terça-feira, 7 de abril de 2015

Inauguração da nova base do SAMU Currais Novos aconteceu nesta terça, 07

Mais de mil vidas salvas em 2014 e milhares de “obrigados” são algumas das estatísticas contabilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU base Currais Novos em pouco mais de um ano de atuação nas cidades pactuadas com o serviço desde agosto de 2013, quando foi inaugurada a base descentralizada que atende 7 municípios circunvizinhos à Currais Novos. Na manhã desta terça-feira (07) a base ganhou sua sede própria na Av. Cândido Dantas, próximo ao Ginásio Agenorzão, com solenidade de inauguração que contou com a presença dos Prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos), e Isaías Cabral (Acari), além da participação do Vice-Prefeito de Currais Novos, João Gustavo; dos Vereadores Curraisnovenses Dr. Eduardo Pontes e Dadá; secretários municipais e servidores; do coordenador médico do SAMU RN, Dr Cláudio Macêdo, e da coordenadora da base Currais Novos do SAMU, enfermeira Ana Lígia Maia. A nova sede do SAMU conta com uma ampla garagem para as ambulâncias de suporte básico e avançado, além de apartamentos confortáveis para os profissionais de saúde que atuam no serviço.
Considerado como um dos mais importantes serviços de saúde do Brasil, o SAMU atendeu ano passado 1.108 ocorrências na base Currais Novos. De acordo com o prefeito Vilton Cunha o serviço possui grande importância para a região, mas é necessário que o Hospital Regional tenha melhores condições para receber pacientes com traumas. “Precisamos de uma retaguarda para este serviço tão importante, e por isso que nossa luta é para que o Hospital tenha melhor estrutura e condições para receber estes pacientes”, disse Vilton, que lembrou a parceria com o Governo Federal, Estadual, e com os municípios pactuados para o funcionamento do serviço. O coordenador médico do SAMU disse que a equipe de Currais Novos é uma das que mais atende no Estado, percorrendo até 1.600km por dia. “Vale a pena estar em Currais Novos e salvar milhares de vidas”, disse Dr. Cláudio. A coordenadora da base no município agradeceu o empenho e dedicação dos companheiros. Após a solenidade o Diácono Genival fez a benção da nova sede.

As novas instalações passarão a funcionar na Rua João Dutra de Almeida, no bairro JK, em frente ao ginásio Agenorzão. A base contemplará também mais sete municípios da região do Seridó.

De acordo com a coordenadora geral do SAMU/RN, Cecília Picinin, a base contará com acomodações melhores e mais confortáveis para as equipes, dispondo, por exemplo, de banheiros no quarto, uma copa bem estruturada e garagem adequada para as ambulâncias. "Assim será possível garantir mais conforto e tranquilidade às equipes em seu processo de trabalho, contribuindo para que possam atuar com maior atenção e qualidade junto à população", disse. Além disso, a nova base ficará localizada na saída de uma RN, agilizando o acesso às ocorrências.

O SAMU 192 está presente em 64 municípios do Rio Grande do Norte, abrangendo uma cobertura populacional de cerca de 1,5 milhão de habitantes, o que corresponde a cerca de 75% da população do estado. Atualmente são 56 ambulâncias, 03 motolâncias, 02 caminhões baú, 05 segways, 01 aeronave e 03 carros 4x4.





















Fonte:ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário