terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Copa e eleições favorecem nova onda de protestos em 2014, dizem especialistas

6a00d8341bfb1653ef019aff7eaaad970c-550wi 

Às vésperas do novo ano, especialistas apostam que a onda de manifestações que tomou as capitais e diversas outras cidades brasileiras pode se repetir em 2014. E a Copa do Mundo e as eleições seriam os fatores para isso ocorrer.
O sociólogo, mestre em história e doutor em ciência política Luís Antônio Vital Gabriel afirma que o fato de 2014 ser um ano eleitoral vai contribuir de forma decisiva para isso.
“Como todo ano eleitoral, há maior tendência de ocorrerem movimentações, reivindicações, porque é um momento em que a classe política está mais atenta às demandas sociais por ser um período de avaliação dos governos por meio das eleições”, afirma o professor das Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo.
O pesquisador lembra que o fato de outros grupos políticos almejarem disputar um espaço na estrutura de poder também contribui para que “a classe política fique mais sensível às demandas que emergem da sociedade brasileira”.
Luís Antônio acrescenta o fator Copa do Mundo às razões que o fazem acreditar que o próximo ano assistirá a uma nova onda de protestos no Brasil.
“Em junho, os manifestantes prometeram que em 2014 seria um ano de grandes manifestações, reivindicando dos governos, de todos os âmbitos, que façam investimentos da mesma qualidade nos serviços públicos como foi investido na Copa”, diz.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário