quarta-feira, 8 de abril de 2015

Combate a dengue em Currais Novos é destaque em matéria da InterTV Costa Branca

Os últimos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) sobre os casos suspeitos de dengue no Estado indicaram que Currais Novos é um dos municípios que mais notificaram, ou seja, onde os profissionais de saúde “indicaram” possíveis casos da doença nos pacientes que procuraram Unidades Básicas de Saúde ou pronto atendimentos com sintomas da doença. O combate ao mosquito e as ações realizadas pelo município para acabar com os focos foi destaque em matéria exibida no jornal “RNTV” 2ª edição da InterTV Costa Branca na noite desta terça-feira (07). A coordenadora do setor de epidemiologia da secretaria municipal de saúde, enfermeira Ana Clara Dantas, lembrou que 179 casos de dengue foram confirmados no município. “Notificamos 529 casos suspeitos, porém os exames de sorologia confirmaram 179 casos positivos”, disse Ana Clara. Ainda de acordo com a secretaria estadual de saúde, dos 8.361 casos notificados de suspeita de dengue no RN, apenas 857 casos foram confirmados. A notificação é importante pois colabora com o planejamento das ações de combate à doença.
O combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, vem sendo intensificado desde o início deste ano quando a SESAP emitiu o alerta para todo o Estado, e em Currais Novos o trabalho de prevenção vem sendo realizado intensamente para diminuir os focos. O coordenador de endemias do município, Dedé Santos, afirmou durante a entrevista que a população é a principal parceira no combate ao mosquito da dengue. “Precisamos que todos estejam atentos aos possíveis focos, e assim, nos ajude neste combate”, disse Dedé Santos, lembrando que é importante não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras ações de prevenção.
OBSERVATÓRIO
A secretaria estadual de saúde criou uma ferramenta importante para monitorar os focos do Aedes aegypti no Estado, o “Observatório da Dengue”. Por meio do site http://telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue/ a população pode indicar onde há foco do mosquito e casos de suspeita de dengue.
Fonte:ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário