terça-feira, 24 de abril de 2012

Corrida de gigantes pelo ouro do Seridó


A capacidade anual de produção de ouro na Região Seridó é de 5 toneladas e a corrida por tanto ouro já começou. Não é competição para qualquer um. Tem que ter dinheiro e muito. E como este ouro ficou tanto tempo no Seridó sem que os grandes empresários não investisse para extraí-lo? Simples, o preço do outro no mercado internacional era baixo. Além disto, havia outros meios de ganhar muito dinheiro sem fazer esforços: especulando mercados, corrupção, etc, etc. Este jogo perigoso quebrou vários países. Ao quebrar países considerados ricos, o ouro virou moeda valiosa entre os investidores. Quem tinha dinheiro sobrando e um pouco de juízo, investiu em ouro. Daí surgiu interessados em retirar o ouro do subsolo do Seridó e em várias outras regiões do mundo. Como não se trata de negócio fácil e barato, 95% dos brasileiros ficam só olhando. Na corrida pelo ouro do Seridó, se destaca o gigante australiana Crusader, que mostrou interesse ao governo do Estado de investir mais de R$ 400 milhões de dólares.

A Crusader já está reativando a mina São Francisco, em Currais Novos, com o emprego de alta tecnologia e mesmo assim empregando pelo menos 500 pessoas. Ao todo, a região deve receber quase U$ 3 bilhões em investimentos em minas, destacando-se a Brejuí, que fica perto da São Francisco, e Bonfim, na zona rural de Lajes. Outros mineiros menos favorecidos financeiramente também estão atuando na região, extraindo tungstênio, ferro, gema, entre vários tiros de metais. Mas esta corrida pelo ouro no Seridó vai encontrar dificuldades no meio do caminho, porque não temos rodovias, ferrovias e portos adequados para exportação e importação. Esta dificuldade (que já é enfrentada pelas eólicas) não existiria se nossa bancada federal priorizasse o desenvolvimento do Estado e não interesses próprios. Somando tudo isto, é preciso registrar ainda que vivenciamos problema grave de segurança, saúde e educação pública no Rio Grande do Norte, tendo ao fundo um governo que ao invés de resolver os problemas básicos a vida, prefere fazer caixa de R$ 417 milhões só em 2012.

Um comentário:

  1. A ACDF ESTÁ FELIZ, POIS VEM UMA EMPRESA P/ CURRAIS NOVOS, COM MAIS DE CEM FUNCIONÁRIOS, E ISSO É PRÉ-REQUISITO P/ O INGRESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, NO MERCADO DE TRABALHO. VAMOS PREPARANDO OS CURRÍCULOS.

    ResponderExcluir