Implantado em 2002 pelo governo federal e ampliado por estados e municípios em mais de uma década, o Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus (Hiperdia), dispõe de diversas ações com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida às pessoas que necessitam de acompanhamento especial.
Em Currais Novos, a rede básica de saúde através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dispõe de médicos e enfermeiros, além do atendimento de nutricionista e especialistas quando necessário, para atender essa população. Outro programa de assistência à diabéticos acontecia no Hospital Pe. João Maria com a participação de cerca de 900 pessoas, e com a saída da fundação do Hospital, o programa foi extinto.
O acompanhamento, que sempre houve nas UBS, mas de forma tímida, será fortalecido para atender essa nova demanda. O programa de “Hiperdia” tem entre suas atribuições, orientar a alimentação, direcionar atividades físicas, além da prescrição de medicamentos e exames clínicos. A Secretaria Municipal de Saúde informa que os diabéticos e hipertensos que desejarem participar do programa, se dirijam às UBS mais próximas de sua residência para obterem mais informações.
Fonte:ASSECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário