sexta-feira, 20 de março de 2015

João Gustavo e reitora da UFRN discutem projetos de expansão da universidade em Currais Novos


O prefeito em exercício de Currais Novos, João Gustavo, se reuniu durante toda a tarde desta sexta-feira (20) no gabinete municipal com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Ângela Paiva, para discutirem projetos de expansão da instituição no município e a continuidade da parceria entre a universidade e a prefeitura em prol do desenvolvimento da cidade. O encontro também contou com a presença da vice-reitora da UFRN, Fátima Ximenes, da diretora do CERES UFRN, Ana Aires, do vice-diretor do CERES UFRN, Mário Lourenço, e das professoras Virgínia Dantas de Araújo e Stela Carvalho, assessoras do REUNI na universidade. “Sempre contamos com o apoio da Prefeitura de Currais Novos em nossos projetos e viemos discutir melhorias e projetos futuros de expansão no campi da UFRN no município”, disse Ângela, que aproveitou a oportunidade para apresentar à João Gustavo o “Plano Diretor do CERES UFRN”, que detalha as diretrizes e projetos de expansão para os campi Currais Novos e Caicó nos próximos anos. João Gustavo agradeceu o empenho da UFRN em buscar melhorias para Currais Novos e solicitou a criação de mais cursos no campus do município e a parceria para novos projetos.


Ângela Paiva lembrou os encontros com o Prefeito Vilton Cunha e agradeceu o empenho dele e de sua gestão no atendimento à diversas reivindicações que a UFRN propôs ao município e que foram atendidas, tais como: transporte escolar gratuito para os universitários, coleta de lixo regular no campus, programa de estágio para alunos, apoio ao curso de medicina na rede de atenção básica do município, apoio à “empresa Jr” do curso de administração, e apoio à serviços urbanos realizados no entorno da instituição. A reitora da UFRN destacou o “Plano Diretor do CERES” como sendo de grande importância para o futuro dos campi nos próximos 20 anos, e lembrou as inúmeras reivindicações da região pela expansão de cursos na universidade. De acordo com o plano, o campus Currais Novos possui três grupos de prioridades para criação de novos cursos, tendo as graduações de comunicação, gastronomia e serviço social como sendo a primeira prioridade, seguidas dos cursos de Ciência e Tecnologia (C&T), Engenharia Civil e Engenharia de Minas (2ª prioridade), e Engenharia Elétrica (3ª prioridade). “Todo esse planejamento está sendo maturado para entregarmos ao Governo Federal, e temos certeza que a presidenta Dilma irá anunciar o plano de expansão das universidades no país”, disse Ângela. O vice-prefeito João Gustavo comentou sobre uma das preocupações do povo currais-novense, o Hospital Regional “Mariano Coelho”, e sugeriu um estudo da UFRN para a federalização do Hospital para que ele se torne uma unidade referência para a formação dos novos médicos e de profissionais da saúde, além de melhorar o atendimento e serviços prestados à população. O prefeito em exercício comentou que já esteve reunido com a Senadora Fátima Bezerra para discutir o assunto. A reitora da UFRN explicou que o tema precisa ser discutido entre o município, governo estadual e universidade, e se colocou à disposição para analisar o assunto com o prefeito e o governo estadual.

CURSO DE MEDICINA

A reestruturação da atenção básica municipal para receber os alunos do curso de medicina multicampi do CERES UFRN também foi discutida durante o encontro. João Gustavo elencou diversas ações e obras já realizadas que irão beneficiar no aprendizado dos alunos, como: construção de duas novas UBS, ampliação e reforma de UBS, expansão dos PSF de 07 para 17, nova Policlínica (que irá se transformar numa UPA 24h), e o SAMU. A UFRN parabenizou a Prefeitura pelo trabalho na busca da estruturação da rede básica. Currais Novos deverá receber no próximo mês 13 alunos do novo curso de medicina.

Fonte: ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário