domingo, 26 de janeiro de 2014

Suporte ao Windows XP e Office 2003 se encerram em Abril

A partir de 8 de abril o sistema operacional Windows XP e o pacote de programas do Office 2003 não terão mais atualizações e suporte da empresa


A Microsoft anunciou que encerrará o suporte ao sistema operacional Windows XP e ao pacote Office 2003 em 8 de abril de 2014.

Após a data ainda poderão serem usados os produtos normalmente, mas não contaram com atualizações de segurança ou suporte técnico.

Os modelos antigos podem serem atualizar tanto o Windows quanto o Office para as versões mais novas.
Veja os requisitos mínimos para fazer a atualização:
Requisitos de sistema para Windows 8

  • Processador de 1 GHz ou superior
  • 2 GB de memória RAM
  • 20 GB de espaço livre em disco
  • Monitor com resolução 1024×768
  • Placa de vídeo com DirectX 9 com drive WDDM
  • Requisitos de sistema para Office 2013
  • Processador de 1 GHz
  • 2 GB de memória RAM
  • 3 GB de espaço livre em disco
  • Monitor com resolução 1366×768
  • Placa de vídeo com DirectX 10
  • Sistema operacional Windows 7 ou 8

RN é o estado do Nordeste que mais aprova projetos no Edital SENAI SESI de Inovação‏

Com sete projetos aprovados, o Rio Grande do Norte ficou em primeiro lugar no Nordeste e quinto no Brasil no Edital SENAI SESI de Inovação 2013, atrás apenas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.
O Sistema FIERN inscreveu dez projetos no Edital, sete através do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e três pelo SESI (Serviço Social da Indústria). Destes, o SENAI aprovou quatro e o SESI os três que apresentou. Os sete projetos aprovados representam investimentos de R$ 2 milhões e 629 mil.
O Edital SENAI SESI de Inovação tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para a indústria nacional. Beneficia empresas do setor industrial – incluindo microempreendedores, empresas de pequeno porte e empresas incubadas – dando suporte técnico e financeiro, por meio dos Centros de Tecnologia do SENAI e unidades do SESI, para o desenvolvimento de projetos com ênfase em inovação tecnológica e social.
O representante regional do Edital no Rio Grande do Norte, Benilton Nunes, do SENAI-RN, ressalta que o momento nacional propicia e incentiva a inovação. “Além disso, o Governo Federal está oferecendo uma série de oportunidades, o que mudou a realidade para o micro e pequeno empresário”.
Segundo Benilton Nunes, antes existia a percepção de que a participação nesses editais e criação de novos processos ou novos produtos fossem restritas às empresas grandes ou multinacionais, mas as micro, pequenas e médias também podem participar.
Ele explica que a constância nos investimentos feitos e a evolução na capacidade técnica, além do nível de concorrência elevado, foram fatores determinantes para que o Rio Grande do Norte figurasse na primeira colocação na região. “O nível dos projetos apresentados foram muito bons, cada vez mais ligados à demanda do mercado. Embora sejam empresas pequenas, elas não apresentam mais projetos de inovação, mas, linhas de pesquisas de inovação”, destacou.
Para o representante regional do Edital no Rio Grande do Norte, os projetos vão complementando aquele foco estratégico que a empresa tem para inovação. “Então, percebe-se que há toda uma linha de pesquisa de inovação e esse é um processo muito interessante e gratificante”.

Quem trabalhou de carteira assinada entre 1999 e 2013 pode pedir revisão de saldo de FGTS

Brasileiros que tiveram contrato formal de trabalho em regime CLT entre 1999 e 2013 e, consequentemente, contribuíram com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), precisam ficar atentos. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável até então pela correção monetária de precatórios e do FGTS, como inconstitucional e ilegal.

"A decisão ocorreu porque durante o período vigente em que foi utilizada (1999 a 2013), a TR não acompanhou os demais índices de correção e esteve abaixo da inflação, o poder de compra não foi recuperado e os trabalhadores receberam menos do que deveriam", explica o especialista em Direito Tributário da RCA Advogados, Dr. Robson Amador.

Por causa da mudança, todos as pessoas que trabalharam nos últimos 14 anos, inclusive os aposentados, podem entrar com ação judicial para pedir a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A estimativa é que a diferença percentual entre o que o trabalhador de fato recebeu, e o que deveria ter recebido, varia de 60% a 80%, dependendo dos meses e dos anos trabalhados.

A partir de agora, o índice escolhido para a correção monetária do FGTS será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). "Assim como outros índices, o INPC sempre acompanha o nível da inflação. Em termos de comparação, em um ano a TR acumula uma variação de 0,04%, enquanto o INPC registra uma alta de 6,67% durante o mesmo período", relaciona o especialista em Direito Tributário.

Aposentados e contribuintes que já tenham sacado o Fundo de Garantia também têm direito à revisão. O pedido pode ser feito em até 30 anos. Para entrar com a ação, o trabalhador deve obter os extratos do FGTS de 1999 a 2013 junto à Caixa Econômica Federal, RG, CPF, comprovante de residência procurar um advogado especialista.

"A partir dos extratos, haverá uma comparação entre o índice que foi aplicado e o índice que deveria ter sido utilizado. A partir daí será calculada a diferença", esclarece Robson Amador.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

O FGTS foi criado em 1966 por meio da Lei 5.107, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Atualmente, é a Lei 8.036/1990 que regula o FGTS e faz menção à correção monetária. O Fundo de Garantia é uma conta aberta pelo empregador junto à Caixa Econômica Federal, para que seja depositado mensalmente 8% do salário, mais atualização monetária e juros.

Como surgiu a Taxa Referencial?

A Taxa Referencial é originária da Lei 8.177, que foi criada em 1991, no Plano Collor II. A iniciativa fez com que os valores recolhidos do FGTS não refletissem os índices oficiais da inflação, o que causou prejuízo aos trabalhadores.

Currais Novos foi palco da 1ª Caminhada Dançante do Seridó realizada pela Ótica Diniz



O que parecia ser um domingo comum na Terra da Scheelita tornou-se um animadíssimo dia e cheio de atividades. Claro que sorrisos também não faltaram, tudo isso devido a participação forte da população curraisnovense.

Em meio a uma ampla estrutura montada no Largo do Tungstênio Hotel, especialmente para o evento intitulado de “Caminhada Mais Saúde”, que se deu hoje (26), a Ótica Diniz em parceria com o irreverente instrutor de Tae Bo Shaulyn, juntos promoveram um grande encontro de mulheres e homens da Princesa do Seridó, intuindo a realização de um momento diferente, descontraído e acima de tudo saudável que pudesse estimular as pessoas a praticar atividades simples, como a caminhada, mas que com certeza ajuda e muito no nosso bem estar.

A maior caminhada dançante já acontecida no Seridó foi, certamente, um sucesso. Iniciativa tomada pela primeira vez no município, os participantes do evento puderam verificar a pressão arterial, compartilhar de uma estimulante e agitadíssima aula de Tae Bo com o professor Shaulyn Nunes, ao longo de todo o percurso e após o retorno ao local de início, e ainda desfrutar de um enorme e delicioso café da manhã, bem como sorteios de diversos brindes.

Além de que, a Caminhada Mais Saúde é também um projeto beneficiente e tem um importante papel social, visto, pois que a cada kit vendido era arrecadado 1kg de alimento, este último que será revertido para a instituição Abrigo dos Velhos de Currais Novos.

O acontecimento foi uma realização da Ótica Diniz em parceria com o Studio de Dança “Corpo Arte em Movimento”, no CCT, Auttus, Gráfica e Copiadora Di Adelson, Quintal da Villa, On Line For Men, Arte Modas, Alayde Cosméticos, Vieira Motos Shineray, Del Rayssa, Fasciniu’s, Dias Contabilidade e Teônia Cabelereira.

Clique aqui e confira toda a cobertura fotográfica.

Fonte: Geyse Bárbara

Sisu: Resultado da segunda chamada sai amanhã

sisu 

O Ministério da Educação (MEC) divulga amanhã (27) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na página do programa. A matrícula deve ser feita entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. Quem perder o prazo da matrícula, perde a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante na escola em que foi selecionado.

Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos. O candidato que não foi selecionado para a primeira opção de curso, poderá participar da lista da espera. Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro fica aberto o prazo para adesão à lista, também na internet. A convocação desses candidatos ocorre a partir de 11 de fevereiro.

Tetraplégicos controlam cadeira de rodas com a língua


Piercing na lingua pode controlar cadeira de rodas de tetraplégicos. 
Foto: © Georgia Institute of Technology

Um dos grandes desafios enfrentados hoje pelos profissionais que trabalham com reabilitação física é garantir o máximo de independência, qualidade de vida e inclusão social a pessoas com alguma deficiência. Algumas vezes problemas antigos encontram soluções através da inovação tecnológica; outras vezes, a solução surge de uma combinação inusitada entre inovação e arte corporal.

Recentemente, uma equipe do Instituto de Tecnologia da Geórgia desenvolveu um dispositivo que permite a pessoas com tetraplegia controlar uma cadeira de rodas motorizada utilizando um piercing de língua. Este equipamento é composto basicamente por um dispositivo magnético posicionado na língua e sensores, os quais permitem ao paciente usar a língua como um joystick em um sistema sem fios. Esta foi uma idéia genial pois mesmo em uma lesão medular alta a motricidade da língua encontra-se preservada uma vez que é feita pelo XII par (n. hipoglosso).


Para investigar melhor a utilização do piercing de língua magnético, pesquisadores do Instituto de tecnologia da Geórgia publicaram recentemente um trabalho na revista Science Translational Medicine. No qual avaliaram a velocidade e precisão da locomoção em cadeira de rodas utilizando o tal piering de língua e a compararam com o desempenho do dispositivo de sopro (Nota do blogueiro: Atualmente, a tecnologia assistiva mais popular que permite pessoas com tetraplegia controlar uma cadeira de rodas é um dispositivo no qual os usuários assopram, ou mesmo fazem sucção do ar, em um canudo acoplado a sua cadeira de rodas e que “entende” quatro direções básicas: frente, trás, direita e esquerda).

Esta pesquisa foi feita com um grupo de 11 voluntários com lesão medular em C6 ou superior e 23 indivíduos sem lesão medular. Os resultados mostraram que quando os participantes utilizaram o piercing de língua magnético, seu desempenho foi até três vezes melhor do que com o dispositivo de sopro. Ah! Quase me esqueci: Furar a língua não é pré-requisito para utilizar o sistema. Durante a pesquisa, o sensor magnético foi fixado na língua dos voluntários que não tinham piercing utilizando uma cola especial.

Quais as implicações deste estudo?

Logo de cara, percebe-se que apesar de promissor, o dispositivo foi testado apenas dentro do ambiente controlado de um laboratório de pesquisas. Estudos maiores em condições do mundo real, onde dificuldades não previstas podem (e irão) surgir, são necessários antes que este equipamento possa ser comercializado.

Esta inovação atraiu a minha atenção porque muitas pessoas com lesões, ou mesmo doenças neurológicas mantém intacta a motricidade da língua. A meu ver, este dispositivo pode ser utilizado não só para mover a cadeira de rodas, mas também para utilizar um computador, celular, TV, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas adaptadas, jogar Call of Duty e Halo 2.

Calendário Eleitoral: eleitores com deficiência devem solicitar seção especial para votar

 
Os eleitores que necessitam de atendimento especial em decorrência de alguma deficiência ou mobilidade reduzida devem informar à Justiça Eleitoral, até o dia 7 de maio, que precisam de um local adaptado para votar. Nas eleições de 2010, 17.904 seções eleitorais foram adaptadas para os eleitores com deficiência em todo o Brasil. Para 2014, a expectativa é que esse número cresça.

Em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral tem o registro de 410.737 eleitores com deficiência e, diante disso, trabalha para promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia desses eleitores ao processo eleitoral. Os procedimentos que devem ser adotados para atender da melhor forma esse público especial estão previstos na Resolução TSE nº 21.008, aprovada em 2002. O texto determina que os locais de votação para os deficientes tenham fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nas últimas eleições gerais, em 2010, o TSE especificou ainda mais as garantias asseguradas aos eleitores com deficiência por meio da Resolução TSE nº 23.218. Um exemplo é a possibilidade, prevista no artigo 51, de o eleitor ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. A pessoa que prestar o auxílio poderá, além de entrar na cabine de votação junto com o eleitor, digitar os números na urna.

Além disso, a Justiça Eleitoral desenvolveu sistema de áudio, teclado em braile e a marca de identificação da tecla 5 na urna eletrônica como recursos auxiliares aos deficientes visuais. Há, ainda, uma orientação para que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) busquem parcerias para incentivar o cadastramento de mesários e colaboradores com conhecimento em Líbras, a Língua Brasileira de Sinais.

A ampliação de um melhor atendimento aos eleitores com deficiência foi impulsionada pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em 2007 em Nova York, nos Estados Unidos. O texto assinado foi ratificado pelo Congresso Nacional e passou a integrar o rol dos direitos e garantias individuais inscritos na Constituição Federal de 1988.

O objetivo da convenção é dar aos portadores de deficiência a participação efetiva na vida política e pública, incluindo o direito e a oportunidade de votarem e serem votados. Para tanto, os estados signatários devem adotar procedimentos, instalações, materiais e equipamentos para votação apropriados, acessíveis e de fácil compreensão e uso.

Como solicitar uma seção especial?

Para requerer a transferência do local de votação para uma seção especial, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral munido do título de eleitor e documentos pessoais e informar o tipo de atendimento que necessita até o dia 7 de maio. Os eleitores que não conseguirem solicitar a seção dentro do prazo, ainda poderão comunicar ao juiz eleitoral sobre suas restrições e necessidades até 90 dias antes das eleições. O requerimento deverá ser feito por escrito para que a Justiça Eleitoral providencie os meios e recursos para facilitar o exercício do voto. Se ainda assim o eleitor não tiver como comunicar suas necessidades, no dia da eleição, ele deve informar ao mesário sobre sua condição para que o auxílio adequado seja providenciado.

Fonte: JusBrasil

Memorial da Inclusão, em São Paulo, recebe exposição “Sentir prá Ver”

201411593036_SENTIRPRAVER_interna

Em 23 de janeiro, às 16h, acontece no Memorial da Inclusão a abertura da exposição “Sentir prá Ver”, uma seleção de 14 reproduções fotográficas acessíveis de obras do acervo da Pinacoteca do Estado.

A exposição de gêneros da pintura, com diferentes técnicas, fica no Memorial até 31 de março e busca de forma inclusiva apresentar obras do acervo do museu à todos, pessoas com e sem deficiência.

Para a realização da exposição serão adicionados recursos de acessibilidade para auxiliar na locomoção da pessoa com deficiência física e/ou mobilidade reduzida, e para estimular a compreensão das obras para pessoas com deficiência visual.

SERVIÇO

Exposição Sentir prá Ver
Data abertura: 23 de janeiro
Horário da abertura: 16h
Data de mostra: 24 de janeiro a 31 de março
Local: Memorial da Inclusão
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda
 

Blog Tarifas bancárias: proposta isenta pessoas com deficiência

As instituições financeiras, públicas ou privadas, deverão isentar de tarifas bancárias as pessoas com deficiência que tenham renda bruta de até cinco salários mínimos, de acordo com projeto em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O PLS 700/2011, de Lindbergh Farias (PT-RJ), altera a Lei 10.048/2000, sobre prioridades de atendimento.
 
O senador diz que a capacidade de pagamento das pessoas com deficiência é reduzida, já que elas têm gastos extras com medicamentos, equipamentos e tratamentos.

“Como o número de clientes bancários com deficiência não é grande, verifica-se que o impacto econômico dessa medida para as instituições financeiras, sejam públicas ou privadas, é desprezível, o que faz esse projeto observar o princípio da proporcionalidade em matéria econômica”, acrescenta Lindbergh.

A proposta já passou pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde foi alterada a extensão do benefício apenas àquelas pessoas com deficiência que recebem até o máximo de três salários mínimos. Segundo o relator na CDH, Wellington Dias (PT-PI), a mudança foi feita para reduzir custos resultantes da isenção proposta. Ele acrescentou também a obrigação de que a renda mínima mencionada seja comprovada, evitando assim o uso indevido dos direitos sociais, e emenda para considerar o volume de movimentações financeiras como indicadores da renda do cidadão, de forma que a isenção não se aplique ao cidadão que demonstre riqueza incompatível com a renda bruta declarada.

Wellington previu ainda que as instituições bancárias possam rever a situação econômica do cidadão e, caso constatem que ela mudou, possam cancelar a isenção, cobrando normalmente as tarifas contratuais.

Na CAE, o relator é Eduardo Amorim (PSC-SE). O projeto tramita em conjunto com vários outros que também modificam a Lei 10.048/2000. O relator propõe a separação dos projetos. Para ele, além do PLS 700/2011, também os PLS 270/2010, 101/ 2012 e 25/2013 “devem ser desapensados para que possam seguir sua tramitação normal de forma autônoma”. Os PLCs 93/2011 e 129/ 2011, ambos sobre reserva de assentos nos terminais de transportes, devem continuar apensados e os PLS 466/2011, 147/2012 e 259/2012, segundo o relator, podem tanto ser analisados em conjunto com as proposições da Câmara, como tramitar separadamente.

Além da CAE, as proposições – caso sejam separadas – tramitarão ainda pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Serviços de Infraestrutura (CI); e pela CDH, onde acontecerá a votação final. 
Fonte: Agência Senado com Juliana Monteiro Steck (Jornal do Senado)