terça-feira, 3 de julho de 2012

O Entrevista com Betinha a nova presidente do COMADE



1. O que é o COMADE?
COMADE significa CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

2. Qual o tempo de duração do mandato?
Dois anos, com direito à reeleição.

3. Você era a vice-presidente, então você já esta inteirada dos assuntos tratados pelo COMADE. Qual o objetivo deste conselho?
Sim. Eu entrei no Conselho, há dois anos atrás, como Vice-Presidenta de Vírginia Kelly, da ASPOSBERN, que passou quatro anos no Conselho e que fez um grande trabalho pela pessoa com deficiência. Como o próprio nome diz, o objetivo do Conselho é lutar por tudo q envolve a pessoa com deficiência. 

4. Betinha, você foi eleita presidente do COMADE – Conselho municipal da pessoa com Deficiência, quais as suas metas durante a sua gestão enquanto presidente?
Como Presidenta, eu e Veruska Karla, Vice-Presidenta (Conselheira da ASPOSBERN), vamos continuar desenvolvendo o trabalho da gestão anterior, lutando principalmente no que tange à acessibilidade. Não só acessibilidade, no sentido arquitetônico, mas também à Educação, Saúde, Lazer, etc...

5. O COMADE dentro de seus objetivos consegue cumprir todos?
Infelizmente não, pois como os Conselheiros, na sua grande maioria, trabalham ainda, falta tempo para se dedicar em tempo integral à causa.

Contamos com 07 Conselheiros do Governo e 07 não governamentais. No meu caso, o meu tempo não será totalmente dedicado ao COMADE, porque estou Presidenta também da ACDF, até o final do ano, mas o que estiver ao nosso alcance, faremos, com a ajuda de todos e, principalmente dos Governos.

6. A sociedade tem conhecimento do COMADE? 
Sim, pois ele já funciona no nosso município, há 6 anos. Primeiro foi a gestão de Walter Antero, por 2 anos, depois Vírginia, por dois períodos de 2 anos, e agora a nossa. Sempre que realizamos algo, a Sidy's Tv à Cabo, outras televisões, como também os jornais e os sites, divulgam, como por exemplo a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e outros. Precisamos divulgar mais. Aproveitamos para agradecer ao CN AGITOS, na pessoa de Fátima Souza, que sempre nos apoia.

7. Como é trabalhado a sensibilização com a sociedade, com relação a acessibilidade nos prédios públicos e privados?
O COMADE participou ultimamente de uma matéria, que foi veiculada diversas vezes na Sidy's, com pessoas com deficiências visuais e físicas, andando pelas ruas da nossa cidade, tentando entrar nos pontos comerciais, passando nos semáforos, tentando entrar em alguns prédios públicos (Secretarias Municipais / Prefeitura), etc... Já está surtindo efeitos, pois algumas lojas já estão construindo a sua acessibilidade. Foi firmado também entre a Prefeitura e o Ministério Público, um Termo de Ajustamento de Conduta, onde a Prefeitura Municipal se comprometeu, inclusive com prazos, a resolver esses problemas. O problema maior que nós vemos, é a questão das calçadas, pois as pessoas acham que são donas de suas calçadas, e vemos na nossa cidade, verdadeiras aberrações, como por ex: as chamadas calçadas grávidas, grades nas calçadas e os famosos batentes, entre outros. Estamos solicitando a matéria falada, à Sidy's, p/ que a mesma seja veiculada na TVCOM, na TVCR, na TVCOM/UNIV, etc...

8. Qual a barreira maior que o conselho enfrenta?
Não ter uma sede própria para todos os Conselhos funcionarem, para recebimento de denúncias ou de sugestões, com uma pessoa responsável para isso, com telefone, computador, etc... e também, como já falei antes, porque todos os Conselheiros estão nas suas Instituições/Trabalhos, o que dificulta muito. É um trabalho voluntário, para que todos saibam. Temos um grande apoio da SEMTHAS: Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, na pessoa de Judivanda Kênia, Assistente Social daquela Secretaria, porque o Conselho é Municipal.  

9.Como você vê a situação atual dos deficientes físicos no município de Currais Novos?
Melhorando. Não só os deficientes físicos, mas todas as pessoas com deficiências. Apenas os "Surdos" não estão organizados, isto é, a APASS: Associação dos Pais e Surdos do Seridó perdeu a sua vaga no COMADE, pela não participação. Já vemos diversas pessoas com deficiências , trabalhando, estudando, e isso é muito bom. "O Deficiente que não se expõe, não se impõe".

ENTREVISTA DE MARIA ELIZABETE (BETINHA),
PRESIDENTA DO COMADE, A JÚLIO CÉSAR, DA ACDF E DO CN AGITOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário