terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Segundo Ministério da Saúde, UBS devem realizar atendimentos básicos à população

UBS Mozart Dias
O sistema único de saúde brasileiro (SUS) preconiza que todos tenham acesso à serviços públicos gratuitos de saúde. Dentro deste sistema, há algumas “portas” de entrada dos usuários de acordo com a classificação de risco, processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Em Currais Novos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendem a população de acordo com o cronograma de cada PSF – Programa Saúde da Família, e, por conseguinte, com a demanda espontânea. Com a chegada de 7 médicos cubanos do programa do governo federal “Mais Médicos”, a assistência é garantida durante toda a semana. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são, portanto, locais onde a população pode realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas, e serem encaminhadas para consultas especializadas na Policlínica, por exemplo.
Atendimento médico UBS (1)Caso alguma pessoa procure atendimento em uma UBS, deve estar portando documento de identificação pessoal e cartão SUS. Se for uma criança, os responsáveis devem levar cartão de vacinas. Dentro do índice e classificação de risco, de acordo com o Ministério da Saúde, existem quatro áreas de atendimento à população:
Vermelha (devidamente equipada e destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas; necessidade de atendimento imediato)
Amarela (área destina à assistência de pacientes críticos e semicríticos já com terapêutica de estabilização iniciada; atendimento o mais rápido possível)
Verde (área destinada a pacientes não críticos, em observação ou internados aguardando vagas nas unidades de internação ou remoções para outros hospitais de retaguarda; prioridade não urgente)
Azul (área destinada ao atendimento de consultas de baixa e média complexidade; consultas de baixa complexidade, atendimento de acordo com o horário de chegada).
A classificação “azul” é de responsabilidade da rede básica de saúde, ou seja, com atendimento específico nas UBS. Sempre que possível, procurar agendar a consulta antecipadamente, e procurar a UBS mais próxima de sua área residencial para garantir atendimento.
Fonte:ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário