Os dados parciais do Censo 2014 já saíram. De acordo com dados, no ano passado cerca de 700 mil alunos com deficiência estavam matriculados nas escolas públicas brasileiras. Dessa forma houve um aumento de 93% de alunos com deficiência na rede pública. A notícia é positiva pois mostra que a legislação que obriga as escolas aceitarem crianças e jovens com deficiência está sendo cumprida. Anteriormente, muitos pais contam histórias de tentarem colocar os filhos nas escolas e diretoras não aceitarem as crianças. Impedir uma criança de estudar, parece absurdo mas diversos pais reclamam que já perceberam algum tipo de preconceito dos educadores. O que parece um contra senso porque professores deveriam estar prontos para receberem todos alunos.
O dado parece positivo, porém já discutimos diversas vezes aqui no Guia Inclusivo sobre as vantagens e desvantagens de incluir crianças com deficiência na escola regular. Se por um lado a escola tem que ser um espaço plural em que todos aprendem com as diferenças, para eliminação de preconceitos. Por outro lado, a falta de especialização dos professores em educação especial dificulta a inserção saudável dos alunos com deficiência.
Mas o aumento do número de crianças é positivo, pois quanto mais alunos inseridos no ambiente escolar, mais professores e diretores têm que pensar em estratégias para inserir os alunos. Os educadores podem sentir a vontade de se especializar, a necessidade de ter um auxiliar de ensino. O governo também deverá pensar em mudanças no sistema educacional para melhor atender os alunos com deficiência, investimento de capacitação para educadores.
Fonte: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário