sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lançamento da Matricula Antecipada para pessoas com necessidades especiais.


No dia (13) de outubro, na Escola Estadual Tristão de Barros, Currais Novos - RN aconteceu O Chá Pedagógico com lançamento da Matricula Antecipada para Pessoas com Deficiências. O evento contou com a presença de vários gestores das escolas das cidades
circunvizinhas, no qual, o evento começou com uma apresentação Cultural, depois a diretora da 9º DIRED fez um pronunciamento aos presentes e em seguida a Professora Suzana Costa Lima, fez uma palestra sobre a matrícula antecipada e por fim algumas orientações do trabalho apresentado pela Equipe da Educação Especial da 9º 
DIRED. 

Na oportunidade, Ivana Maria de Oliveira Torres falou ao site cnagitos.com dos objetivos da matricula antecipada, segundo ela, “fazer com todo e qualquer pessoa com deficiência tenha direito e dever de estar na escola pública no horário e na escola que deseja, e se a escola não estiver adequada, ela tem por obrigação se adequar e cumprir com o dever”.A matricula antecipada para pessoas com deficiências existe desde 2005, com o propósito de incluí-las na sociedade através da escola.

Para a Professora Suzana Costa Lima. o gestor escolar deve proceder da seguinte forma para atender os alunos com deficiências: primeiramente matricular na escola, para logo em seguida fazer uma avaliação de ingresso. “As DIREDs, espalhadas pelo estado possuem os questionários de avaliação que já vem anexado à resolução 2/2012, do conselho estadual de educação para a educação especial.” As datas para a matricula antecipada, na capital é de 19 a 26 de outubro e no interior do estado, é de 19 de outubro a 22 de novembro.  

Estavam presentes representantes do COMADE, ACDF, na pessoa de Júlio César Dantas, (candidato a presidente para o Biênio 2013/2014) e outras entidades ligadas as pessoas com deficiências.





Tele APAE 2012


Com o objetivo de gerar melhorias e dar continuidade no trabalho que desenvolve há 34 anos na cidade de Currais Novos/RN, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE realiza a 7ª edição do TeleAPAE. 

Uma ação feita em parceria com a Sidy´s TV a Cabo, no Canal 4, que ao longo da programação do dia 26 de novembro buscará sensibilizar a sociedade para fazer sua doação. 

A proposta deste ano é para arrecadar recursos financeiros objetivando finalizar a construção do Ponto de Venda (bazar) dos produtos que são confeccionados no Núcleo Produtivo da própria APAE.

Este Núcleo, que envolve a produção feita pelos os usuários e suas famílias, é uma das propostas da atual gestão que luta para gerar a sustentabilidade financeira da APAE.

Atualmente, na APAE de Currais Novos/RN, são atendidos em torno de 100 usuários com as mais diversas deficiências (física e intelectual) projetando um trabalho incansável em torno de atendimentos pedagógico e clínico, desenvolvendo atividades para que o indivíduo se torne um cidadão respeitado e acolhido pela família e pela sociedade.

"Este é o momento em que mais precisaremos da sociedade curraisnovense!" declara o Presidente George Negreiros.

Compartilhe o TeleAPAE 2012!

Fonte: http://jeansouza.com.br/site.php?site=verNoticia&idNews=5056

Parceria Forró do Pulsação e Universitários!


No aniversário do Pulsação 01/12 (Mastruz com Leite, Circuito Musical e Complexo) serão disponibilizadas senhas p/ universitários em troca de 02 kg de alimentos e um valor que será revertido à Jamilla Macedo para adquirir uma CADEIRA MOTORIZADA! 

Nós e Jamilla contamos com vocês universitários!

Campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta quarta no RN


Uma tradição natalina, a Campanha Papai Noel dos Correios será lançada no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (14).
No Rio Grande do Norte, os números da campanha também são expressivos: em 2011, o “Papai Noel dos Correios” enviou 11. 387 cartas-resposta e entregou 6.587 presentes às crianças potiguares, ocupando o 2° lugar no Nordeste em número de crianças contempladas. Tudo isso é possível graças à solidariedade da população que procura as agências dos Correios para adotar uma ou mais cartinhas.

Lei do agendamento de consultas para idosos e deficientes entra em vigor


O presidente da câmara municipal de Currais Novos Marinaldo Francisco promulgou a Lei que estabelece agendamento telefônico para consultas para pacientes idosos e pessoas com deficiência, cadastrados nas unidades de saúde do município de Currais Novos.

Comunidade curraisnovense ofereceu sugestões para o Orçamento de 2013


Sob a presidência de Marinaldo Francisco, vereadores e entidades representativas da sociedade curraisnovense e população em geral estiveram presentes hoje pela manhã a Audiência Pública na câmara municipal, oferecendo sugestões que poderão fazer parte do Orçamento do Município para o próximo ano.
Inicialmente, o secretário de finanças Bob Gama fez uma síntese sobre a proposta orçamentária que terá um montante de R$ 78.951.000 com proposta de crédito suplementar de no máximo 40%.
Bob acrescentou que os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano ficaram abaixo dos referentes ao ano passado. Em seguida vereadores e a comunidade usaram da palavra para propostas.
Algumas sugestões foram apresentadas: Betinha Alves, presidente da ACDF chamou a atenção para a acessibilidade nos prédios públicos.
Wesclei Gama, do Casarão de Poesia defendeu maior investimento em entidades que trabalhem a cultura no município.
Aderlan Medeiros disse da importância da instituição da Defensoria Pública, para auxiliar a população em suas necessidades.
As emendas
O presidente Marinaldo Francisco destacou que algumas das sugestões poderão se tornar emendas coletivas dos vereadores ao Orçamento do Município, desde que não haja choque com o que seja atribuição do poder executivo.





Lei prevê colocação placas em Braile em órgãos e áreas públicos de Currais Novos


É obrigatório inserir placas de informações em braile em suas entradas sobre horários de funcionamento, atribuições legais, pagamentos de taxas e localização de escadas, rampas e elevadores, acessam a instalações sanitárias dentre outras, para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.