segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de Abril - Dia Nacional da Educação para surdos.

" imagem mostra o alfabeto e números, configurado por mãos, conhecido como LIBRAS, Linguá Brasileira de Sinais "

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Educação para o Surdo, por isso o Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, quer nesse espaço, parabenizar a todos os professores, interpretes e instrutores de libras, pelo trabalho e dedicação a educação dos jovens e crianças surdas. Em Mossoró temos o Centro de Apoio ao Surdo - CAS, que hoje faz um trabalho interligado com as escolas regulares e oferecem cursos aos professores, tando das redes públicas de ensino com particulares, assim como aos funcionários dos vários setores da sociedade.

Inserir o aluno com deficiência auditiva no ensino regular é valorizar a diversidade humana e gerar uma vida comunitária. Para a criança, surda ou não, o desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais é uma condição importante para o crescimento dela como ser humano.
Todo 23 de abril comemora-se o Dia Nacional da Educação para os Surdos. A linguagem é essencial para a vida em sociedade e é através dela que partilhamos nossas emoções, ideias e experiências.

O aluno com deficiência auditiva têm mais dificuldades no aprendizado do ensino regular, eles se comunicam por meio da língua gestual e compreendem apenas fragmentos das frases, na linguagem de sinais há variações linguísticas por conta do regionalismo ou sotaques e não se usa os artigos, portanto a escrita deste aluno também é diferente e implica no conhecimento de uma nova língua.

Como ferramenta de ensino para essas crianças com necessidades especiais, já existem livros didáticos e histórias infantis em CD Room que apresentam um intérprete traduzindo cada palavra ou desenho. Nos jogos educativos, como o da memória por exemplo, o aluno vira a peça que tem uma figura e depois tem que achar a outra peça que mostre o gesto em libras que representa aquela imagem.

Para ajudar a incluir esses alunos surdos no processo educativo podemos começar aprendendo o alfabeto e os numerais em libras.

fonte:http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/04/23/dia-nacional-da-educacao-para-surdos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário