segunda-feira, 27 de abril de 2015

Comunidade cega reivindica cumprimento de direitos e acessibilidade em Natal

RTUI56I56I

Ronaldo Tavares: melhorias no sistema de transporte urbano, passe livre intermunicipal, implantação de sistema sonoro e placas de identificação em braille nas paradas de ônibus

“Somos otimistas, temos esperança de que as nossas autoridades trabalharão para cumprir os nossos direitos, que se fossem atendidos em sua plenitude, não seria preciso termos uma lei específica para garantir a nossa acessibilidade. Apesar de, infelizmente, ainda encontrarmos inúmeras barreiras em áreas como comunicação, saúde, educação e transporte público”, desabafou o presidente da Sociedade de Cegos do Rio Grande do Norte (Socern), Ronaldo Tavares.

Ele, que tem acompanhado de perto os trabalhos relacionados à licitação dos transportes públicos de Natal, afirmou que a entidade conseguiu a inclusão de diversos pontos que garantem melhoria de qualidade de vida aos portadores de deficiência visual. E que a expectativa é que o projeto de lei seja aprovado sem ressalvas ou vetos pelo executivo municipal.

Entre os tópicos importantes para a comunidade cega de Natal inclusas no projeto estão: a implantação de sistema sonoro que avisa quais as linhas urbanas em circulação e seus destinos nas paradas, bem como placas de identificação em Braille; letreiros com palavras e números escritos em números maiores, para facilitar a leitura por pessoas com visibilidade reduzida e veículos com degraus rebaixados, para facilitar a subida e descida dos passageiros.

“São melhorias desejadas que não beneficiam apenas os cegos, mas também que possui mobilidade reduzida, visão curta, idosos, pessoas com deficiências físicas e analfabetos, ou seja, uma grande parcela da população que ainda sofre com a falta de medidas simples e baratas, já que temos tecnologias de sobra disponíveis a custos quase zero. Mas, o problema maior é a falta de interesse e de vontade política para isso. Já não basta calçadas obstruídas por placas de comércio e veículos estacionados irregularmente, que atrapalham bastante a vida de todos”, afirmou.

Passe livre intermunicipal

Ronaldo Tavares explicou que o passe livre intermunicipal é uma reivindicação antiga e bastante desejada pela comunidade cega do Rio Grande do Norte e que o benefício, se aprovado, garantirá inclusão social, cidadania, dignidade e o direito de ir e vir. E que a expectativa é que o governador Robinson Faria sancione o dispositivo sem vetos ou ressalvas.

“Existe uma lei federal que já garante isso e sabemos de casos de estados como Paraíba, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro em que a lei está em funcionamento já há algum tempo, beneficiando um grande número de pessoas cegas e com outros tipos de deficiências. É um benefício de grande alcance social, democrático e que não gera nenhum tipo de custo ao erário público, como pode ser alegado por quem não deseja a implantação do benefício”, disse.

Ele disse também que o passe livre foi comentado durante uma audiência pública no último dia 08, quando estiveram reunidos representantes de vários segmentos que podem ser beneficiados com sua aprovação. “Há também um projeto de lei que está sendo elaborado por um deputado estadual, importante para a nossa causa. Por isso, estamos esperançosos sim”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário