quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Caicó: Diferença do atendimento feito pelos Bombeiros e o SAMU

11923 
Ainda na entrevista ao Panorama Seridó, a Coordenadora do SAMU de Caicó, Jardênia Azevedo fez questão de explicar, a diferença existente entre o atendimento feito até agora pelo Corpo de Bombeiros, e o SAMU. Ela mesma reconhece que dos Bombeiros tem sido mais ágil, porém com algumas limitações que no SAMU não são encontradas.

“Os bombeiros, altamente eficientes chegam no local, fazem o atendimento pré-hospitalar e levam para o Hospital. O SAMU, ele consegue fazer mais do que isso. Por mais capacitados que os bombeiros sejam, inclusive com a existência de enfermeiros lá dentro, tem um limite de coisas que eles não podem fazer. O SAMU não, ele é um corpo de saúde, regulado 24 horas por um médico, que tem como fazer medicações, tratamentos e procedimentos que outros órgãos não tem como fazer”, explicou.

E nesta hora que entra, de acordo com Jardênia mais uma vez a importância da triagem, feita pela Central de Regulação, mesmo que em alguns casos demore cerca de dois minutos para a liberação da ambulância. “Se for uma queda de moto é importante saber se o paciente estava sem capacete ou não, porque um paciente sem capacete é potencialmente mais grave do que um com capacete. É importante saber quantas vítimas tem, porque se só for uma vitima, uma viatura é suficiente, se for um acidente com múltiplas vítimas, se for necessário vem as ambulâncias de Parelhas, Currais Novos e Santa Cruz. Se forem necessárias cinco viaturas vem as de Natal também. Até o helicóptero se for o caso, mandaremos para o local”, finalizou.
 
Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário