Quando o educador físico Mário Carvalho chega a qualquer uma das mais de 20 salas que ele visita diariamente na Assembleia Legislativa, todos sorriem e se levantam. Mas nem sempre foi assim. Quebrar a rotina de trabalho dos servidores e convencê-los da importância de praticar a ginástica laboral não foi fácil. “No início as pessoas rejeitavam, se chateavam e não faziam mesmo. Com o tempo, foram tomando consciência e hoje pedem que eu venha mais”, conta Mário. Há seis anos ele promove o bem estar dos servidores da Casa Legislativa através da ginástica laboral, que dura entre cinco e sete minutos dentro do próprio ambiente de trabalho.
O serviço oferecido por Mário é apenas um dentre os diversos disponibilizados pelo Setor de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, que tem como missão a prevenção, promoção e recuperação da saúde dos servidores da Casa e de seus dependentes. E os números provam que a missão vem sendo cumprida com louvor.
Entre os meses de janeiro e novembro de 2015, 3.754 atendimentos foram realizados nas áreas de clínico geral, cardiologia, ginecologia, psiquiatria, urologia, pediatria, gastroenterologia e ortopedia. “Este ano, conseguimos obter grandes avanços em diversos aspectos, principalmente nas áreas da enfermagem e da odontologia”, destacou a coordenadora dos serviços de saúde e assistência social da Assembleia, Ederlinda Dias. A dentista explicou que o setor de odontologia foi ampliado com a abertura de um segundo consultório e oferta de três turnos para cada sala. “É importante essa busca constante pela saúde e bem estar dos deputados, servidores e dependentes”, destacou.
Outra novidade de 2015 é a busca ativa de hipertensos e diabéticos nos setores da Casa. Iniciada no
mês de novembro, consiste na visita de enfermeiros aos setores para aferição de pressão e teste glicêmico. A receptividade vem sendo muito boa e conseguimos identificar portadores dessas doenças silenciosas. Assim tratamos da prevenção”, ressaltou Ederlinda.
O agente administrativo Márcio Mendes só tem elogios a fazer aos serviços oferecidos pelo setor. “Eu gosto muito. Sou hipertenso e tenho o hábito de sempre vir aqui para verificar minha pressão. Já me organizei e venho ao dentista a cada seis meses. Assim cuido da minha saúde e não preciso me ausentar do trabalho”, afirma o servidor.
A iniciativa dos profissionais de irem até onde o paciente está também foi aplicada durante a Festa do Boi, quando mais de 450 atendimentos foram feitos pela equipe de enfermagem, orientando o público sobre prevenção do câncer de mama e verificação de pressão arterial. Para este ano, o Setor de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa pretende implantar o atendimento na área de endodontia (tratamento de canal) e trabalhar com a projeção para abertura do terceiro consultório odontológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário