sábado, 31 de março de 2012

Fator será usado em favor de trabalhador com deficiência

A proposta de mudança na aposentadoria de trabalhadores com deficiência física ou intelectual prevê a manutenção do fator previdenciário no cálculo do benefício. Mas, segundo o secretário de Políticas do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, o fator só vai ser aplicado se for para beneficiar o segurado. “Ele (o fator) pode aumentar ou diminuir o benefício, mas, neste caso, será aplicado só se for para aumentar os ganhos do segurado.”
As modificações constam no Projeto de Lei Complementar 40/10, já aprovado pela Câmara e em tramitação no Senado. A iniciativa reduz em cinco anos a idade necessária para o deficiente se aposentar e diminui em até dez anos o tempo de contribuição ao INSS.
O objetivo é incluir cada vez mais pessoas no sistema previdenciário. O ministério quer terminar o ano com cobertura de 70,5% dos trabalhadores. Hoje, a abrangência chega a 67% — até 2015, a meta é 77%. Para isso, o governo adotou plano de inclusão de diversos públicos com baixa cobertura, como trabalhadores rurais, deficientes, empreendedores individuais, donas de casa, domésticas, entre outros.

Pioneirismo 
Professor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Leonardo Branco, explica que, hoje, os trabalhadores que nasceram com alguma deficiência ou a adquiriram não têm proteção especial da Previdência.
“O deficiente é visto com trabalhador comum, apesar das características especiais, como dificuldades de locomoção. É excelente projeto. Só se tem verdadeira igualdade quando se desiguala os iguais”, avalia.
Confira entrevista com Leonardo Rolim, secretário de políticas:
O Ministério da Previdência Social estuda alterar o tempo redutor de contribuição e adotar mecanismos para identificar a funcionalidade da deficiência física ou mental de cada trabalhador. A proposta, que vai ser adicionado ao Projeto de Lei (PLC 40/10) no Senado está sendo negociado com setores do governo federal e contará com o apoio de entidades que prestam apoio às pessoas com deficiência.

Em que consiste o substitutivo do projeto de lei?
O projeto original tem problemas conceituais, em torno da graduação leve, moderada e grave das deficiências. Isso não é tão simples, há toda uma conceituação internacional que é preciso ser avaliada. Não é pela doença que será verificado o grau da deficiência e sim pela funcionalidade do trabalhador. Após a negociação com setores do governo, essa nova avaliação será apresentada por meio de decreto e não de lei.

Como está sendo estruturada essa nova avaliação na Previdência?
Uma equipe interdisciplinar, formada por médicos e assistentes sociais do INSS, está elaborando um modelo de questionário que será utilizado para identificar melhor a graduação da deficiência do trabalhador. Por meio de uma pesquisa com 40 perguntas avaliaremos qual é o grau de deficiência do segurado dentro do conceito de funcionalidade no trabalho.

3. O que seria a funcionalidade no trabalho?
A funcionalidade é a lógica para o trabalho, como a pessoa consegue efetuar as tarefas, se ela tem capacidade de se comunicar de forma direta ou assistida, se tem capacidade de ouvir, se tem aparelho auditivo ou não, se em caso de deficiência visual sabe ler em braile ou não, se é cadeirante ou tem um amputamento. Isso tudo reduz a funcionalidade do trabalhador no seu dia a dia. Sem falar nas próprias condições de trabalho. Se o ambiente está pronto para receber o deficiente, isso vai reduzir os problemas. Por isso que a análise da deficiência não pode ser exclusivamente médica, o conceito do SIF (Código Internacional de Funcionalidades) deve ser aplicado nesse sentido.

Em quanto tempo o projeto com o substitutivo deverá ser aprovado?
Teremos ainda que reavaliar o tempo de redução da contribuição e discutir com o relator — senador Lindbergh Farias (PT-RJ) . Como o projeto será alterado na sua forma original, a proposta deve voltar para a avaliação da Câmara dos Deputados. A ideia é que siga rapidamente para o Senado. É um tema que tanto os senadores e deputados têm um carinho muito grande para tratar.

Apesar de ser tratada como aposentadoria especial, a aposentadoria dos trabalhadores com deficiência não ficará livre do fator previdenciário em seu cálculo?
O fator previdenciário será mantido, no entanto, ele só será aplicado se for para beneficiar o segurado. Ele pode aumentar ou diminuir o benefício, mas, neste caso, será aplicado só se for para aumentar os ganhos do segurado.
Fonte: O Dia
Reportagem: Alessandra Horto e Aline Salgado

Dislexia deve ser identificada na infância

Um estudo feito no Children´s Hospital de Boston, em colaboração com pesquisadores da Universidade Harvard, Estados Unidos, indica que crianças com risco de desenvolver dislexia apresentam diferenças na atividade cerebral observadas por meio de imagens de ressonância magnética. 

De acordo com a pesquisa, as diferenças na atividade cerebral podem ser identificadas até mesmo antes de as crianças começarem a ler. Como a dislexia desenvolvimental (de origem genética) responde à intervenção precoce, diagnosticar indivíduos com risco de desenvolver a doença antes ou durante a pré-escola pode ajudar a diminuir futuras dificuldades e frustrações com o aprendizado, dizem os autores. 

A dislexia desenvolvimental (que não é causada por trauma no cérebro) afeta de 5% a 17% das crianças. Uma em cada duas crianças com histórico familiar do distúrbio poderá ter problemas de leitura e aprendizagem. 

No novo estudo, os pesquisadores, liderados por Nora Raschle, do Children´s Hospital, realizaram exames de ressonância magnética em 36 crianças com idade média de 5 anos e meio. Os exames foram feitos enquanto os pacientes faziam atividades envolvendo palavras e seus sons. 

Os resultados indicaram que crianças com histórico familiar de dislexia tinham atividade metabólica reduzida em determinadas regiões do cérebro. As regiões com menor atividade do que as do grupo controle (sem histórico do problema) eram as junções entre os lobos occipital e temporal e entre os lobos temporal e parietal. 

“Sabíamos que adultos e crianças mais velhas com dislexia têm disfunções nessas mesmas regiões cerebrais. O que o novo estudo indica é que a capacidade do cérebro de processar sons da linguagem é deficiente mesmo antes de as crianças começarem a receber instruções para aprender a ler”, disse Raschle. 

O estudo também mostrou que crianças com risco de desenvolver dislexia não apresentaram aumento na atividade das regiões frontais do cérebro, como se vê em crianças mais velhas e em adultos com o distúrbio. De acordo com os cientistas, isso sugere que essas áreas do cérebro se tornam ativas apenas quando as crianças começam a aprender a ler. 

“Esperamos que poder identificar crianças com risco de desenvolver dislexia, enquanto ainda em idade pré-escolar, possa ajudar a reduzir as consequências sociais e psicológicas negativas que essas crianças frequentemente têm que enfrentar”, disse Raschle. 

Fonte: Info 


Políticas de inclusão levam pessoas com deficiência às escolas e universidades


Até 2014, o Ministério da Educação deve completar a instalação, em todos os municípios brasileiros, de salas com recursos multifuncionais, espaços com material pedagógico, e de salas com acessibilidade para atendimento a estudantes e pessoas com diversos tipos de deficiência. A afirmação foi feita - pelo ministro Aloizio Mercadante -  durante a solenidade de comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 21, no Congresso Nacional, em Brasília.
Para ele, o Brasil tem uma dívida histórica com as pessoas com deficiência que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 24% da população nacional. “Ofertar ensino a esse público é obrigação do Estado e a dívida com essa comunidade é muito antiga e muito grande”, afirmou.
Presentes em 83% dos municípios brasileiros, mais de 24 mil salas com recursos multifuncionais já foram inseridas em escolas públicas federais, estaduais e municipais. Dominó e memória tátil, lupa eletrônica, calculadora sonora e programas computacionais adaptados estão entre os mais de 30 itens que compõem as salas.
Mercadante anunciou ainda que serão atendidos, nas escolas da rede pública de ensino, cerca de  378 mil crianças e adolescentes com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esse benefício é destinado a idosos ou pessoas com deficiência com impedimentos de longo prazo.
O ministro citou outras políticas de sua pasta destinadas a permitir maior acesso a esse público. “Ainda há no Brasil crianças pobres que não vão à escola por problemas de acessibilidade. Vamos começar a buscá-las em casa, com a distribuição de 2,6 mil ônibus”, afirmou.
Outra ação que será inaugurada é a reserva de 150 mil vagas para qualificação profissional de pessoas com deficiência, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Desde 1998, o número de matrículas de estudantes especiais em escolas regulares passou de 43,9 mil para 558 mil em 2011.

Dia Internacional da Síndrome de Down
Comemorado internacionalmente há seis anos, o dia 21 de março é dedicado para as pessoas com síndrome de Down - deficiência que decorre da alteração no 21º par de cromossomos do código genético. A data foi incluída no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado. Senadores, deputados, ministros de Estado e entidades ligadas à prestação de assistência a pessoas com deficiência se reuniram para homenagear personalidades e pessoas com síndrome de Down que se destacaram em suas áreas de atuação.
Kalil Assis Tavares é um dos 18 alunos com síndrome de Down matriculados em universidades federais.  Por superar as dificuldades de aprendizagem e ser aprovado recentemente no vestibular, para o curso de geografia na Universidade Federal de Goiás (UFG), ele foi um dos homenageados na cerimônia:  “Pretendo ser professor de geografia. Estudava algumas horas por dia”, conta.
A mãe do jovem, Eunice Tavares, lembra que ele estudou no ensino regular e, relata a reação do filho ao receber o resultado. “Foi uma opção da família. A gente acreditou nele e o colocou no ensino regular para ver como se comportaria. Quando recebeu o resultado do vestibular, ele ficou bastante emocionado, penso que não esperava.”
De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2009, a quantidade de estudantes com algum tipo de deficiência intelectual matriculadas em instituições de ensino superior, públicas e privadas, chega a 465. Desse total, 62 estão em instituições federais.
Fonte: MEC

Parabéns, Alcione

Hoje, esta mensagem que mandamos tem que ser especial, afinal é o seu aniversário.
Que Deus continue protegendo esta pessoa especial que é você, esta pessoa meiga, suave e que faz com que nos sintamos tão bem nos momentos que desfrutamos juntos.
Sentimos orgulho de fazer parte das pessoas que convivem com você. Não é sempre que encontramos alguém assim, tão alegre e de bem com a vida. 
Felicidades, conte sempre conosco não só nos seus momentos felizes, mas principalmente nos momentos difíceis. Sabe, pode ter certeza, nós sempre estaremos aqui, de braços abertos... Parabéns Amiga!


De todos que fazem a ACDF!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Parabéns ao trio....


D. MARIA DALVA, MARIZIA E JOCASTA 

"Em mais um ano que passou com certeza Deus reservou e selecionou uma nova lista de sonhos em seus corações" 

Se uma ou outra dificuldade surgiu na trilha de seus destinos foi logo deixado de lado sem muito esforço, pois pessoas assim como vocês conseguem tudo com mais tranquilidade porque há uma presença significativa de Deus a todo o momento. 
Então tudo o sucesso e alegria. Que a felicidade e o desejo de conquistar novos horizontes, continue sendo suas incansáveis companheiras, e que haja muita luz em seu caminho pra que as metas sejam todas alcançadas tornando seus corações serenos e fazendo de vocês que se tonem eternas vencedoras. 
A vida é um caminho para sonhos e flores, que o Sol brilhe com muita intensidade em cada novo dia proporcionando a vocês uma grande vontade de viver cada segundo com prazer e harmonia. 
Nós que fazemos parte da ACDF desejamos muita paz, saúde e muito amor.
Feliz aniversário!!!


Hospital Regional realizou Missa em Ação de Graças.


A ACDF recebeu o convite para a missa em ação de graças realizada no interior Hospital Regional Padre João Maria.
O Diretor do Hospital Jalmir Simões, que naquele momento já estava se despedindo de seu cargo como diretor, antes de dar inicio a missa, visitou a paciente Marluce Dantas de Lucena, onde a mesma que reside na cidade de Jardim do Seridó, chegou ao hospital de Currais Novos com a gripe H1N1 e que foi salva.
A paciente estava grávida e mesmo seu estado sendo grave, a equipe médica conseguiu salvar o Bebê e a mãe. Foi um momento de muita emoção durante a missa que foi presidida por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que é irmão da paciente Marluce, que passa bem e terá alta no próximo domingo (01).
No final da missa Jalmir Simões, agradeceu a todos os colegas de trabalho pelo os 100 dias que passou como diretor e disse que a missão foi cumprida.
Como a nossa Presidenta: Betinha, estava participando do encontro da REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO, representaram a Entidade: Maria Eliete (Vice-Presidenta) e a associada Irene.

Saudades!!!


"QUANDO UMA LUZ SE APAGA NA TERRA, UMA ESTRELA BRILHA NO CÉU"

FORÇA E FÉ AOS FAMILIARES DE D. GERTRUDES, FALECIDA EM 26 DE MARÇO DO CORRENTE ANO. ELA ERA ASSOCIADA DA ACDF. NÃO PARTICIPAVA MAIS, HÁ MUITOS ANOS, EM VIRTUDE DA IDADE E DOS PROBLEMAS DE SAÚDE. NOSSOS PÊSAMES A TODOS OS FAMILIARES, ENTRE ELES, OS BISNETOS: HÉRICK E KAWÃ (ASSOCIADOS) E A NORA ELIZINETE (ASSOCIADA).

Revisão do Plano Diretor do Município

Ontem quinta-feira (28) representações de segmentos da sociedade curraisnovense participaram no Centro de Pastoral “Dom Heitor de Araújo Sales”, de uma Oficina Técnica de Revisão do Plano Diretor de Currais Novos, que irá nortear o crescimento físico territorial do município. A ACDF e  o COMADE foram representados por Maria Elizabete (Betinha).

quarta-feira, 28 de março de 2012

Amanhã dia 29/03

Walter

"Parabéns por esse dia tão especial, muita alegria, paz e harmonia. Que todos os seus desejos se realizem, pois você merece." 

De todos que fazem a ACDF

Feliz aniversário!


terça-feira, 27 de março de 2012

VENHA E PARTICIPE!


Parabéns Atrasado!!!


Hoje lembramos de uma pessoa que gostamos extremamente... 

Você Maria Gorete Ananias

É, nós lembramos também que o seu aniversário já passou...

E, agora, mesmo atrasado, queremos desejar-lhe toda felicidade do mundo, todo sucesso que possa existir, e todos os anos de vida que há por vir.
Você é uma pessoa especial, daquelas que marcam as nossas vidas pela sua forma extraordinária de ser, suas qualidades são notáveis... suas palavras são sinceras e muitas outras qualidades difíceis de se encontrar nas pessoas...
Queremos que você saiba que mesmo já tendo-se passado o seu aniversário desejamos tudo de mais sublime em seus dias...
Parabéns pelo seu dia

Parabéns pelo seu dia especial..

De todos que fazem a ACDF.

REUNIÃO DE DIRETORIA

SÁBADO 31/03, ÀS QUINZE HORAS, NA ACDF, HAVERÁ UMA REUNIÃO DE DIRETORIA, PARA ENTRE OUTROS ASSUNTOS, PENSARMOS O NOSSO SÃO JOÃO, QUE ESTÁ PROGRAMADO PARA O SEGUNDO SÁBADO DE MARÇO. ESPERAMOS VOCÊ.

ATENCIOSAMENTE: 
BETINHA (PRESIDENTA DA ACDF)

Prefeitura abre vagas para cursos profissionalizantes.

A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social e Sindicato do Comércio Varejista abre inscrições para os cursos do SENAC, nos dias 27 e 28 de março de 2012 (terça-feira e quarta-feira), na SEMTHAS e na sede do CDL, com vagas limitadas. A idade mínima para a referida inscrição será de 18 (dezoito) anos e escolaridade Ensino Fundamental I completo (1ª a 4ª série). Os interessados deverão comparecer munidos das xerox dos seguintes documentos: CPF, RG e Comprovante de Residência. No horário das 8h às 12h, na SEMTHAS e no CDL.

Introdução aos Serviços de Garçom – período (02/04 a 23/04/2012) – turno Vespertino, horário (13h às 17h); 15 vagas. Local: Unidade Móvel Carreta de Hotelaria do SENAC. 

Introdução aos Serviços de Bar – período (02/04 a 23/04/2012) – turno Noturno, horário (18h às 22h); 15 vagas. Local: Unidade Móvel Carreta de Hotelaria do SENAC.

Culinária Ligth e Diet – período (29/03 a 04/04/2012) – turno Matutino, horário ( 7h às 11h); 15 vagas. Local: Unidade Móvel Carreta de Hotelaria do SENAC.

Comida de Boteco – período (29/03 a 04/04/2012) – turno Vespertino, horário ( 13h às 17h); 15 vagas. Local: Prédio do antigo SESI.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Currais Novos RN

segunda-feira, 26 de março de 2012

Karlo Sergio assume a APAE

O professor Karlo Sérgio Leopoldino (engenheiro civil) assumiu nesta segunda-feira (26) interinamente a presidência ada APAE de Currais Novos, por sessenta dias, período em que o titular George Negreiros, estará ausente da instituição.

Fonte: www.vlaudeyliberato.com

Hospital de Currais Novos terá Missa pela Campanha da Fraternidade

O Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, participa da Campanha da Fraternidade, cujo tema este ano é “Fraternidade e Saúde Pública”, com a realização de uma missa campanha a partir 15:30 desta quinta-feira, dia 29, a ser celebrada pelo bispo da Diocese de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e co-celebrada pelo pároco da Paróquia de Santana, padre Welson Rodrigues.
Na oportunidade, será realizada uma oração em ação de graças pela saúde da paciente gestante vítima de H1N1, que foi salva junto com seu filho pela equipe médica daquela unidade hospitalar. Por causa desse procedimento, o Hospital Regional passou a ser unidade de referência para o tratamento de H1N1 na região do Seridó

Fonte: www.vlaudeyliberato.com

Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Currais Novos, lança edital.

O Pastor José Wilson, conselheiro do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Currais Novos, lançou na manhã desta Sexta-feira (23), na Prefeitura Municipal para toda a imprensa, o edital para seleção de entidades que trabalham com criança e adolescente, para receber recurso financeiro do FIA( fundo da infância e adolescente).
As instituições interessadas, fazer a inscrição no período de 26 a 30 de Março na SEMTHAS ou no Conselho Tutelar de Currais Novos.

Governo quita débitos com produtores de leite do Rio Grande do Norte

No Minuto
Com o pagamento de R$ 1.178.668,30 realizados na última sexta-feira, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte quita o pagamento das duas quinzenas de Janeiro/12 e duas quinzenas do mês de fevereiro/12 do Programa do Leite, relativos ao Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade leite (PAA-Leite), parte do programa do Leite que é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS).

O governo realizou, também, na última sexta-feira (23) o pagamento de mais R$ 2,5 milhões, que quita o pagamento das duas quinzenas do mês de janeiro/12, referentes à parte do programa que é realizado exclusivamente com recursos do Governo do Estado. Até a amanhã terça-feira (27) o Governo do Estado do Rio Grande do Norte quitará o pagamento das duas quinzenas do mês de fevereiro/12, efetuando o pagamento de mais R$ 2,5 milhões.

O programa do leite passa a se chamar Leite Potiguar, que entrega, por dia, 113.425 litros de leite de gado e 4.233 litros de cabra em todos os municípios do Rio Grande do Norte, totalizando 117.658 litros/dia para as famílias beneficiadas. Está mantido, também, o acordo feito com o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE-RN) para quitar os débitos deixados pela gestão anterior. O valor devido, cerca de R$ 3,4 milhões, será pago em oito quinzenas, a partir deste mês de março, paralelamente ao pagamento das quinzenas de 2012.

Concurso da UFRN

 
CONCURSO PÚBLICO - EDITAIS Nº. 007 e 008/2012

Entre os dias 9 de abril e 14 de maio, profissionais com formação em nível fundamental, médio e superior que tenham interesse em atuar junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), poderão realizar inscrição para os concursos públicos 007 e 008/2012.

A oportunidade, segundo consta nos editais de abertura, é para um total de 119 vagas técnico-administrativas em Educação, classes C, D e E para os campi Central - Natal, Santa Cruz, Macaíba e Caicó.

Em todos os casos a jornada de trabalho será de 40h semanais e os contratados terão direito a remuneração de R$ 1.473,58, R$ 1.821,94 e R$ 2.989,33, conforme a classe pretendida.

Para concorrer o candidato deverá se inscrever no período estipulado, por meio do site www.comperve.ufrn.br, com limite das 23h59 do último dia, e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 40,00, R$ 50,00 e/ou R$ 80,00.

A previsão é de que a prova objetiva ocorra no dia 17 de junho, com duração máxima de quatro horas. Além disso, os participantes serão submetidos a prova prática.

Do total de vagas ofertadas, 10% serão reservadas a portadores de necessidades especiais.

A carga horária de trabalho semanal é de 40 horas para todos os cargos, exceto para Jornalista (25 horas) e Médico (20 horas).


Concurso 007/2012
  • Classe C - fundamental e médio - Fotógrafo, Assistente de Laboratório e Programador de Rádio e Televisão;
  • Classe D - médio/técnico - Assistente de Direção e Produção, Desenhista Projetista, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Mecânica, Técnico de Laboratório - Química, Técnico de Laboratório - Edificações, Técnico de Laboratório - Meio Ambiente, Técnico de Laboratório - Geologia, Técnico de Laboratório - Petróleo e Gás, Técnico de Laboratório - Têxtil, Técnico de Laboratório - Mecânica, Técnico de Laboratório - Alimentos, Técnico de Laboratório - Eletrotécnica, Técnico de Laboratório - Aquicultura, Técnico de Laboratório - Biologia, Técnico de Laboratório - Análises Clínicas, Técnico de Laboratório - Agropecuária, Técnico de Laboratório - Agroindústria, Técnico de Laboratório - Eletromecânica, Técnico de Laboratório - Anatomia Patológica, Técnico de Laboratório - Nutrição e Dietética e Técnico de Laboratório - Biotério -Nutrição Experimental;
  • Classe E - superior - Engenheiro - Engenharia Biomédica, Engenheiro - Engenharia Mecatrônica e Biomédico.
Concurso 007/2012
  • Classe C - fundamental - Assistente de Alunos e Auxiliar em Administração;
  • Classe D - médio/técnico - Técnico em Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Contabilidade;
  • Classe E - superior - Administrador, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Computação, Engenheiro de Telecomunicação, Farmacêutico Bioquímico, Jornalista, Médico - Endoscopia Digestiva, Médico -Clínica Médica, Médico - Gastroenterologia, Médico - Proctologia, Médico - Cirurgia Geral, Médico - Nefrologia, Médico - Neurologia Clínica, MÉDICO - Psiquiatria, Médico - Pneumologia, Médico - Patologia, Odontólogo, Psicólogo Clínico, Técnico em Assuntos Educacionais, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho e Nutricionista.

LEMBRANDO:
O valor da inscrição é de:
R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental;
R$ 50,00 para os cargos de nível médio;
R$ 80,00 para os cargos de nível superior.

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO - EDITAL Nº 1, DE 21 DE MARÇO DE 2012


 A partir da próxima terça-feira, 27, a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) recebe inscrições para o processo seletivo 001/2012, com o objetivo de contratar 1521 profissionais de nível médio e superior para atuar nos Polos Nacional e do Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Macaé (RJ), Paulínia (SP), Santos (SP), Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, são José dos Campos (SP), São Paulo, Goiás, Maranhão, Paraná, Mauá (SP), Pará e São Mateus do Sul (PR).

De acordo com a Petrobras, em edital de abertura, são 647 vagas de nível superior para o Polo Nacional e 874 oportunidades de nível médio/técnico divididas entre as demais localidades. Do total geral, 25 vagas são destinadas a pessoas com deficiência.

Entre as vantagens apresentadas estão a remuneração, que pode variar de R$ 1.994,30 a R$ 6.883,05, conforme cargo, e benefícios como auxílio creche ou auxílio acompanhante (somente para empregada); auxílio ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para os filhos; complementação educacional (somente para os cargos de nível médio); assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia; Plano de Previdência Complementar, opcional; Programa de Assistência Especial (PAE), destinado à pessoas com deficiência, filhos de empregados; participação nos lucros e/ou resultados; incentivo ao ensino superior para filhos de empregados que estejam realizando cursos requisitados nos processos seletivos públicos da Petrobras para os cargos de nível superior. Aos que vierem a ser admitidos nos cargos citados no item 15 do referido edital também será garantida a participarão no Programa de Formação de Empregados.

Para participar da seleção, o profissional deve ter idade mínima de 18 anos; estar em dias com as obrigações eleitorais e militares; ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e realizar sua inscrição até 11 de abril pelo site www.cesgranrio.org.br, com limite das 23h59 do último dia. As taxas serão de R$ 35,00 e R$ 50,00 e a partir do dia 2 de maio, o candidato deve conferir e imprimir o cartão de confirmação de inscrição.

Segundo informações da Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame, haverá prova objetiva para todos os concorrentes e será composta por 60 questões de conhecimentos básicos (língua portuguesa e matemática) e específicos (questões divididas em três blocos) para nível médio e de 70 questões de conhecimentos básicos (língua portuguesa e inglesa) e específicos (também em três blocos) para superior. O local das avaliações será, em caso de opção de trabalho em Polo Nacional, nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Mauá (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís (MA), São Mateus do Sul (PR), São Paulo (SP), Três Lagoas (MS) e Vitória (ES) ou, no respectivo município para o qual o candidato se inscreveu (demais Polos).

Além disso, haverá prova discursiva (texto elaborado a partir de um estado de caso e texto sobre conhecimentos específicos da profissão) exclusivamente para o cargo de Advogado Júnior e exame de capacitação física (barra fixa, flexão abdominal e corrida de 12 minutos)para os cargos de Inspetor de Segurança Interna Júnior e Técnico de Perfuração e Poços Júnior.

Oportunidades

Superior - Polo Nacional - Administrador Júnior, Advogado Júnior, Analista Ambiental Júnior - Biologia, Analista de Comercialização e Logística Júnior - Comércio e Suprimento, Analista de Comercialização e Logística Júnior - Transporte Marítimo, Analista de Pesquisa Operacional Júnior, Analista de Sistemas Júnior - Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior - Infraestrutura, Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócio, Bibliotecário Júnior, Economista Júnior, Engenheiro-Agrônomo Júnior, Engenheiro Civil Júnior, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Elétrica, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Eletrônica, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Inspeção, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Mecânica, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Terminais e Dutos, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Engenheiro de Petróleo Júnior, Engenheiro de Processamento Júnior, Engenheiro de Produção Júnior, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Engenheiro Naval Júnior, Geofísico Júnior - Física, Geólogo Júnior, Médico do Trabalho Júnior, Profissional de Comunicação Social Júnior - Relações Públicas e Psicólogo Júnior.

Médio/Técnico - Demais Polos - Inspetor De Segurança Interna Júnior, Técnico Ambiental Júnior, Técnico de Administração e Controle Júnior, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Técnico de Contabilidade Júnior, Técnico De Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico de Estabilidade Júnior, Técnico De Exploração de Petróleo Júnior - Geologia, Técnico de Informática Júnior, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Junior, Técnico de Logística de Transporte Júnior - Controle, Técnico de Logística de Transporte Júnior - Operação, Técnico de Manutenção Júnior - Caldeiraria, Técnico de Manutenção Júnior - Elétrica, Técnico de Manutenção Júnior - Eletrônica, Técnico de Manutenção Júnior - Instrumentação, Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica, Técnico de Operação Júnior, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Edificações, Técnico de Projetos Construção e Montagem Júnior - Elétrica, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Eletrônica, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Estruturas Navais, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Instrumentação, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Mecânica, Técnico de Segurança Júnior, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Administração, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Elétrica, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Mecânica, Técnico de Telecomunicações Júnior e Técnico Químico de Petróleo Júnior.

Fonte: www.in.gov.br.

domingo, 25 de março de 2012

Parabéns amigo!!!

Willian

"Confessamos que hoje não conseguimos expressar toda nossa alegria, simplesmente pelo fato de saber que nesta data tão maravilhosa você está muito mais feliz. Que Deus ilumine todos os dias da sua vida, abençoando seu aniversário!"

De todos que fazem a ACDF.

Correios aprova criação de 13.727 novas vagas

A Diretoria-Executiva e o Conselho de Administração dos Correios aprovaram a criação de 13.727 novas vagas para todas as áreas da empresa, sendo a maioria destinada à área operacional (carteiros e operadores de triagem e transbordo) e às agências (atendentes comerciais).

O pedido para ampliação do quadro de pessoal já foi encaminhado ao Ministério das Comunicações para que seja formalizado com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Quando autorizado, a empresa poderá contratar imediatamente os aprovados do atual concurso que estão em cadastro reserva, para os cargos e localidades em que haja necessidade. Para atender outras localidades e cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios realizarão novo certame.

A ampliação do efetivo, que hoje é de 115 mil empregados, visa atender o crescimento da demanda e suprir as novas oportunidades de negócio proporcionadas pelo processo de modernização e fortalecimento da empresa. Deste montante de vagas também haverá um quantitativo destinado à realização de Recrutamento Interno para mudança de atividade e de cargo. 

Carreira – No último concurso público realizado pela empresa, no ano passado, foram mais de 1,1 milhão de inscritos para preenchimento de 9.190 vagas. O salário inicial do cargo Agente de Correios (carteiro, operador de triagem e atendente comercial), que necessita ter ensino médio completo, é de R$ 942,75, sem contar adicionais que variam de atividade para atividade. Além do salário, a empresa oferece benefícios como vales alimentação, transporte e cesta básica, plano de saúde, plano medicamento, auxílio creche, entre outros.

Fonte: http://www.correios.com.br/ - Notícias 

Turistas da Melhor Idade dizem que Natal é linda, mas há problemas de acessibilidade

Natal é um dos destinos preferidos do turista brasileiro. Principalmente pelo público da terceira idade. Mesmo assim, a capital potiguar está longe de oferecer aos visitantes condições básicas de acessibilidade como outras cidades turísticas. Cartões postais como a Fortaleza dos Reis Magos, o Centro de Turismo e as praias atraem diariamente centenas de visitantes. Para os vovôs e vovós que passeiam por aqui, a falta de infraestrutura acaba deixando a impressão de que a visita à cidade do sol poderia ser melhor.


O Ministério do Turismo, através do Programa Viaja Mais – Melhor Idade, apontou Natal como a preferência de destino dos idosos brasileiros, ficando na frente inclusive da vizinha Fortaleza na hora da escolha do pacote turístico. O Centro de Turismo, localizado na rua Aderbal de Figueiredo nº 980, em Petrópolis, faz parte do roteiro aos visitantes, após passarem pela praia do Forte. O ponto turístico existe há 36 anos e nesse tempo sofreu apenas pequena reforma de acessibilidade, que contemplou a rampa que leva o público ao pátio do prédio. A exigência partiu de normas de segurança do Corpo de Bombeiros em 2008.

As informações são de Francisco Francinildo, que é membro da diretoria da Associação dos Empresários do Centro de Turismo. O local é composto de Galeria de Arte, Antiquário, 36 lojas e restaurantes. Para ter acesso ao interior do Centro a população da terceira idade encontra dificuldades desde a chegada ao estacionamento. Os visitantes precisam descer do ônibus quase 20 metros longe da entrada, para completar, o caminho até ela é contempla uma inclinação, que por sua vez, não está acompanhada do tradicional corrimão que facilitaria a subida até a entrada do Centro de Turismo.

O estacionamento do local é espaçoso, porém não possui ruas largas, que serviriam para facilitar a circulação dos ônibus de turismo. Falta também uma rampa na entrada principal para permitir que pessoas portadoras de necessidades especiais consigam ter acesso ao ponto turístico como o cidadão comum. Esses problemas foram constatados na manhã de ontem, enquanto a equipe de reportagem acompanhava a chegada do grupo Receptivo da Potiguar Turismo.

O casal de Blumenau, José Carlos e Carmem Lúcia estavam felizes por estarem novamente na cidade de Natal. A beleza das praias e a simpatia da população contribuíram para o retorno do casal. “É uma cidade linda, porém, tem problemas como todas as capitais. E percebemos que falta um pouco de facilidade para a locomoção nas ruas, especialmente nas calçadas. Graças a Deus conseguimos nos locomover sem dificuldades, assim podemos conhecer tudo e aproveitar a viagem de férias”, relatou Carmem Lúcia.

Já o casal do Rio Grande do Sul, José e Ivone Soares, acreditam que a falta de acessibilidade que eles tem encontrado em Natal tem o objetivo de não descaracterizar o turismo na cidade. O casal aproveitava o segundo dia da viagem, que vai durar uma semana. “A receptividade do natalense está sendo ótima e aqui não há problemas de mendigos abordando os turistas como em outras capitais”, exaltou José Soares.

A distância entre o estacionamento, na praia do Forte, até o monumento da Fortaleza dos Reis Magos é de 800 metros. O trajeto é feito com alegria pelos turistas e encarado como um obstáculo quando o turista é da terceira idade. Os vendedores ambulantes relataram que há idosos que desistem do trajeto 1.600 metros por considerarem longo e cansativo. O paulistano Hugo Barbosa Filho aproveitou a boa forma conquistada ao longo dos 66 anos para conhecer e aproveitar as férias com a família em Natal. Hugo não deixou de visitar a o monumento do Forte.

Aderbal Júnior tem 12 anos de experiência como guia de turismo na capital potiguar. Segundo ele, muitos idosos desistem de caminhar até o monumento. Outra dificuldade encontrada pelos guias que apresentam a cidade aos turistas está nos acessos dos ônibus de turismo aos hotéis. Buscando um atendimento adequado e padronizado, as empresas particulares tentam oferecer o melhor serviço para o cliente.

O Receptivo Potiguar disponibiliza 13 ônibus de turismo que possuem sistema que movimenta o último degrau do ônibus, facilitando o acesso ao interior do veículo. Um veículo da empresa, com elevador para cadeira de rodas, é utilizado quando há necessidade. O Ministério do Turismo informou que o Programa Viaja Mais – Melhor Idade, contemplou mais de 2 milhões de pacotes de viagens para a terceira idade, entre 2007 e 2010. O programa está sofrendo reformulação na administração e deve voltar a operar ainda este ano.

Secretaria de Turismo admite problema

O secretário de Turismo, Ramzi Elali, informou na tarde de ontem que Natal não tem acessibilidade adequada em todos os pontos turísticos. Ao mesmo tempo, informou que projetos de mobilidade urbana estão sendo criados e que até a Copa de 2014 a cidade estará dentro do que é considerado ideal em acessibilidade. Ramzi informou que o Centro de Convenções concluiu o projeto de acessibilidade. O próximo projeto que a secretaria está empenhada é o do Centro de Turismo.

O projeto será apresentado na próxima quinta-feira à tarde, na Associação dos Empresários do Centro de Turismo. Após a apresentação, serão realizados ajustes no projeto para então ser concluído e ser definido o custo do projeto. O secretário acredita que a reforma no Centro de Turismo ficará em torno de R$4 milhões. O Estacionamento vai passar por reestruturação e deve contemplar, com o novo projeto, elevador, rampas e vagas para sete ônibus de turismo. A Secretaria Estadual de Turismo não prevê ainda modificação no acesso à Fortaleza dos Reis Magos, na praia do Forte.

Comerciante há 30 anos e com loja no Centro de Turismo, Jailde Teodósio de Melo informou que cerca de 35% dos clientes que visitam a loja são idosos. Segundo ela, a obra de reforma do local não vai mexer na estrutura das lojas. Segundo ela, alguns ajustes terão que ser feitos pelos próprios proprietários. De acordo com a administração, 1.500 turistas visitam diariamente o Centro de Turismo, que é administrado pela Fundação José Augusto e Secretaria de Turismo. O financiamento para a reforma será do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur.

Fonte: Tribuna do Norte


sábado, 24 de março de 2012

O (mau) “uso” da Deficiência

"Eu lendo e pesquisando pela net, texto interessantes ou mesmo alguma novidade, encontrei este texto no site da SACI, e penso o mesmo que Gaspar Garcia, não podemos mais aceitar que usem nossa imagem para outros fins que não seja contribuir para nossa luta e cidadania.

Seque a matéria na integra, leia e veja que ele tem muita razão no que fala..."


TEXTO DE VINÍCIUS GASPAR GARCIA

Eu não assisti, mas me contaram. Em conversa com uma amiga fiquei sabendo que, no último sábado, o apresentador Luciano Huck exibiu uma matéria cujo principal personagem era uma pessoa com deficiência, amputado das duas pernas. Em resumo, depois de mostrar sua história de luta e superação, o programa oferecia uma “surpresa” ao personagem: suas tão sonhadas próteses! Todos choram, se emocionam e ficam felizes no sábado à tarde.
Nada contra a ajudar quem precisa, mas o episódio merece uma reflexão crítica. Na minha opinião, esta forma de abordar a questão da deficiência reforça uma visão assistencialista, piedosa e que deveria estar ultrapassada sobre o tema. Além disso é, no mínimo, questionável a “boa ação” que tem por trás interesses comerciais, estratégias de marketing, busca de maior audiência ou coisa que o valha.
No imaginário popular, altamente afetado por programas deste tipo, histórias como esta reforçam estereótipos culturalmente associados às pessoas com deficiência: somos um misto de “super-heróis” com “coitadinhos”. A nossa simples existência é “um exemplo de vida” e, ao mesmo tempo, dependemos da caridade alheia para sobreviver. Tais marcas ou rótulos dificultam o entendimento daquilo que deveria ser óbvio: pessoas com deficiência não são, em função desta condição, melhores ou piores do que as outras; são cidadãos com direitos e deveres, assim como todos.
Evidentemente que o personagem agraciado pelo programa se sentiu feliz e contemplado, mas e os outros milhões de pessoas com deficiência sem acesso a recursos ou equipamentos básicos? Será que não seria feito melhor uso da televisão – uma concessão pública – a discussão sobre as razões pelas quais as pessoas com deficiência encontram tais problemas?
A falta de acesso a uma prótese, a insuficiência de material para sondagem nos postos de saúde, os preços abusivos de equipamentos necessários às pessoas com deficiência, entre outros problemas, não podem ser repetidamente apresentados como questões individuais, resolvidos por meio de boa vontade alheia.
E, no caso em questão, esta “boa vontade” precisa ser qualificada, pois não se trata de uma ação de caridade anônima, desprovida de interesses particulares. Vamos ser claros: do apresentador à empresa que doou a prótese, passando pelos patrocinadores do programa, todos ganham com a exposição da história de superação e recompensa do nosso personagem com deficiência.
Como coloquei no início, não assisti ao programa, não sei detalhes da matéria e espero não estar cometendo injustiças. Seja como for, não quis deixar passar em branco esta reflexão porque, costumeiramente, a imprensa – por meio de seus jornalistas, apresentadores e reportes – “usa” a condição da deficiência para insuflar sentimentalismos, emoções e similares...o que, em geral, dá boa audiência, não é mesmo?