terça-feira, 24 de março de 2015

A TRIBUNA DO NORTE completa 65 anos

O jornal Tribuna do Norte comemora nesta terça, 65 anos de circulação no Rio Grande do Norte. A fundação do jornal foi em 24 de março de 1950.
Tal comemoração faz lembrar o seu principal fundador, Aluízio Alves, que governou o Estado, mas que também tinha na veia o jornalismo. Foi através da sua determinação que a TN chegou numa idade espetacular e com muito amadurecimento.
Segundo o jornalista Agnelo Alves, a TN tem uma história de “luta e solidariedade”. Não foi fácil naquela época fazer o jornal circular. O primeiro exemplar saiu com uma semana de atraso, conta.
Todavia, Agnelo e seu irmão, Aluízio Alves, não esmoreceram. Enfrentaram muitas circunstancias difíceis que estão nos anais da história do veículo. Passaram pelo governo militar com astúcia. Com muitas histórias para contar, Agnelo lembra que ambos foram chamados dezenas de vezes a sede da polícia federal para esclarecer sobre as receitas de bolo que saiam nas páginas do jornal (comum na época para os jornais impressos quando regulados pela gestão militar, não podiam divulgar algumas notícias), conta Agnelo.
Além da perseguição política, viveram momentos difíceis na área financeira. O jornal chegou a ter o empresário Nevaldo Rocha como um dos donos. Agnelo conta que num momento de grande aperreio, procuram Rocha, que comprou 50% das ações do veículo. Foi desta forma que o jornal caminhou naquele período, honrando também com os profissionais por ele contratados.
Na edição de hoje, porém, o leitor poderá sentir melhor alguns textos emocionados sobre o período de vida de um veículo que vivenciou muitas histórias, dramas e alegrias.
Por Thiago Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário