Três consórcios já estão devidamente criados:
Alto Oeste com 44 prefeituras, Seridó com 25 e Vale do Assu com 23. A Semarh vem fomentando a criação de consórcios públicos tendo como base o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), lançado em junho do ano passado pelo Governo do Estado. Esse documento ratificou a regionalização do estado em sete polos, são eles: Seridó, com 25 municípios; Alto Oeste com 44 municípios; Assú, com 24 municípios; Metropolitano, com 08 municípios; Agreste, com 39 municípios; Mato Grande, com 26 municípios e Mossoró. Depois de criado, o consórcio administrará o sistema de aterro que atende sua região.
Além da criação de consórcios a secretaria também está desenvolvendo ações para auxiliar os municípios no atendimento às exigências da lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. De acordo com Sérgio Pinheiro, O Plano Estadual de Resíduos Sólidos já foi contratado e será executado pela empresa Brencorp. “Esse Plano irá revisar a situação dos resíduos sólidos e visa propor orientações detalhadas sobre a sua gestão integrada, em todo Estado, bem como a proposição da minuta da política estadual do setor” frisou Sérgio. Os planos intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos da região do Alto Oeste, Seridó e Agreste, que contemplará 108 cidades, também já foram contratados e a empresa Veritas, que executará o serviço, já deve iniciar os trabalhos no início de Janeiro. Os Planos intermunicipais da região do Mato Grande e Vale do Açu estão em processo de licitação, assim a Semarh apoiará 95% dos municípios do Estado na elaboração dos Planos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário