sábado, 2 de maio de 2015

Jornal A União traz versão em Braille

Foto da mão de uma pessoa com deficiência visual 'lendo' um material em Braille.
Uma das publicações mais antigas do País, o jornal paraibano A União começa a circular em Braille. A edição desta quinta-feira (30) traz um caderno especial em Braille, fruto de um projeto em fase experimental que é pioneiro na Paraíba e está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad). 

Segundo a superintendente de A União – Superintendência e Editora, Albiege Fernandes, o caderno em Braille vai circular uma vez ao mês, sempre na última edição mensal, com as principais noticias da edição do dia. Ele será confeccionado na redação de A União e impresso no Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP).

.A presidente da Funad, Simone Jordão, considera importante essa parceria entre os órgãos do governo estadual. “São dois órgãos que estão juntos promovendo acessibilidade as pessoas com deficiência visual, porque ter um jornal impresso em braile, além de ser uma parceria exitosa, com certeza é algo diferente já que não existe nada semelhante em nosso estado”, destacou. 

Na Paraíba, segundo dados do IBGE, num universo de 823.039 pessoas com algum tipo de deficiência visual, 8.477 pessoas são cegas e necessitam das tecnologias assistivas, a exemplo do Braille.

Fonte: site Paraíba Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário