terça-feira, 28 de abril de 2015

Curso “Excelência no atendimento à pessoa com deficiência” tem recorde de público

curso 01
Teve início na última segunda-feira, dia 27, o curso “Excelência no atendimento à pessoa com deficiência”, promovido através de uma parceria entre o Movimento Down e a Defensoria Pública do DF. O evento, realizado na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR), em Brasília, foi pensado com o objetivo de nivelar o conhecimento dos técnicos que prestam atendimento às pessoas com deficiência quanto aos seus aspectos legais, sociais, pedagógicos e de saúde.

O primeiro dia de curso contou com auditório cheio e público interessado. A mesa de abertura teve a presença do defensor público-geral do DF, Ricardo Batista, da secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF (SEMIDH-DF), Marise Nogueira, e de Christiane Aquino, cofundadora do Movimento Down.

“Através desse curso, a Defensoria pretende preparar seus servidores e suas estruturas para garantir um atendimento com excelência às pessoas com deficiência”, explicou Ricardo Batista. Para ele, a Defensoria Pública deve ser uma instituição inclusiva capaz de defender os direitos dos deficientes em todos os âmbitos, seja judicial ou administrativo, além de recebê-los, acolhê-los e orientá-los com toda a qualidade devida.

De acordo com Christiane Aquino, a inciativa é fundamental para consolidar os direitos da pessoa com deficiência. “Há uma grande demanda por esse tipo de informação, pois as pessoas não conhecem os direitos daqueles com deficiência. Os participantes precisam conhecer essa realidade para então se tornarem multiplicadoras desse conhecimento em suas instituições”, afirmou.

Para quem participa do curso, o encontro é uma grande oportunidade de aprendizado. “Atender uma pessoa com deficiência é tranquilo, mas você fica um pouco constrangido, porque não sabe qual é a melhor abordagem para que a pessoa não se sinta discriminada”, contou Manoel José de Souza, servidor da Secretaria do Trabalho. Já para Rômulo Bezerra, conselheiro tutelar, é preciso saber como se adequar. “Nós trabalhamos em um sobrado, então quando chega um cadeirante, por exemplo, temos que mudar o lugar de atendimento, é preciso fazer uma adaptação para atendê-lo”, explicou.

Em sua primeira edição, o curso já bateu recorde de inscrições, superando o número de inscritos de outros cursos oferecidos pela Defensoria. “Nós abrimos 100 vagas, mas quando nos demos conta, já estávamos com 138 inscritos”, comentou a diretora da EASJUR, Paula Regina. De acordo com a organização, o evento é um grande sucesso. “Recebemos participantes de vários lugares do Brasil, incluindo representantes de escolas do Rio de Janeiro”, contou Christiane. “São pessoas que já trabalham na área, como conselheiros tutelares e terapeutas, e muito interessados em ouvir, aprender, dialogar e participar. Estamos muito felizes com o resultado e com a repercussão do curso”.

Devido à alta demanda, uma segunda edição do curso será oferecida no próximo semestre. O curso de excelência ocorre até quinta-feira, dia 30, e conta com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD)Ministério Público do Trabalho (MPT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), CRISDown, Ápice Down,SEMIDH-DF e Escritório de Advocacia SCBF.

Fonte: Movimento Down

Nenhum comentário:

Postar um comentário