quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Média mensal de atendimento na saúde básica de Currais Novos é de 20 mil pessoas

     
Os serviços primários de saúde prestados pelas Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos contabilizaram uma média de 20 mil 216 pessoas atendidas entre janeiro e agosto deste ano, dados estes confirmados pelo Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SAI/SUS, que é disponibilizado através do DATASUS (Departamento de Informática do SUS). De acordo com a secretária municipal de saúde, Luziane Guimarães, a atenção básica do município disponibiliza serviços importantes para a população como consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, além da administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares dos agentes de saúde, entre outras ações. “Nossa missão é buscar mais ações para melhoria da qualidade de vida dos currais-novenses, e o investimento na atenção básica é fundamental”, disse. Entre as UBS que apresentaram maior número de atendimentos no ano estão: UBS “Dr. Ferreirinha” (27.778), UBS “Joaninha Parteira” (25.932) e UBS “Maria das Dores” (21.738). O mês de abril foi o que contabilizou o maior número de atendimentos, 29.202, e o mês de agosto com o menor, 11.299.


      Os dados também apresentaram estatísticas dos atendimentos da média complexidade que são realizados por clínicas privadas, Policlínica Municipal “Monsenhor Ausônio Araújo”, CAPS, Centro de Reabilitação, Núcleo Municipal de Saúde, Centro Especializado em Odontologia e Vigilância Sanitária. A média mensal de atendimentos foi de 10.007 pessoas, tendo a Policlínica Municipal com o maior número de atendimentos, em média 6.908 pessoas/mês.

O que é atenção básica?

      As Unidades Básicas de Saúde (Postos) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), e o objetivo é atender até 80% dos problemas de saúde da população sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário