O Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), recebe a companhia Cortejo (RJ), com o espetáculo “Antes da Chuva”, para a abertura da temporada do maior projeto de intercâmbio e difusão das artes cênicas do Brasil, o Palco Giratório. Com entrada mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o espetáculo acontece na quinta-feira (16/04), no Teatro de Cultura Popular (TCP) em Natal, às 20h.
De abril a outubro, serão realizadas 11 apresentações teatrais gratuitas em Natal, Caicó, Mossoró, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Assú e Currais Novos. Integram o circuito 2015 no RN os espetáculos Criaturas de Papel (CE), O Descotidiano (SP), Plural (GO), Nina, o monstro e o coração perdido (RS) e Boi de Piranha (RO).
“O Palco Giratório é um das nossas atividades culturais mais importantes, porque promove o intercâmbio artístico entre grupos locais e outros de várias partes do país. Além de estimularmos a formação de plateia, com o Palco nós damos um apoio enorme aos artistas locais, que ganham a oportunidade de se apresentar em outros estados e de aprender novas técnicas e modos de trabalho”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Além dos seis espetáculos nacionais, fazem parte do projeto mais três espetáculos de grupos locais. Também serão realizadas 62 horas de oficinas, três intercâmbios – troca de experiências entre um grupo visitante e um local, e um pensamento giratório – bate papo entre grupo visitante e platéia, intermediada por um profissional da área.
As formas animadas do espetáculo Plural (GO) e as marionetes de Criaturas de Papel (CE) ganham destaque por trazerem novas linguagens ao Circuito Palco Giratório 2015. As apresentações vêm acompanhadas das respectivas oficinas com o objetivo de discutir, difundir e estimular a produção dessa linguagem, quase que inexistente na produção local.
“Este ano temos dois grupos potiguares fazendo parte do Circuito e percorrendo os estados brasileiros nos representando, o que é motivo redobrado de orgulho para o Sesc. O Palco Giratório é um dos seis projetos culturais voltados para as artes cênicas que realizamos e o único a nível nacional. Através dele conseguimos levar o teatro a quem nunca teve acesso e também promover nacionalmente a cultura do nosso estado”, comemora a diretora do Sesc RN, Jeane Amaral.
Grupos do RN no Circuito 2015
Os espetáculos “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança e “Guerra, formigas e palhaços”, do grupo Estação de Teatro, serão apresentados em quase todos os estados brasileiros, totalizando cerca de 40 apresentações cada grupo. Desde 2006, quando o Clowns de Shakespeare se apresentou pelo Palco Giratório, nenhum grupo potiguar havia circulado pelo projeto.
O espetáculo “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança também foi selecionado para o lançamento oficial do Palco, que aconteceu o mês de março, na cidade de Brasília. Além dos espetáculos selecionados, os dois grupos levarão no repertório “Sobre todas as coisas” (Gira Dança) e a peça infantil “Estação de Contos” (Estação de Teatro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário