terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Currais Novos reduz em quase 90% mortalidade infantil em crianças de até 1 ano

Pré-Natal 01Os índices de mortalidade infantil apresentados pela IV URSAP (Unidade Regional de Saúde Pública) no início deste ano mostraram que Currais Novos apresentou uma redução drástica no número de óbitos entre fetos e crianças no município entre 2012 e 2013.
De acordo com os dados, foram 7 óbitos fetais em 2012, e apenas 1 em 2013, uma redução de 86%. Já nos casos de crianças com mais de um ano, foram 12 óbitos em 2012 e apenas 4 no ano passado, ou seja, 43% de redução. O decréscimo nessa estatística é reflexo das atividades, projetos e políticas públicas eficientes realizadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde em 2013. Em abril, por exemplo, a Policlínica “Monsenhor Ausônio Araújo” iniciou os atendimentos de pré-natal de alto risco, serviço que não era oferecido na rede básica de saúde.
As grávidas que apresentaram algum sintoma de alto-risco foram encaminhadas para o atendimento especializado na Policlínica, garantindo assim uma gestação saudável e um parto seguro à várias mulheres. Outra ação importante nas Unidades Básicas de Saúde do município em benefício das gestantes foram os testes rápidos de HIV e Síflis, auxiliando num melhor tratamento e aumentando as chances dos recém-nascidos nascerem sem as infecções.
Todas as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) participaram de treinamento sobre o pré-natal de baixo risco, uma forma de obterem mais informações e experiências sobre o acompanhamento das grávidas até a assistência ao parto e nascimento da criança. Todas as equipes receberam um caderno da atenção básica inserido no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha.
Gravidez de alto risco
Considera-se que a gravidez é de alto risco quando existe, por vários motivos, uma probabilidade mais elevada do que o habitual de se produzirem complicações na gravidez. Nestes casos, pode-se solicitar uma série de exames mais ou menos específicos que constituem o designado diagnóstico pré-natal, cuja finalidade é, precisamente, confirmar de forma precoce a existência destes problemas.
O pré-natal refere-se ao conjunto de consultas ou visitas programadas da mulher gestante com o médico de família e comunidade e sua equipe de saúde, objetivando o acompanhamento da gestação e a obtenção de uma adequada preparação para o parto e puerpério. Acompanhar, orientar, educar, rastrear possíveis situações de risco e tratar intercorrências que possam interferir no bem-estar do bebê, da gestante e de sua família correspondem a ações prioritárias de um adequado acompanhamento pré-natal.
Fonte:ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário