sexta-feira, 29 de maio de 2015

Henrique Alves apresenta ao ministro da Integração Nacional solução para abastecimento de Currais Novos


A liberação dos recursos para construção de uma adutora de engate rápido para Currais Novos foi o principal assunto de audiência nesta quinta-feira (29) do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. O deputado Ezequiel Ferreira e o ex-deputado Zé Lins, ambos de Currais Novos, também participaram da reunião, além de técnicos das secretarias de Infraestrutura Hídrica e de Defesa Civil do ministério da Integração Nacional.
O deputado Henrique Alves reforçou o apelo que havia feito, desde Currais Novos, quando esteve na cidade, na semana passada, participando de um encontro promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir a iminência de um colapso no abastecimento do município de 45 mil habitantes. Assim que os recursos forem liberados, no valor de R$ 25 milhões, a obra de 40 quilômetros será iniciada pelo Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs). A adutora será operada pela Caern.
O deputado Ezequiel Ferreira lembrou que o açude Dourados, responsável por 40% do abastecimento da cidade está seco; e o açude Gargalheiras, que responde por 60% do abastecimento de currais Novos e a totalidade da cidade vizinha de Acari conta com menos de 10% do volume.
O ex-deputado e ex-prefeito Zé Lins reforçou a reivindicação, explicando que a população de Currais Novos está apavorada por causa da falta de água e apelou, em nome dos moradores e comerciantes do município, para que os recursos sejam alocados imediatamente para o inicio das obras da adutora de engate rápido, a partir de uma sangria na adutora da Serra de Santana, no município de Florânia.
Os técnicos da Defesa Civil Nacional pediram uma semana para estudarem o projeto e a compatibilidade do trecho da adutora de engate rápido com o projeto definitivo de uma nova adutora regional, que vai partir da barragem de Oiticica, em Jucurutu, até Currais Novos, beneficiando sete cidades. O projeto fará parte da 3ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário