quinta-feira, 7 de junho de 2012

Isaú Gerino assume Sec. de Estado da Saúde Pública


O médico Isaú Gerino Vilela da Silva assumiu na tarde desta quarta-feira (06) a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.


"Nós estamos diante de um grande desafio. Reconhecemos que a Saúde tem graves problemas, precisamos solucionar com um trabalho conjunto. O Secretário tem toda minha confiança, o meu apoio e tenho certeza que, com a experiência que ele tem de toda uma história de vida como professor, diretor hospitalar, médico cirurgião, conhecendo o sistema SUS, nós vamos conseguir melhorar e solucionar problemas que muitas vezes são pequenos, mas que fazem grandes transtornos para a população", disse a Governadora.


O cirurgião-geral Isaú Gerino, agradeceu o convite e a confiança da Governadora. "Espero poder retribuir à altura, tão honroso convite". Ele destacou que as prioridades da Secretaria serão as prioridades da Governadora e que pretende fazer melhor uso do Sistema Único de Saúde, de forma prática e que dê respostas imediatas e eficazes para a população. "Pretendendo ainda conduzir uma gestão voltada para a regionalização do SUS, com investimentos em hospitais regionais e descentralização do Samu. Dessa forma é possível reduzir a busca pelo atendimento de urgência do hospital Walfredo Gurgel". Ele se mostrou preocupado com o problema do desabastecimento nos hospitais. "É preciso investigar e encontrar soluções para as irregularidades nos repasses de verbas para as unidades de saúde. Temos que resolver o mais rápido possível o problema da falta de leitos nas unidades de terapia intensiva".


O novo Secretário lembrou que, em sua mensagem anual, a Governadora Rosalba Ciarlini fixou metas, tais como: fortalecer a política de atenção primária e especializada com a criação de quatro redes prioritárias de urgência e emergência, materno infantil oncologia e saúde mental, além das redes da pessoa com necessidades especiais, da pessoa idosa e da oftalmologia; aprimorar a rede de urgência com a expansão e adequação do serviço de atendimento móvel e urgência; construção do hospital de trauma de natal, com a oferta de 120 leitos; promover a atenção à saúde da mulher e da criança, "e essa meta já foi cumprida, como a instalação de um hospital materno infantil, em Mossoró, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que está funcionando atualmente com 52 leitos", disse.


"Trago comigo ferramentas indispensáveis ao gestor público, tais como: laços de amizades, vontade, compromisso e experiência adquirida no dia a dia dentro do âmbito hospitalar. Esse é um momento de unirmos esforços em prol de uma Saúde Pública", concluiu.


PERFIL
Isaú Gerino tem 34 anos de experiência na profissão médica, 12 deles dedicados à gestão de unidades hospitalares. Ele participou de diversos cursos de qualificação, além de especialização em gestão hospitalar, destacando entre eles a especialização através do curso franco brasileiro, realizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil com a França com a elaboração de Manual de Gestão Hospitalar e implantação do Samu nacional aos moldes do Samu do governo francês.


Isaú Gerino foi diretor do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) por dois períodos e diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por três anos. Ele é especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França; pós-graduado em Medicina do Trabalho; membro do Conselho Estadual de Saúde Pública e foi presidente da Comissão de Parecer Técnico da Sesap na gestão de Ivis Bezerra, quando este esteve à frente da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário