segunda-feira, 4 de maio de 2015

Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Seridó recebe apoio do Governo

Foto: Demis Roussos

O Governo do Estado promoveu nesta segunda-feira, 04, reunião com prefeitos dos municípios da região Seridó para tratar da implantação de aterros sanitários e tratamento dos resíduos sólidos. A reunião aconteceu no auditório da Governadoria e contou com a presença de 14 chefes de Executivos municipais que formam o Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó.

Por parte do Governo, o vice-governador Fábio Dantas, os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, de relações institucionais, Hudson Pereira de Brito e o superintendente do Idema, Rondinelli Silva Oliveira explicaram que os órgãos estão agilizando a liberação das licenças para a instalação e tratando junto ao Governo Federal a liberação de recursos.

A reunião contou com a participação de 14 prefeitos: Roberto Germano (Caicó), Isaías Cabral (Acari), Manoel Marcelino (Cerro Corá), Erivanaldo Aquino (Cruzeta), Alessandru Alves (Campo Redondo), João Maria (Lagoa Nova), Francisco Medeiros (Parelhas), Aníbal Pereira (São João do Sabugi), George Queiroz (Jucurutu), Sérgio Medeiros (Carnaúba dos Dantas), Janúncio Junior (Florânia), Elídio Queiroz (Jardim de Piranhas), José Gildenor (Triunfo Potiguar), Vilton Cunha (Currais Novos).

O técnico da Semarh, Sérgio Pinheiro, fez exposição sobre o projeto e detalhou as características técnicas. Além do projeto de engenharia, ele explicou a definição dos locais para instalação dos aterros, estações de transbordo e estações de coleta seletiva e treinamento de pessoal.

Mairton França destacou a importância da parceria do Governo do Estado com os municípios e informou sobre os contatos que estão sendo mantidos com os Ministérios da Infraestrutura e do Meio Ambiente.

O titular da Semarh também destacou “a determinação do governador Robinson Faria em estabelecer a interação entre Estado e municípios em busca de resultados rápidos para atender as demandas que irão beneficiar a população”.

O Consórcio foi formalizado há quatro anos, mas, segundo o seu presidente, o prefeito de Caicó, Roberto Germano, somente agora começa a funcionar efetivamente. O prefeito de Acari e presidente da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, Isaías Cabral, considerou de extrema importância o apoio do Governo do Estado e lembrou que o prazo da Lei que determina o fim dos lixões e a instalação dos aterros sanitários expirou em 2014.

O vice-governador Fábio Dantas, enfatizou a importância da união entre Estado e municípios pela melhoria da qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário