quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Currais Novos sedia o Centro de Conciliação e Mediação Seridó

A cidade de Currais Novos passa a sediar, a partir de hoje (5), o Centro de Conciliação e Mediação Seridó, fruto de um convênio celebrado entre a Justiça Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A parceria foi formalizada em uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Currais Novos. Até a manhã desta quinta-feira, já haviam sido realizadas 256 conciliações no município, dentro da programação da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo CNJ.
O evento de lançamento do Centro contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino; do conselheiro do CNJ, Paulo Eduardo Teixeira; do presidente da OAB/RN, Sérgio Freire e o juiz de Currais Novos, Marcus Vinicius Pereira Júnior; do juiz auxiliar da presidência do TJRN, Fábio Filgueira; da promotora da Justiça Raíssa Jardim; do presidente da seccional da OAB, José Maria e da presidente da Amarn, Hadja Rayanne Alencar, entre outras autoridades.
O conselheiro Paulo Eduardo destacou que a conciliação é a melhor forma de resolver conflitos, já que a sentença resolve, mas não necessariamente pacifica. “No caminho da conciliação o nosso foco principal é o jurisdicionado, é o povo”, disse, acrescentando que há uma mudança de postura entre os operadores do Direito. “Antes se exaltava uma sentença pelo número de laudas que tinha. Agora, por sua efetividade, que pode ser descrita em uma ou duas páginas. O bom é fazer justiça com simplicidade”. O conselheiro elogiou a iniciativa no Seridó. “São nos pequenos gestos que estão as grandes soluções”, ressaltou.DSC_0559

Nenhum comentário:

Postar um comentário