segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Após semana de adaptação, médicos cubanos iniciam atendimentos nas UBS

 
 Os seis médicos cubanos que chegaram à Currais Novos no último dia 07 de dezembro, já participaram de várias reuniões, visitas à UBS e Policlínica, para conhecerem o sistema de saúde do município e o perfil epidemiológico da cidade. Durante a última semana, os médicos foram apresentados às equipes do Programa Saúde da Família – PSF os quais irão fazer parte. Nesta segunda-feira (23), os profissionais do programa “Mais Médicos” do Governo Federal iniciaram os atendimentos em algumas Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos. 
 
O médico Jose Manuel caminhou por dezenas de ruas do bairro Paizinho Maria para conversar com a população que tem a UBS “Dr. Mozar Dias” como referência para atendimento. “Conversei um pouco com as pessoas para conhecer o perfil da área que irei atuar, e estou muito feliz com a receptividade de todos”, disse o médico. Na UBS “Enfermeira Maria das Dores da Silva”, que atende a demanda dos bairros adjacentes à área da rodoviária, Drª Moraima Perez aproveitou a tranquilidade na unidade para conversar com os agentes de saúde sobre o perfil da população atendida. Ao lado da médica brasileira Monisa Nóbrega, a cubana Natacha Marti acompanhou as consultas na unidade de saúde do bairro Santa Maria Gorete, na antiga Policlínica. “Ela se mostrou uma ótima profissional, e desejo que realize um ótimo trabalho com a população”, disse Monisa. 
 
No bairro Silvio Bezerra, Nairovis De La Cruz se mostrava feliz e entusiasmado com o início do trabalho, e recebeu elogios da avó de Ana Clara, de 4 anos, que precisou de atendimento devido dores abdominais. Sem dificuldades em se comunicar, Yanet Esquivel Castilla atendeu diversos pacientes da UBS “José Vilani de Melo Lula”, no Parque Dourado, assim como o Dr Julian Pacheco, que foi designado para a unidade “Joaninha Parteira”, no bairro Gilberto Pinheiro. 

Na sexta-feira (20), Jose Noide Caraballo Robert, médico que ficou em Natal para cursos complementares, chegou à Currais Novos onde deverá passar por uma semana de adaptações e logo depois iniciar os atendimentos na UBS “Dr. Ferreirinha”, no bairro Dr. José Bezerra.


Fonte:ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário