sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lançamento da Matricula Antecipada para pessoas com necessidades especiais.


No dia (13) de outubro, na Escola Estadual Tristão de Barros, Currais Novos - RN aconteceu O Chá Pedagógico com lançamento da Matricula Antecipada para Pessoas com Deficiências. O evento contou com a presença de vários gestores das escolas das cidades
circunvizinhas, no qual, o evento começou com uma apresentação Cultural, depois a diretora da 9º DIRED fez um pronunciamento aos presentes e em seguida a Professora Suzana Costa Lima, fez uma palestra sobre a matrícula antecipada e por fim algumas orientações do trabalho apresentado pela Equipe da Educação Especial da 9º 
DIRED. 

Na oportunidade, Ivana Maria de Oliveira Torres falou ao site cnagitos.com dos objetivos da matricula antecipada, segundo ela, “fazer com todo e qualquer pessoa com deficiência tenha direito e dever de estar na escola pública no horário e na escola que deseja, e se a escola não estiver adequada, ela tem por obrigação se adequar e cumprir com o dever”.A matricula antecipada para pessoas com deficiências existe desde 2005, com o propósito de incluí-las na sociedade através da escola.

Para a Professora Suzana Costa Lima. o gestor escolar deve proceder da seguinte forma para atender os alunos com deficiências: primeiramente matricular na escola, para logo em seguida fazer uma avaliação de ingresso. “As DIREDs, espalhadas pelo estado possuem os questionários de avaliação que já vem anexado à resolução 2/2012, do conselho estadual de educação para a educação especial.” As datas para a matricula antecipada, na capital é de 19 a 26 de outubro e no interior do estado, é de 19 de outubro a 22 de novembro.  

Estavam presentes representantes do COMADE, ACDF, na pessoa de Júlio César Dantas, (candidato a presidente para o Biênio 2013/2014) e outras entidades ligadas as pessoas com deficiências.





Nenhum comentário:

Postar um comentário