domingo, 26 de janeiro de 2014

RN é o estado do Nordeste que mais aprova projetos no Edital SENAI SESI de Inovação‏

Com sete projetos aprovados, o Rio Grande do Norte ficou em primeiro lugar no Nordeste e quinto no Brasil no Edital SENAI SESI de Inovação 2013, atrás apenas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.
O Sistema FIERN inscreveu dez projetos no Edital, sete através do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e três pelo SESI (Serviço Social da Indústria). Destes, o SENAI aprovou quatro e o SESI os três que apresentou. Os sete projetos aprovados representam investimentos de R$ 2 milhões e 629 mil.
O Edital SENAI SESI de Inovação tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para a indústria nacional. Beneficia empresas do setor industrial – incluindo microempreendedores, empresas de pequeno porte e empresas incubadas – dando suporte técnico e financeiro, por meio dos Centros de Tecnologia do SENAI e unidades do SESI, para o desenvolvimento de projetos com ênfase em inovação tecnológica e social.
O representante regional do Edital no Rio Grande do Norte, Benilton Nunes, do SENAI-RN, ressalta que o momento nacional propicia e incentiva a inovação. “Além disso, o Governo Federal está oferecendo uma série de oportunidades, o que mudou a realidade para o micro e pequeno empresário”.
Segundo Benilton Nunes, antes existia a percepção de que a participação nesses editais e criação de novos processos ou novos produtos fossem restritas às empresas grandes ou multinacionais, mas as micro, pequenas e médias também podem participar.
Ele explica que a constância nos investimentos feitos e a evolução na capacidade técnica, além do nível de concorrência elevado, foram fatores determinantes para que o Rio Grande do Norte figurasse na primeira colocação na região. “O nível dos projetos apresentados foram muito bons, cada vez mais ligados à demanda do mercado. Embora sejam empresas pequenas, elas não apresentam mais projetos de inovação, mas, linhas de pesquisas de inovação”, destacou.
Para o representante regional do Edital no Rio Grande do Norte, os projetos vão complementando aquele foco estratégico que a empresa tem para inovação. “Então, percebe-se que há toda uma linha de pesquisa de inovação e esse é um processo muito interessante e gratificante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário