domingo, 8 de dezembro de 2013

RN cria Força de Saúde para prevenção e resposta a desastres

Força Estadual do Sistema Único de Saúde foi criada neste sábado (7), em Natal (Foto: Divulgação/Sesap-RN)
Força Estadual do Sistema Único de Saúde foi criada neste sábado
Foto: Divulgação/Sesap-RN

Foi instituída na manhã de sábado (7), no Hotel Praia Mar, em Natal, durante a XIII Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo, a Força Estadual do Sistema Único de Saúde (FES-SUS). Segundo o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, o departamento surge como programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, de assistência e contenção para casos de situações epidemiológicas, de desastres ou desassistência à população.

“Todos os municípios potiguares podem aderir voluntariamente à FES-SUS e contribuir com recursos humanos e materiais para sua operacionalização, competindo à Sesap, na qualidade de gestor do programa, definir as diretrizes operacionais de atuação”, ressaltou Luiz Roberto.

Ainda de acordo com o secretário, a Força Estadual do Sistema Único de Saúde é um instrumento de articulação com gestores das mais diferentes instâncias de saúde que será formada por equipes de profissionais que atuarão em conjunto com as demais esferas de governo e instituições nas respostas às situações que necessitem do emprego urgente dos profissionais de saúde em situações de desastres e grandes eventos.

Para Walkiria Nóbrega, coordenadora da FES-SUS, o Estado está preparado para atuar nos diferentes níveis de gravidade de emergência em saúde pública, de forma a subsidiar as decisões da Sesap quando em ocorrências que coloque em risco a saúde dos cidadãos, por incapacidade ou insuficiência de atendimento à demanda ou quando extrapolem a capacidade de resposta por parte da direção local do SUS.

“A FES-SUS vem ao RN para fortalecer as ações de saúde no sentido da desassistência da saúde da população, das situações de surtos epidemiológicos, catástrofes, desastres e até mesmo acidentes de múltiplas vitimas. Ela é um braço da Forca Nacional de Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde, junto ao país inteiro. Em breve, estaremos publicando em nossos sites institucionais, do Governo e da Sesap, um comunicado convocando os profissionais de saúde, de nível médio e superior, preferencialmente aqueles que ocupem cargos públicos, que desejem voluntariamente fazer parte deste programa e se juntar conosco nesta nobre missão”, ressaltou Walkiria.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário