos reduzir ao mínimo o número de bolsas dentro das nossas instituições destinadas ao Fies”, disse Amábile Pacios.

O senador seridoense José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, acha que o governo deveria ter dito antes o que realmente estava acontecendo. “Já que estamos dentro deste impasse, a medida mais correta teria sido chegar e dizer “não tem dinheiro, acabou”.