sábado, 28 de dezembro de 2013

SP ganha primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência do Brasil

No local, também serão ministrados cursos para órteses, próteses, manutenção de cadeira de rodas e formação de cuidadores

O Estado de São Paulo vai abrigar o primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência do país. Localizado na rodovia dos Imigrantes, o espaço vai oferecer orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual além de oficinas de libras, braile e comunicação alternativa.

O espaço foi inaugurado nesta terça-feira, 10, pelo governador Geraldo Alckmin. “Esse Centro de Tecnologia e Inclusão vai atuar junto às pessoas com deficiência e aos profissionais da área, dando mais alternativas e tecnologia para a inclusão e de outro lado formando profissionais, cuidadores e linguísticos”, afirmou.

No centro também haverá atividades para formação de gestores de política e profissionais que trabalham com pessoas com deficiência. Para os profissionais, também serão ministradas cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência. “É um conjunto de propostas para levar a tecnologia para a pessoa com deficiência e sua inclusão”, explicou Alckmin.

O Governo do Estado investiu R$ 4,5 milhões, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O espaço será gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e contará com 53 profissionais.

As oficinas têm início em janeiro de 2014. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para pessoas com deficiência, cuidadores e familiares, além de profissionais voltados a questão da deficiência e de recursos humanos.

SERVIÇO
Centro de Tecnologia e Inclusão
Parque Estadual das Fontes do Ipiranga , km 11,5 – Rodovia dos Imigrantes (Sentido Litoral – SP)

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário