quinta-feira, 16 de abril de 2015

Controle social de Currais Novos se destaca em Brasília

chiquinho 2
A capital federal recebeu nos dias 13 e 14 de abril, segunda e terça-feira, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, a 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais do Brasil. Representações do país inteiro estiveram presentes, onde o Rio Grande do Norte contou com uma das maiores delegações estaduais, contabilizando cerca de 85 (oitenta e cinco) conselheiros de saúde e representantes de movimentos sociais

Com as presenças de vários conselheiros nacional de saúde, capitaneados por Maria do Socorro de Souza, presidenta do Conselho Nacional de Saúde, dos coordenadores nacionais de plenárias de conselhos de saúde, inclusive a do nosso estado, Marli Nóbrega, (Ipueira/RN), assim como de conselheiros municipais e estaduais de saúde de todo território nacional, a Plenária contou também com a presença do Ministro da Saúde Arthur Chioro e do ex-ministro Gilberto de Carvalho. O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Canindé Santos, juntamente com outros conselheiros estadual também se fez presente na referida Plenária Nacional.

Dentro da programação geral aconteceu uma audiência governamental no Palácio do Planalto dos presidentes dos conselhos estaduais e nacional de saúde com a presidenta Dilma Rousseff e ministros Miguel Rosseto, da Secretaria Geral da Presidência da República, e Arthur Chioro/Saúde, que tratou da conjuntura da saúde nacional e de questões que põem em risco o quadro geral da saúde brasileira, como por exemplo, o PL 4330/2004, conhecido com o Projeto de Lei da terceirização sem limite.

Porém, o ponto máximo desta Plenária Nacional, foi quando no encerramento da primeira mesa de discussões da segunda-feira,13/04/2015, na presença de cerca de 1300 militantes da saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde currais-novense, Francisco Lins de Oliveira (Chiquinho) juntamente com o secretário executivo do CMS local Amisterdan Colly e de outros conselheiros do RN, inclusive do presidente do Conselho Estadual do RN, Canindé Santos, do também conselheiro estadual Vanderci Maciel (Bodó/RN), e das coordenadoras de plenárias Marli Nóbrega (Ipueira), e Jaqueline Lucena (Pau dos Ferros), entregaram pessoalmente ao ministro Arthur Chioro um relatório sobre a situação atual do Hospital Regional Mariano Coelho, Inclusive requisitando um posicionamento ministerial sobre a situação. Durante a entrega do documento supracitado Chiquinho requereu do Ministro da Saúde que cobre providencia do Governo Estadual do RN, atitudes que melhorem a situação do Hospital Regional Mariano Coelho. Este relatório também foi protocolado no próprio ministério da saúde e conselho nacional.

É o controle social da terra da chelita indo além fronteiras na defesa dos usuários do sistema único de saúde, cobrando providências da gestão seja em nível local, estadual ou nacional.

O Conselho Municipal de Saúde currais-novense está de parabéns pelo empenho e compromisso na defesa dos interesses da saúde não só da nossa cidade, assim como da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário