quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cadeira adaptada auxilia na inclusão de costureiras com necessidades especiais

Em uma máquina de costura comum, o pedal é um item essencial. Ou seja, uma pessoa portadora de necessidades especiais ou com problemas de mobilidade nas pernas fica impossibilitada de desenvolver essa habilidade profissional. Porém, graças a um projeto realizado no Campus Caicó, por meio do Programa Mulheres Mil, esta realidade pode ser transformada.
Para atender estas mulheres, o projeto utiliza a tecnologia desenvolvida na pesquisa intitulada "A máquina de costura como tecnologia assistida", desenvolvida em 2015 e 2016, coordenada pelo servidor Jorge Luiz Ferreira Rabelo. Ele produziu um dispositivo acoplado ao assento de uma cadeira ergonômica para a prática da costura e adaptada às necessidades das cadeirantes, possibilitando o acionamento da máquina, bem como o seu controle de aceleração e desaceleração.
Atualmente, duas mulheres cadeirantes usufruem da tecnologia no Curso de Costureiro, na modalidade presencial. “A cadeira é maravilhosa, com ela, faço a roupa que eu imaginar, sem sentir dores” relata Maria Salete, aluna do Programa Mulheres Mil, que neste ano teve um foco direcionado à acessibilidade de mulheres cadeirantes em situações de vulnerabilidade social.
A satisfação também se estende ao coordenador da pesquisa. “Esse dispositivo permite que as alunas possam cortar e costurar suas próprias roupas, assim como roupas para a família, oportunizando maior independência, elevação de sua autoestima e alternativa para uma nova fonte de renda”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário