quarta-feira, 25 de março de 2015

Em protesto, homem empurra cadeira de rodas por 6,5 mil km até o DF

O ativista mineiro José Geraldo Castro, conhecido como Zé do Pedal, chegou a Brasília na tarde desta terça-feira (24) empurrando uma cadeira de rodas para alertar as pessoas sobre os problemas com acessibilidade. Ele começou a cruzada em 10 de fevereiro, e de Roraima até o DF percorreu 6,5 mil quilômetros. O homem disse já ter passado por 73 países defendendo a casa.

Em um passeio pela Esplanada dos Ministérios, o homem percebe as dificuldades provocadas pela falta de rampas nas calçadas em frente à Catedral Metropolitana. Uma das únicas encontradas situa-se no Ministério da Cultura. Há outras cobertas com cimento.

Castro anda sempre a pé com a cadeira, com a qual testa os obstáculos pelos percursos. Ele diz que pretende entregar uma proposta de projeto de lei sobre a questão à Câmara Legislativa do Distrito Federal.

"Tem passeios para todo mundo usar, menos para pessoas com deficiência", diz. Castro afirma que no país, ao contrário do que ocorre na Europa, a maioria das cidades tem problemas de acessibilidade. "Aqui é tudo igual. Lá talvez tenha 1% dos problemas que temos aqui."

Os buracos são outros problemas. "Não são só as rodovias da gente que estão em estado ruim. As calçadas também."

Para Zé do Pedal, a recompensa pela jornada vem por meio declarações de pessoas que conhece. "Eu estava no México, fui fazer uma palestra na escola e após a palestra uma crianças chegou para mim e falou assim: 'Senhor Castro, obrigado por fazer isso também por mim.' Então, é isso que te motiva."

Fonte: G1/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário