sábado, 11 de março de 2017

Núcleo de Saúde Reprodutiva terá atividades descentralizadas para todas as UBS para fortalecer atendimentos nas comunidades

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasO “Núcleo de Saúde Reprodutiva” terá suas atividades distribuídas para todas as 17 Unidades de Saúde da Família de Currais Novos com o objetivo de oferecer à população melhor atendimento em seus bairros, além de fortalecer a rede de atenção à saúde. Com essa preocupação da Prefeitura de Currais Novos e Secretaria Municipal de Saúde em assegurar o direito à uma saúde de qualidade e garantir os princípios do SUS no atendimento da saúde reprodutiva para as mulheres, essa descentralização foi cuidadosamente pensada para melhor atender à população, o que evitará também o deslocamento de pacientes entre áreas distantes à sua moraria. Para a secretária municipal de saúde, Rosário Bezerra, “a redistribuição dos profissionais da equipe do Núcleo para as UBS fortalecerá à atenção básica”. “Tivemos o cuidados de nos reunir com a equipe e decidir de forma respeitosa e democrática como se daria a redistribuição das profissionais”, comentou.
MAIS ATENDIMENTOS
Com essa descentralização, as 17 Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos fortalecerão atendimentos como: Acolhimento e aconselhamento, pré-natal de baixo risco, exames preventivos, prevenção do câncer de mama, planejamento reprodutivo com distribuição de métodos contraceptivos, atenção ao climatério e menopausa, grupos de gestantes, e a inserção do DIU também passará a ser realizada nos postos de saúde. Procedimentos como pré-natal de alto-risco, colposcopia e coleta de material para biópsia do colo do útero serão feitos na rede de atenção especializada como Policlínica, Ambulatório Hospitalar e clínicas particulares contratadas pelo município. As mamografias continuarão no mesmo espaço em que funcionava o Núcleo, bem como outros serviços que serão implantados para fortalecer a saúde do idoso, da criança, do adolescente e do homem. 
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta, portanto, que a população feminina não ficará desassistida com essa descentralização, e não haverá, sob qualquer hipótese, prejuízos, bem como a falta de assistência à população atendida pelo Núcleo, pois os atendimentos continuam sendo ofertados não apenas em um único espaço, mas em todas as 17 Unidades de Saúde, policlínica e clínicas conveniadas.

Prefeito Odon Jr se reuniu com membros do “Gabinete de Gestão Integrada Municipal”


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaAconteceu na tarde desta quinta-feira (09) no Gabinete Municipal da Prefeitura de Currais Novos, reunião com membros do “Gabinete de Gestão Integrada Municipal” com o Prefeito Odon Jr, ocasião onde foram nomeados os novos integrantes do GGIM. “Muito importante as discussões do GGIM para ampliar o trabalho em prol da segurança no município”, disse o Prefeito Odon Jr. 
Participaram da reunião o novo secretário executivo do GGIM, Tenente Adaildo Santos, o juiz da vara criminal de Currais Novos, Dr. Ricardo Cabral; os vereadores Rady Dias e Ausônio; delegado da Polícia Civil e o comandante da companhia de polícia militar; representante da Polícia Rodoviária Federal, Conselho Tutelar, Defesa Civil, e membros da comissão organizadora do Cactus Moto Fest, que discutiram sobre o planejamento da segurança para a festa.

Projeto cultural “Cantoria, Viola e Poesia” será realizado pela Prefeitura em abril

A imagem pode conter: 2 pessoas, textoCom o objetivo de promover, estimular e valorizar os cantadores, violeiros, repentistas, emboladores de coco e declamadores de poesia popular, a Prefeitura de Currais Novos através da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” realizará o projeto “Cantoria, Viola e Poesia”, que terá sua primeira edição no próximo dia 20 de abril na Praça da Rodoviária. De acordo com o presidente da FCJBG, Ronaldo Gomes, “este será um projeto muito importante de resgate dessas manifestações culturais que fazem parte da nossa identidade cultural”. Os violeiros Zé Lúcio e Sérgio Cleto estão na equipe de organização do evento e pretendem reunir grandes artistas que representam essas manifestações. O comércio local também deverá ser parceiro do projeto, que terá como homenageado o senhor “Nezinho Ferreira”, um dos maiores apoiadores da cantoria de viola em Currais Novos.

Prefeitura realizará cadastro dos artesãos entre 07 e 17 de março na “Sala do Empreendedor”


A imagem pode conter: área internaA Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMTUR) realizará a partir desta terça-feira (07) na “Sala do Empreendedor” (Av. Cel José Bezerra, 10, anexo da SEMTUR) o cadastramento dos artesãos do município, ação que acontecerá até o dia 17 de março das 8h às 12h. Para se cadastrar, o artesão deverá apresentar documentos como o RG, CPF e Comprovante de Residência. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o cadastro tem como objetivo saber a quantidade destes profissionais que atuam no município e quais segmentos de trabalho, para que a partir dos dados obtidos a SEMTUR realize um planejamento melhor das ações a serem realizadas com estes trabalhadores durante o ano. Após o cadastramento, a Secretaria de Turismo realizará uma reunião com todos os artesãos para discutir a realização de cursos e a participação em feiras e eventos que fortaleçam essa importante atividade para o desenvolvimento e geração de emprego e renda na cidade.