quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Currais Novos sem UTIs

O Hospital Regional de Currais Novos amanheceu quarta-feira (25), sem o serviço da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal. Em uma visita nesta terça-feira (24), a SUVISA (Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária) interditou além das UTIs, outros setores do Hospital Dr Mariano Coelho, que atende pacientes de vários municípios circunvizinhos.

Em nota, o atual diretor geral da instituição, Dr Arimatea Bezerra, explicou o motivo da interdição e o que continuará em funcionamento. Confira a nota na íntegra:

Comunicamos que na data de 24 de novembro, a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA) realizou interdição do Centro Cirúrgico para cirurgias eletivas, do Centro de Material e Esterilização, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal.

A decisão da SUVISA se deu em fiscalização sanitária de retorno, diante da constatação do não cumprimento de recomendações para correção de inconformidades consideradas críticas mais do fato de o grupo gerador de eletricidade não estar funcionamento agravando a situação.

A SUVISA estabeleceu ao HRMC um prazo de 15 dias para dar solução aos seguintes problemas:

1. Reparo do grupo gerador.

2. Aquisição de equipamentos e utensílios para adequar a sala de limpeza e preparo de material para esterilização.

3. Aquisição de material específico para testar se a esterilização está efetiva.

4. Aquisição de equipamentos para ressuscitação cardiopulmonar e monitor multiparâmetro para o centro cirúrgico e obstétrico.

5. Aquisição de equipamentos e acessórios para adequação da UTI adulto e UCI NEO.

O que faremos:

1. Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos até acabar o estoque de material esterilizado;

2. Os pacientes internados na UTI adulto e UCI Neo, permanecerão internados até que tenham alta, porém não serão internados novos pacientes;

3. Serão suspensas todas as cirurgias eletivas;

4. A diretoria do HRMC irá reunir-se com o secretário estadual de saúde e o prefeito de Currais Novos para decidir as ações e aplicação de recursos em caráter emergencial, sem licitação, para resolver as questões mais emergenciais e termos a retomada do atendimento.

Temos a expectativa de que venceremos a burocracia e, no prazo legal, até a data de encerramento do ano fiscal do serviço público, teremos adquirido os serviços e insumos necessários ao cumprimento da demanda.

Currais Novos, 24 de novembro de 2015


José de Arimatéa Bezerra
Diretor geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário