sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sesap se reúne com municípios sobre implantação de Centros Especializados em Reabilitação


A equipe técnica da rede de cuidados à pessoa com deficiência irá a João Câmara nesta sexta-feira (17), quando se reunirá com a Secretaria Municipal de Saúde para discutir sobre a proposta de construção de um CER III no município, conforme o Plano regional para a saúde da pessoa com deficiência. O encontro, que está agendado para as 9h, reunindo representantes da III Ursap e técnicos da rede da pessoa com deficiência.
Devido à situação provocada pelo Zika vírus, a equipe da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, tem trabalhado intensamente para ampliar o acesso às pessoas com deficiência aos pontos de Atenção Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências. Segundo a coordenadora da Redede Cuidados à Pessoa com Deficiência, Antônia Sales Melo, este será o terceiro encontro com secretários de saúde para tratar sobre a implantação de centros. “Os dois primeiros encontros aconteceram em Macaíba e Guamaré para tratar sobre os respectivos CER implantados nos municípios”.
Para ela, o apoio da equipe SESAP, COSEMS e secretários municipais de saúde foi fundamental para o Ministério da Saúde publicar, nos meses de outubro e dezembro de 2016, as portarias que habilitam os novos Serviços de Referência Regional para as pessoas com deficiência.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 06 Centros Especializados em Reabilitação para atender a população com deficiência nas respectivas regiões. I Ursap: CER de São José de Mipibu – modalidade física, auditiva e visual; II Ursap: CER de Areia Branca, modalidade física e intelectual; III Ursap: CER de Guamaré, modalidade física e intelectual; VI Ursap: Associação Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros modalidade física e intelectual (desde 2015); VII região: Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, em Macaíba, modalidade auditiva, física e intelectual; O Centro de Reabilitação Infantil e Adulto -ESTADUAL(antigo CRI) – em Natal possui a modalidade auditiva, física e intelectual (desde 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário