sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de Maio dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é comemorado hoje, 18 de maio, instituído mediante a Lei Federal 9.970/00. Esta luta faz parte de uma conquista marcada pela ação dos direitos Humanos da Criança e Adolescente em todo território brasileiro. 
A violência sexual exercitada contra esses alvos antes mencionados têm crescido no nosso Estado, para tanto o RN comporta uma Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA). Esse tipo de violência e abusos a menores abarcam também fatores de riscos e vulnerabilidade, por isso a iniciativa tem o intento de sensibilizar, informar e convidar a sociedade a participar e colaborar com essa luta. 
No RN, a data pede principalmente a reflexão perante a estrutura de investigação à disposição da Polícia Civil. Logo, salienta-se que para apurar casos em todo o Estado, há um delegado, um escrivão e 12 agentes de polícia. No entanto, a estrutura deficitária oferecida pelo Estado ainda é um grande impasse para que todas as denúncias tenham uma efetiva resolução. Faz-se importante lembrar que por se tratar de crimes cometidos contra crianças, o acompanhamento psicológico é crucial para o alcance de informações e assim se chegar à autoria de um delito. 
Faça você também parte dessa grande luta, denuncie! 

Fonte: Jean Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário